Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

POPULAÇÃO MUNDIAL ATINGE 7 BILHÕES DE PESSOAS


Dia 31 de outubro, próxima segunda-feira, seremos 7 (sete!) bilhões de seres humanos dividindo espaço, recursosalimentos neste planeta. Não é mera previsão, é fato. Está, inclusive, no Relatório sobre a situação da população mundial 2011 – Pessoas e possibilidades em um mundo de 7 bilhões, minucioso estudo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado esta semana.

Coincidentemente, uma colega de trabalho, a Cris Catussatto, está para receber a chegada do seu segundo filho nestes dias. E isto nos fez pensar, na redação, em quais serão os desafios do pequeno Sevenson (sugerimos este nome em homenagem à data, mas a Cris não gostou muito).

Vamos ter que exercitar ainda mais aquela premissa de que é preciso respeitar para ser respeitado. Isso vale para tudo: o vizinho, o filho, o motorista do lado, o meio ambiente. Porque senão, vai ficar difícil conviver diante dos “desafios formidáveis” do qual falou, em entrevista coletiva o diretor executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin, que é médico e ex-ministro da Saúde da Nigéria. “Da Primavera Árabe aos acampamentos em Wall Street, as pessoas estão pedindo mudanças. Eles são jovens, parte da mais jovem geração que o mundo conheceu, e eles são determinados”, disse.

Os oito capítulos do estudo incluem temas como a juventude, que já soma mais de 2 bilhões de pessoas, o envelhecimento de uma parcela cada vez maior da população mundial e as altas taxas de fertilidade. Aborda também questões como segurançapobreza,migraçõesurbanização e o crescimento das cidades, além de como compartilhar com essa multidão os recursos do planeta, cada vez mais explorados e escassos.

Merece ser lido – nem que seja apenas os primeiros parágrafos de todos os seus capítulos – para ter uma visão geral do porque é preciso praticar a sustentabilidade, mudar hábitos, racionalizar a forma como vivemos. Já no prefácio da publicação, Babatunde Osotimehin sugere que “Ao invés de indagar questões como ‘Somos uma população grande demais?’ deveríamos perguntar: ‘O que posso fazer para melhorar o mundo em que vivemos?’ ou ‘Como podemos transformar nossas cidades em constante crescimento em forças a favor da sustentabilidade?’”

Fico imaginando: a situação do mundo estará melhor ou pior quando o rebento da Cris for um adolescente? A resposta tem relação direta com as atitudes que estamos tomando hoje.

domingo, 30 de outubro de 2011

GRUPO ESTANDARTE DE TEATRO APRESENTA HOJE O ESPETÁCULO "UMA COISA QUE NÃO TEM NOME"




O Grupo Estandarte de Teatro convida você para  assistir hoje (30/10) ao espetáculos "Uma coisa que não tem  nome".

O espetáculo é inspirado no "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago e desde  2005 vem sendo experienciado em lugares diferentes, em cada lugar uma  nova forma de acontecimento.

Local: Primeira rua a direita, após a lagoa de captação do Conjunto Pirangi. Rua Gov. Valadares, 4853, Neópolis. TECESOL (Sede do Facetas).

Hora: 19h:00.
 
Vendas de ingresso pelo nº (84) 84 9988.1226.

Data: 16 de outubro.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL GRATUITA HOJE NA PRAÇA PEDRO VELHO EM NATAL (RN)

 
Dando continuidade ao mês das crianças, o Projeto Picadeiro realiza mais uma edição neste domingo, dia 30, a partir das 16h, na Praça Pedro Velho, bairro de Petrópolis, em Natal-RN. 
O evento terá uma programação recheada de atrações circenses, show, teatro de bonecos e muitas brincadeiras. 
 
O Projeto Picadeiro é uma iniciativa da Cabo Telecom, em parceria com a MAPA Realizações, e é viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
 
Nessa edição quem conduz o Picadeiro é o ator Rodrigo Bico, da Companhia Teatral Facetas, Mutretas e Outras histórias, com muitas charadas e sorteio debrindes. 
 
A programação prossegue com uma oficina de Confecção de Pé de Quenga, instrumento feito da quenga do coco utilizado para começar a aprender a andar de perna de pau, e diversas atividades e brincadeiras com jogos de tabuleiro, bambolês, pula corda, elástico, jump e futebol de botão. 
 
De acordo com a supervisora de marketing e mídia da Cabo Telecom, Priscilla Simonetti, um dos objetivos do projeto é criar ambiente saudável para a garotada.
 
“Em 2010 o projeto foi um sucesso na cidade. Neste ano pretendemos prestigiar a população com muito mais diversão e cultura”, disse.
 
Divulgação da Assessoria de Imprensa do evento.
 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CASA DA RIBEIRA APRESENTA A PALESTRA "COLETIVO ES3"

O que: "Coletivo ES3 - Circuito BodeArte: Mapeamento em Rede de Corpos em Performance no Nordeste"
Quando: Dia 29/10 às 16h
Onde: Casa da Ribeira
Quanto: R$ 5,00 Promocional 
Informações: Henrique Fontes – 84 8823-6083 / 84 9675-8647 

Coletivo artístico que se preocupa com o campo da arte contemporânea, em suas dimensões artísticas, pedagógicas e políticas, sobretudo no que diz respeito às artes do corpo. Palestra desenvolvida pelos integrantes do Coletivo ES3 voltada à cena emergente da performance arte na cidade do Natal. Tópicos relacionados ao mapeamento dos artistas no campo da performance arte na região Nordeste do Brasil fruto da pesquisa do Coletivo. Será a oportunidade de conhecer e questionar a performance arte num breve mapa dos corpos que nela se investigam. Oportunidade de abertura de mais um espaço de formação e ampliação do olhar para a cena contemporânea.

CASA DA RIBEIRA APRESENTA O SHOW DO FLAUTISTA JOÃO VÍTOR



O que: "João Vítor " - Projeto Cena Aberta
Quando: Dia 28/10 as 20h
Onde: Casa da Ribeira
Quanto: R$ 5,00 Promocional
Informações: Henrique Fontes – 84 8823-6083 / 84 9675-8647 

Um flautista mirim com impressionante nível técnico e musical. "Chorinho é massa" é um show repleto de peculiaridades, protagonizado por uma criança que divide seu tempo livre "brincando" de tocar choro na flauta transversal e fazendo gravuras com massa de modelar. Com apenas nove anos João Vitor consegue levar música para todos os públicos com a graça que só uma criança consegue ter e técnica e virtuosismo de poucos.
Esse espetáculo retrata mais uma etapa da carreira desse pequeno virtuose apaixonado pelo nosso mais autêntico gênero musical. Mostrará com graça e competência que o talento Potiguar não tem idade.

FESTIVAL MPBECO 2011 FARÁ ENTREGA DE PRÊMIOS AOS VENCEDORES HOJE


O festival MPBECO, encerrado dia 15 com a realização de sua fase final, promove nesta sexta-feira dia 28/10, a entrega dos prêmios aos seus respectivos vencedores. A solenidade será realizada a partir das 19:00 horas, no Bar e Restaurante do Seu Zé, localizado na Rua Professor Zuza, ao lado do prédio do IFRN – Campus Cidade Alta, entre a Rua Princesa Isabel e a Av. Rio Branco.

Os vencedores do festival, que dividiram os prêmios das seis categorias e mais um violão – concedido em parceria com a loja Arte Musical – foram os seguintes:

1º Lugar e Melhor Arranjo ficaram com a música Tango do Hospício Encantado, de autoria de Franklin Nogvaes e Antonio Ronaldo, defendida por Flanklin Nogvaes. A música também fica com o prêmio Arte Musical – um violão Di Giorggio.
O 2º Lugar e prêmio do Voto Popular foram concedidos à música Blues do Desespero, de autoria de Antonio Carlos Spinelli e defendida por Clara e a Noite;
O 3º Lugar ficou com a música Bar das Bandeiras, de autoria de Wigder Valle e José Gaudêncio Torquato,que também levou a prêmio de melhor intérprete com Maíra Salles, que foi quem defendeu.
Haverá, também, exposição fotográfica e premiação das fotos vencedoras do “III MPBeco em Foco”, concurso fotográfico realizado durante os dias do evento.

Grupo Nós do Beco anima a festa com repertório dedicado a Assis Valente

Após a solenidade de entrega dos prêmios do festival MPBECO, o grupo Nós do Beco, já bastante conhecido dos frequentadores do Centro Histórico, realizará um show cujo repertório, escolhido criteriosamente, será composto por músicas do compositor Nelson Cavaquinho, e composições de Assis Valente e Mário Lago.

Tudo isso com a participação super especial de Joca Costa e Elhena.

Serviço: Entrega dos prêmios do festival MPBECO e show com grupo Nós do Beco;
Quando: Nesta sexta-feira, dia 28/10/2011;
Horário: A partir das 19:00 horas;
Onde: Bar e Restaurante de Seu Zé (Zé Reiera) – Rua Professor Zuza – Cidade Alta (entre a Princesa Isabel e Rio Branco);
Quanto: Entrada Franca.
Informações: 9416.8016 – 8842.7101

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

3º RALLY GESTUS ADVENTURE



Vem aí o 3º Rally Gestus Adventure! Uma parceria da Ippon Suzuki com a Top Car Mitsubishi.

As inscrições será de 24 a 28/10 na Ippon Suzuki. A meta esse ano é arrecadar 7 toneladas de alimentos para ser distribuído nas comunidades carentes do interior do nosso estado. A distribuição será feita pela Caravana Natal Feliz.

A largada será no próximo sábado, dia 29 de Outubro às 09h:00.

A Top Car apoia e participa desse evento que tem o objetivo de ajudar quem mais precisa e proporcionar um Rally inesquecível! Solidariedade é a alma do off-road não fique de fora!! Venha fazer sua inscrição!

OBS: Vagas limitadas 70 carros!

Siga-nos no Twitter: @TopCarMit, @IpponSuzuki, @caravananatal e @grupogestus.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FESTA DA BATATA 2011 - COMUNIDADE CATÚ



O limite entre os municípios de Goianinha e Canguaretama é uma região conhecida por produzir uma das melhores batatas do estado. Livre de agrotóxico e produtos químicos, a verdura é cultivada de forma tradicional e artesanal.

Para celebrar este bem tão importante para a região, o Movimento Indígena Potiguar e a tribo cigana de Carnaúba promovem anualmente a Festa da Batata.

Fonte: No Minuto.com

A festa que terá início neste próximo sábado (29), e vai até a segunda-feira (01/11), contará com várias atividades ambientais, culturais e esportivas, tais como trilhas ecológicas, maratona na aldeia,  dança do toré, concurso da maior batata e apresentações culturais, além de palestra sobre o movimento Indígena.

O projeto Geotrilhas/RN estará presente na festa realizando uma trilha ecológica no interior da comunidade, na qual foi a fonte de inspiração para a criação do projeto em 2009, difundindo o ensino da Geografia e levando desenvolvimento economico os pequenos municípios por meio da prático do Ecoturismo sustentável e solidário.

5ª EDIÇÃO DA BRASIL CERTIFICADO

A 5ª Edição da Brasil Certificado, que ocorrerá em abril do próximo ano, virá com um conceito mais amplo: estará aberta à participação de todos os empreendimentos que tenham compromissos públicos com práticas responsáveis de produção. Com isso, ganha uma nova assinatura: Inovação e Sustentabilidade nos Negócios.

Quem explica a novidade é Eduardo Trevisan Gonçalves, engenheiro agrônomo do Imaflora: “É um movimento natural. As primeiras edições foram voltadas apenas para o setor florestal. A última ganhou a participação dos empreendimentos agrícolas e, agora, queremos mostrar experiências positivas, não necessariamente certificadas, mas que contribuam para tornar a cadeia produtiva mais sustentável”.

A outra novidade será um espaço destinado à gastronomia, com preparo de pratos ao vivo. Além disso, os organizadores já começam a preparar os temas dos fóruns, tradicional espaço para a discussão dentro da Brasil Certificado.

A última edição da Feira reuniu 45 expositores e foi visitada por cerca de quatro mil pessoas, entre empresários, profissionais dos setores representados, professores, arquitetos e estudantes. Os interessados em informações mais detalhadas podem entrar em contato com a organização pelo endereço (wrsp@wrsaopaulo.com.br) ou telefone (11 3722-3344).

Florestal - Tradicional expositor da Feira, desde a primeira edição, a Suzano Papel e Celulose, já confirma presença na versão do ano que vem. Com duas grandes unidades certificadas, em São Paulo e na Bahia, a empresa tem cerca de 290 mil hectares chancelados pelo selo FSC, com áreas que se estendem pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Salesópolis, Itapetininga e Botucatu e que empregam juntas perto de cinco mil funcionários. “A certificação agrega credibilidade ao nosso produto”, afirma Lineu Siqueira Júnior, presidente do Conselho de Sustentabilidade da empresa, que lembra a liderança brasileira na área “cem por cento da celulose do Brasil vêm de plantações florestais”, ressalta. Lineu reafirma também o compromisso da empresa com os princípios sociais e ambientais e lembra que a Suzano deu uma importante contribuição para alavancar a certificação no setor gráfico, incluindo os custos financeiros em alguns casos.

Agrícola – A Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo (Copermonte) reúne produtores de café das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estreou na Brasil Certificado no ano passado e faz uma boa avaliação da experiência: “A troca com o público foi muito interessante. Foi a primeira vez que tivemos oportunidade de ter um contato tão direto com um público tão diversificado, muitos jovens, muitos técnicos, bem interessados. Respondemos a muitas questões” comenta Creuso Takahashi, presidente da instituição. Ele conta que foi alertado para a necessidade de boas práticas sociais e ambientais quando uma partida de café produzido na região foi reprovada por um importador por conter excesso de defensivos e falta de comprovação de origem. Quatro anos depois de conquistado o selo Rainforest Alliance Certified para três grupos de proprietários, a Coopermonte comemora os bons resultados: “além de termos vendido toda a produção, conseguimos bons prêmios por saca” afirma Creuso, que espera participar da Brasil Certificado novamente.

A 5ª Brasil Certificado ocorrerá de 11 a 13 de abril, no Centro de Eventos São Luís, na Rua Luís Coelho, 323, São Paulo. Para saber mais sobre o evento acesse Brasil Certificado ou acompanhe as redes sociais (facebook) e #VBrasilCertificado. 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

TV GEOTRILHAS/RN - Programa Dito & Feito. 9º Episódio (Monte das Gameleiras/RN)

Acompanhe o 9º episódio do programa Dito & Feito gravado em Monte das Gameleiras/RN. Neste programa Maskavos Roots, Bartô Galeno, Paula Fernandes & Roberto Carlos e É o Tchan!

Dito & Feito: O programa em que o geotrilheiro pede e a gente toca.

CASA DA RIBEIRA APRESENTA SHOW DE CARLOS ZENS


O que: “Carlos Zens ” – Do Mar ao Sertão - Projeto Cena Aberta
Quando: Dias 26 e 27/10
Onde: Casa da Ribeira
Quanto: R$ 5,00 promocional  

Informações: Henrique Fontes – 84 8823-6083 / 84 9675-8647 

Um instrumentista, compositor e professor de música que segue nas veredas da música potiguar brasileira.
Um show alegre, leve e rítmico que segue as veredas das músicas dedicadas à contemplação do mar e a veneração do sertão. Uma diversidade rítmica que inclui o maracatu, samba de roda, ciranda, maxixe, coco e baião. Porque é um show que traz fragmentos poéticos intercalando com as obras sonoras que vão sendo executadas, ora com o tema “Mar”, ora com o tema “Sertão”, deixando a sutileza do convite constante ao espectador a possibilidade de uma viagem singular.
 

FÉ E CULTURA NO SÍTIO PIMENTA EM DONA INÊS/PB


Nesta próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, acontecerá na Igreja São João Batista no Sítio Pimenta em Dona Inês/PB, uma grande concentração de fé e louvor com a presença do Bispo de Guarabira/PB, Dom Lucena. 

Ao final haverá apresentações culturais com a Banda de Pífano Pimenta Malagueta e do Grupo de Flautas Rebentos.

O convite é do nosso amigo Secretário de Cultura e Turismo Mariano Ferreira da Costa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

GEOTRILHAS/RN E SUKITUR EM RIO TINTO/PB

SUKITUR RIO TINTO Turismo e GEOTRILHAS de Rio Grande do Norte

Passeio ecológico realizado na cidade de Rio Tinto, onde a Sukitur Rio Tinto, e a Secretaria de Turismo com o Secretário Pedro Neto, receberam o grupo do Projeto Geotrilhas de braços abertos.

Com a presença do grupo, Rio Tinto deu o ponta pé inicial que ficará na história para as presentes e futuras gerações.

A Geotrilhas com a Sukitur realizaram um turismo sustentável, gerando trabalho e renda para diversas pessoas com as contratações de serviços, como monitoria Ambiental, Monitoria no CV da REBIO, Barqueiro na Aldeia de Camurupim, Restaurante na Aldeia de Camurupim, 2 Canoeiros na reserva do Peixe Boi, Artesanato na Aldeia Jaraguá, Recepcionista no Palacete, Canoa no porto da Aldeia Jaraguá e Vendedor em Quiosque na praça ( Fora outros beneficiados sem a sukitur ).

Rio Tinto agradece a presença da GEOTRILHAS e de todos que esteve presente no grupo.

A Sukitur Também agradece e esperamos receber diversos grupos, com o mesmo objetio.

www.sukitur.multiply.com
(83) 8891-7686
Paraiba - PB

1ª CORRIDA DO SINCOR/RN CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE ESQUIPE DO GEOTRILHAS/RN

Foi um sucesso a I Corrida dos Corretores de Seguros, realizada no dia 12 de outubro em comemoração ao “Dia do Corretor de Seguros”.

O evento foi aberto ao público em geral e teve como objetivo promover a interação da categoria dos corretores de seguros do Estado com a sociedade. Esporte, lazer e responsabilidade social. Além de despertar as pessoas para a prática de atividade física e proporcionar um dia diferente para toda a família, foi arrecadado brinquedos para doação a crianças carentes. Ao todo participaram da corrida 550 atletas. 
Fonte: SINCOR-RN

A equipe Geotrilhas/RN Esporte Clube contou com a participação dos atletas Jaélcio Teixeira na prova de 5 Km e de Lázaro Freire na prova dos 10 Km.

A equipe de atletismo do GEOTRILHAS/RN agradece o apoio dos seus patrocinadores (Nordeste Fruit, CDA Distribuidora, Neta Consultoria, RN Desigh e Silk Camisetas), que acreditaram no retorno em investir no maior bem do ser humano, que é a saúde.

sábado, 22 de outubro de 2011

6ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL CHEGA A NATAL

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega em sua sexta edição alcançando um sonho colocado desde a sua criação em 2006: estar presente nas 27 capitais brasileiras. As recém-chegadas Macapá, Vitória, Boa Vista, Campo Grande, Porto Velho, Florianópolis e Palmas vibraram por fazer parte da maior mostra de cinema do gênero no mundo.

Este grande evento nacional só é hoje possível em tais proporções pelo trabalho incansável de inúmeras pessoas, autoridades e anônimos, que acreditaram e acreditam que o fim das violações aos Direitos Humanos é uma meta a ser perseguida, principalmente com ações de promoção e divulgação das garantias e direitos fundamentais de nosso povo, numa verdadeira estratégia de formação de uma massa crítica dona de seu próprio destino.

Nosso país passou e passa por transformações sociais. Em todos os estados e no Distrito Federal, a sexta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos encontrará um pouco de cada mudança vivida nestes últimos anos. Mas também irá se deparar com grandes desafios; irá se encontrar com toda a multiplicidade cultural e histórica de nosso país. Vai falar de diferentes formas para diferentes públicos, mas sempre sob o signo universal e ao mesmo tempo contextual dos Direitos Humanos.

Francisco Cesar Filho, conhecido por todos como Chiquinho, é o curador também desta edição. Neste ano, ele foi desafiado a assistir e desempenhar a difícil tarefa de selecionar os filmes que integrarão a Mostra dentre os quase 240 enviados. Este é um número 40% maior que no ano passado, demonstrando a importância e o respeito que tem a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e seu inesgotável potencial de crescimento.

A pluralidade dos Direitos Humanos é uma das características da Mostra, reforçada com os filmes selecionados que, neste ano, tratarão dos Direitos de Crianças e Adolescentes, do Direito à Terra, da Cidadania LGBT, da Educação em Direitos Humanos, Democracia, das Populações Tradicionais, Quilombolas e Afrodescendentes, das Pessoas Idosas, da Saúde Mental e Combate à Tortura, das Pessoas com Deficiência, Migrantes e do Direito à Memória e à Verdade, dentre outros tantos.

Na seção Filmes Contemporâneos, destinada às produções recentes, cuatro Litros por Tonel (2010), de Belimar Román Rojas, conta a história de Vicenta, Marilin, Luisa, Victoria e outras oito mulheres camponesas venezuelanas que decidem se tornar uma cooperativa de adubos orgânicos. As demandas apresentadas pelo projeto fazem com que sofram ameaças, comprometendo todo o projeto. A autonomia financeira das mulheres é sem dúvida um desafio para a sociedade. A garantia de renda e o protagonismo desse grupo feminino serão capazes de nos fazer refletir sobre as dificuldades e desafios vividos pelas mulheres no mercado de trabalho ou diante de projetos de economia solidária.

Ainda na seção Filmes Contemporâneos, camponeses do araguaia - a guerrilha vista por dentro (2010), de Vandré Fernandes, surpreenderá com imagens da época dos conflitos (1972-74), que conseguiram ser preservadas apesar dos esforços para que todos os documentos que retratassem a Guerrilha fossem destruídos. A proposta desse longa é mostrar a Guerrilha a partir dos moradores das imediações onde ocorreram os conflitos. O apoio popular ao movimento e o sofrimento a cada desaparecimento são pontos marcantes do filme.

A Retrospectiva Histórica, outra seção da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, novamente trará filmes que tratam do Direito à Memória e à Verdade. É propício o momento para que mais uma vez a Mostra traga em sua seleção produções sobre o tema. Os países da América do Sul foram marcados por fortes períodos ditatoriais e, em resposta à necessidade de se conhecer o passado e torná-lo acessível aos olhos dos seus cidadãos, deram importantes passos na construção de marcos legais, institucionais e culturais de transição democrática. Esses avanços influenciaram também o cinema. Verdadeiras obras-primas foram enviadas com a temática do Direito à Memória e à Verdade como, por exemplo, diário de uma Busca (2010), de Flávia Castro, que tenta desvendar o desaparecimento do militante político Celso Castro (1964-1984) durante os anos de 1960. confissões (2011), de Gualberto Ferrari, conta a história de Gustavo Scagliusi, ex-agente secreto do Batalhão 601, unidade do Serviço de Informações do Exército argentino durante a última ditadura militar (1976-1983), que se encontra frente a frente com o passado e as próprias culpas.

A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Quem apresenta é o Ministério da Cultura.

Com filmes legendados para deficientes auditivos e com audiodescrição para deficientes visuais, com todas as sessões gratuitas e realizadas sempre em salas com acessibilidade garantida para as pessoas com deficiência, a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul se consolida como um dos principais instrumentos de nosso país para a criação de uma cultura de paz, de direitos, de liberdade e autodeterminação.

A Mostra chega em sua cidade! Divulgue-a! Aproveite-a! Viva-a! Façamos com que seja apropriada por todos, e que consigamos conquistar, inclusive, os amantes do cinema. 

PROGRAMAÇÃO DE NATAL/RN

LOCAL: IFRN - Campus Avançado Cidade Alta - Auditório
148 lugares
(84) 4005-0950
Av. Rio Branco, n° 743 - Cidade Alta
ENTRADA FRANCA 

03/11 - QUINTA-FEIRA

19h00 - Sessão de Abertura
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic).
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic).
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

04/11 - SEXTA-FEIRA

14h00
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic).
ARQUITETOS DA NATUREZA - Cléa Lúcia (Peru/ Brasil, 25min, 2011, doc).
TAVA - PARAGUAI TERRA ADENTRO - Lucas Keese/ Lucía Martin/ Mariela Vilchez (Argentina/ Brasil/ Paraguai, 70 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 10 anos

16h00
BALA PERDIDA - Maurício Durán Blacut (Bolívia, 52 min, 2010, doc).
NO FUTURO - Mauro Andrizzi (Argentina, 60min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 10 anos

18h00
ORQUESTRA DO SOM CEGO - Lucas Gervilla (Brasil, 13 min, 2010, doc).
POLIAMOR - José Agripino (Brasil, 15 min, 2010, doc).
CAMPONESES DO ARAGUAIA - GUERRILHA VISTA POR DENTRO - Vandré Fernandes (Brasil, 73 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 10 anos

20h00
ARAGUAYA - A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO - Ronaldo Duque (Brasil, 105 min, 2005, fic).
Classificação indicativa: 12 anos

05/11 - SÁBADO

14h00
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic).
CORTINA DE FUMAÇA - Rodrigo Mac Niven (Brasil, 88 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

16h00
CABRA CEGA - Toni Venturi (Brasil, 107 min, 2005, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

18h00
BICHO DE SETE CABEÇAS - Laís Bodanzky (Brasil, 74 min, 2000, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

20h00
CENTRAL DO BRASIL - Walter Salles (Brasil, 112 min, 1998, fic).
Classificação indicativa: 16 anos

06/11 - DOMINGO

14h00
SOBRA UMA LEI - Daiana Di Candia/ Denisse Legrand (Uruguai, 36 min, 2011, doc).
PEQUENAS VOZES - Óscar Andrade e Jairo Eduardo Carrillo (Colômbia, 76 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 10 anos

16h00
CHUVAS DE VERÃO - Carlos Diegues (Brasil, 93 min, 1977, fic).
Classificação indicativa: 16 anos

18h00
MORANGO E CHOCOLATE - Tomás Gutiérrez Alea/ Juan Carlos Tabío (Cuba/ México, 110 min, 1993, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

20h00
A TERRA A GASTAR - Cássia Mary Itamoto/ Celina Kurihara (Brasil, 6 min, 2009, animação).
OS INQUILINOS (OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM) - Sérgio Bianchi (Brasil, 103 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

07/11 - SEGUNDA-FEIRA

14h00 - Sessão Audiodescrição
DIÁRIO DE UMA BUSCA - Flávia Castro (Brasil/ França, 105 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 10 anos

16h00
CAFÉ AURORA - Pablo Polo (Brasil, 19 min, 2010, fic).
CONFISSÕES - Gualberto Ferrari (Argentina/ Brasil/ França, 90 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: Livre

18h00
A GRANDE VIAGEM - Caroline Fioratti (Brasil, 15 min, 2011, fic).
AVÓS - Carla Valencia Dávila (Equador/ Chile, 93 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: Livre

20h00
DAMA DO PEIXOTO - Allan Ribeiro/ Douglas Soares (Brasil, 11 min, 2011, doc).
QUEM SE IMPORTA - Mara Mourão (Brasil, 96 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 10 anos

08/11 - TERÇA-FEIRA

14h00 - Sessão de Audiodescrição
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic).
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic).
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic).
A GRANDE VIAGEM - Caroline Fioratti (Brasil, 15 min, 2011, fic).
GAROTO BARBA - Christopher Faust (Brasil, 14 min, 2010, fic).
O PLANTADOR DE QUIABOS - Coletivo Santa Madeira (Brasil, 15 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

16h00
ACERCADACANA - Felipe Peres Calheiros (Brasil, 20 min, 2010, doc).
A OCUPAÇÃO - Angus Gibson/ Miguel Salazar (Colômbia/ EUA/ França, 88 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

18h00
GAROTO BARBA - Christopher Faust (Brasil, 14 min, 2010, fic).
ASSUNTO DE FAMÍLIA - Caru Alves de Souza (Brasil, 13 min, 2011, fic).
COPA VIDIGAL - Luciano Vidigal (Brasil, 75 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

20h00
D.O.R - Leandro Goddinho (Brasil, 4 min, 2010, doc).
SILÊNCIO 63 - Fábio Nascimento (Brasil , 23 min, 2011, doc).
E A TERRA SE FEZ VERBO - Erika Bauer (Brasil, 77 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

09/11 - QUARTA-FEIRA

14h00
BARRAS E BARREIRAS, RETRATO DE KELLY ALVES - Riccardo Migliore (Brasil, 38 min, 2011, doc).
QUATRO LITROS POR TONEL - Belimar Román Rojas (Argentina/ Venezuela, 70 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

16h00
DO OUTRO LADO DO MURO - Eleonora Menutti (Argentina, 12 min, 2010, doc).
ENTRE VÃOS - Luísa Caetano (Brasil, 20 min, 2010, doc).
VOCACIONAL, UMA AVENTURA HUMANA - Toni Venturi (Brasil, 77 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: Livre

18h00
O PLANTADOR DE QUIABOS - Coletivo Santa Madeira (Brasil, 15 min, 2010, fic).
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic).
UMA NOVA DANÇA - Nicolás Lasnibat (Chile/ França, 23 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

20h00
GRAFFITI QUE MEXE - Coletivo Graffiti com Pipoca (Brasil, 13 min, 2011, animação).
LICURI SURF - Guilherme Martins (Brasil, 15 min, 2011, doc).
CÉU SEM ETERNIDADE - Eliane Caffé (Brasil, 70 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 10 anos  

Fonte: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2011/html/cidade_natal.html

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CASA DA RIBEIRA APRESENTA O ESPETÁCULO "EM CADA CANTO UM CONTO"

 
O que: Cia de Dança do Teatro Aberto Maranhão – "Rio Cor de Rosa"
Quando: Dia 23 - 17/ h
Onde: Casa da Ribeira
Quanto: R$ 5,00 promocional 
Informações: Henrique Fontes – 84 8823-6083 / 84 9675-8647

Um grupo que nasceu do desejo de pesquisar contos populares e valorizar o prazer de contar e ouvir histórias. ”Em cada canto um canto” é um espetáculo para crianças, lúdico e musical, repleto de contos e brincadeiras populares. No palco os atores celebram a fantasia e a imaginação. Contos famosos da literatura infantil misturando música, teatro e brincadeiras. Os artistas brincam com a caricatura de diferentes personagens da narrativa, além de utilizarem bonecos e elementos cênicos para complementar à cena, e ressaltam através das histórias contadas valores essenciais ao desenvolvimento humano como a coragem, lealdade, honestidade e cooperação.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONHEÇA O FICA LÁ EM CASA: PORTAL DE HOSPEDAGEM COLABORATIVA

Por Débora Spitzcovsky
Se a tendência do século XX era consumir de forma exagerada, nos anos 2000, um novo conceito está se popularizando entre os consumidores de todo o mundo: o consumo colaborativo, que propõe a troca, empréstimo ou, mesmo, a compra de objetos usados, ao invés de adquirir novos produtos (saiba mais em: O que é consumo colaborativo?). E por que não aderir ao conceito, quando o assunto é viagem? Esta é a proposta do portal de hospedagem colaborativa Fica Lá em Casa*, criado por Leandro Pinheiro, professor de Finanças dos cursos de MBA das Faculdades Anhanguera. 

A proposta do site é simples: seguindo os princípios do consumo colaborativo, o portal convida os internautas a compartilhar, emprestar, trocar ou alugar algum espaço vago que possuam, em qualquer cantinho do mundo. Vale de tudo: casa desocupada, quarto vago, colchão no chão, sofá na sala ou, até mesmo, quintal para os hóspedes acamparem. O importante é dividir o espaço ocioso com quem está interessado em conhecer sua cidade e, na sua vez de viajar, contar com a mesma ajuda. 

O conceito de hospedagem colaborativa ainda é novidade aqui no Brasil, mas nos países da Europa e nos EUA já faz bastante sucesso. Motivos não faltam: "O preço da hospedagem chega a ser 83% mais barato, é possível fazer novas amizades, o turista tem a oportunidade de vivenciar o lugar como um morador local e a troca de experiências culturais entre hóspede e anfitrião é enorme", explicou Leandro, durante evento sobre consumo colaborativo e transporte compartilhado, realizado em São Paulo para celebrar o Dia Mundial sem Carro.
 
As vantagens não param por aí e até o meio ambiente é beneficiado no conceito de hospedagem colaborativa. De acordo com Leandro, esse sistema de viagens tem a pegada de carbono 80% menor do que a dos hotéis tradicionais e, inclusive, pode evitar a construção de novos empreendimentos do setor. "Estamos familiarizados com a falta de vagas em hotéis em época de temporada ou, então, quando uma cidade sedia um show ou conferência importante. O número de turistas está crescendo e a expectativa é de que ele dobrará até 2016, mas construir novos hotéis não é a saída. O impacto da obra é grande e destrói a biodiversidade, sem contar a pegada do estabelecimento depois de pronto, com gastos de água e energia e produção de lixo", disse Leandro, que ainda completou: "Nada disso combina com as atuais necessidades do planeta. O caminho é o consumo colaborativo e o melhor é que há campo para ele". 

Os interessados em participar do Fica Lá em Casa já podem se pré-cadastrar gratutiamente no portal: basta preencher a ficha de dados, postar fotos do lugar que pretende compartilhar e esperar o contato de outros participantes. Para aqueles que se preocupam com a segurança do sistema, Leandro avisa: "O site oferece suporte neste sentido. É o próprio anfitrião que seleciona seus hóspedes e, depois da estadia, ele é qualificado publicamente pelos turistas no portal. Além disso, o dinheiro da hospedagem é liberado para o dono da casa apenas 24 horas depois do início da estadia, o que garante ao hóspede a certeza do serviço". Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/fica-la-casa-portal-hospedagem-colaborativa-consumo-colaborativo-641640.shtml

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

2ª CORRIDA DO ROSÁRIO DE CAICÓ



DIA 23 DE OUTUBRO
DISTÂNCIA - 5 KM

PREMIAÇÕES
CATEGORIA GERAL MASCULINO E FEMININO TROFÉUS DO 1º AO 5º LUGARES.

           - MASCULINO                                                  - FEMININO

- 1º lugar R$ A DEFENIR + Troféu              - 1º lugar R$ A DEFENIR + Troféu

- 2º lugar R$ A DEFENIR + Troféu              - 2º lugar R$ A DEFENIR+ Troféu

- 3º lugar R$ A DEFENIR + Troféu               - 3º lugar R$ A DEFENIR + Troféu

- 4º lugar R$ A DEFENIR + Troféu               - 4º lugar R$ A DEFENIR + Troféu

- 5º lugar R$ A DEFENIR + Troféu               - 5º lugar R$ A DEFENIR + Troféu



ATENÇÃO: O MESMO PERCURSO DA CORRIDA DE SANTANA.



NAS FAIXAS ETÁRIAS MASCULINOS E FEMININO TROFÉUS DO 1º AO 3º LUGARES

MASCULINO 5 KM                                                  FEMININO 5 KM

De 15 a 17 anos                                                           De 15 a 17 anos

De 18 e 19 anos                                                           De 18 e 19 anos

De 20 a 24 anos                                                           De 20 a 24 anos

De 25 a 29 anos                                                           De 25 a 29 anos

De 30 a 34 anos                                                           De 30 a 34 anos

De 35 a 39 anos                                                           De 35 a 39 anos

De 40 a 44 anos                                                           De 40 a 44 anos

De 45 a 49 anos                                                           De 45 a 49 anos

                                     De 50 a 54 anos                                                                  De 50 a 54 anos

                                    De 55 a 59 anos                                                                   De 55 a 59 anos

 De 60 a 64 anos                                                           De 60 anos acima

                                    De 65 a 69 anos

                                    De 70 anos acima

- DFU - DEFICIÊNCIA FÍSICA ÚNICA         - DFU - DEFICIÊNCIA FÍSICA ÚNICA

- CATEGORIA GERAL CATEGORIA GERAL

INFORMAÇÕES GERAIS. www.equipecaicoruas.blogspot.com.

- MEDALHAS PARA OS 200 QUE CONCLUIREM A PROVA.

- DE ACORDO COM A NORMA 07 DA CBAt SÓ PODERÁ PARTICIPAR ATLETAS QUE TENHA NO MININO 15 ANOS OU COMPLETAR ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2011.

- CONCENTRAÇÃO NA ILHA DE SANTANA AS 07H00 E LARGADA AS 08H00.
- LARGADA EM FRENTE Á SUCATA DO ZÉ DANTAS NO BAIRRO ITANS, SEGUE NA AV. CEL. MARTINIANO A DIREITA AV. SERIDÓ COM CHEGADA NO COMPLEXO ILHA DE SANTANA.

- INSCRIÇÕES: A PARTIR DE 13/10 A 22/10, NA ILHA DE SANTANA PRESENCIAL DAS 17H30 AS 20H00 TODOS OS DIAS - CUSTO R$ 5,00 REAIS OU PELOS E-MAIL. equipecaicoruas@hotmail.com, maceliocaico2011@hotmail.com ou corridadorosario@hotmail.com.
FONES: 84 8856-8185 OI - 9954-5880 TIM - 9400-7353 CLARO.

- OS ATLETAS QUE FIZEREM SUA INCRIÇÃO POR E-MAILS NO DIA PAGARÁ SUA TAXA NO MOMENTO DA RETIRADA DO NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO.

- EVENTO SUPEVISIONADO POR ÁRBITROS DA FEDERAÇÃO NORTE RIO GRANDENSE DE ATLETISMO DA CIDADE DE CAICÓ.

- PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO CAICOENSE DE ATLETISMO - EQUIPE CAICÓ RUAS.

- ORGANIZAÇÃO: MC ALVES - ASSESSORIA TÉCNICA E EVENTOS ESPORTIVOS.

COORDENADOR TÉCNICO: MACELIO CORDEIRO ALVES - ÁRBITRO FNA - CBAT Nº 3684
ASSESSOR ESPORTIVO: JOSÉ FRANCISCO DA SILVA - ÁRBITRO FNA - CBAT Nº 4028

INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FICARÁ ENTRE 7% E 10% DO PIB, DIZ MINISTRO

O investimento público em educação deverá ficar entre 7% e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos dez anos, disse hoje (10) o ministro da Educação, Fernando Haddad. A fatia do Orçamento destinada ao setor será definida no Plano Nacional de Educação válido até 2020, que tramita na Câmara dos Deputados.

“Estou aguardando uma manifestação do Congresso [Nacional], que deve dar a última palavra nas próximas semanas. Não vai ser menos do que 7% e não vai ser maior do que 10%. E eu entendo que [com essa definição] o Brasil dará um grande passo”, declarou Haddad, ao participar, no Rio de Janeiro, de um seminário sobre os desafios da educação básica no país, promovido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O ministro destacou que, atualmente, o Brasil investe o percentual equivalente à media dos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as nações mais industrializadas da economia de mercado, como a França, o Japão e a Alemanha. Ele defendeu, no entanto, que esses investimentos aumentem para reduzir a “dívida educacional” brasileira.

“A média da OCDE é 5%, mas o PIB deles é maior que o nosso e a dívida educacional é menor que a nossa. Temos que fazer um esforço um pouquinho maior que a média mundial para honrar a dívida que acumulamos desde a proclamação da República”, acrescentou.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

1º SEMINÁRIO DE TURISMO DE AVENTURA DO CURIMATAÚ-SERIDÓ-PB


PROGRAMAÇÃO

21 de outubro – sexta-feira (Local: auditório da UEPB – Campus VIII de Araruna):
Eventos adicionais:
23 de outubro de 2011 – domingo:
*PASSEIO CICLÍSTICO TRILHAS, SABORES E AVENTURA
Local – Concentração: em frente ao SEBRAE PB – AGÊNCIA DE ARARUNA
Horário de saída: 08h00min
Local – Chegada: Parque Estadual da Pedra da Boca
Horário previsto: 12h00min
* ATIVIDADES DE TURISMO DE AVENTURA
Local: Parque Estadual da Pedra da Boca
Horário: a partir das 14h00min
Início das inscrições: 03 de outubro de 2011
Término das inscrições: 20 de outubro de 2011
Vagas: 200
Valor da inscrição: R$ 10,00 – O participante terá direito ao material do seminário (caneta, bloco, crachá), 01 camisa, 01 senha para o almoço, Coffebreak e certificado de participação.
*ORIENTAÇÕES PARA EFETUAR O PAGAMENTO:
Conta para depósito:
SEBRAE Recursos Próprios
Banco do Brasil
Agência: 4362-1
C/C: 302.774-0
ATENÇÃO:
§  O pagamento deverá ser feito através de transferência bancária ou pagamento direto com atendente bancário. Não será aceito depósito de pagamento bancário realizado em caixa rápido;
§  Enviar comprovante de pagamento para o e-mail: heloisamirelli@sebraepb.com.br, ou entregar na sede do SEBRAE PB da Agência Regional de Araruna até às 17h00min do dia 21 de outubro de 2011, com os dados do participante inscrito (CPF, Endereço e telefone para contato).
Para maiores informações, entre em contato:
(83) 3373-1272 – SEBRAE PB / AGÊNCIA REGIONAL DE ARARUNA
Endereço: Rua Coronel Pedro Targino, nº 316, Centro – Araruna – PB / CEP: 58233-000
(83) 9907-2424 / E-mail: heloisamirelli@sebraepb.com.br – Falar com Heloísa Mirelli