Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

DETENTOS DE ALCAÇUZ CONSTROEM HORTAS E SABÃO ECOLÓGICO

O projeto pretende ressocializar detentos para a volta ao convívio social.


Ressocializar detentos e prepará-los para a volta ao convívio social, após o cumprimento da pena. Esse é objetivo de dois projetos que estão sendo desenvolvidos no presídio de Alcaçus, em Nísia Floresta. Os presos construíram uma horta, e fazem também o sabão ecológico. Além de diminuir a pena, eles tem ocupação garantida.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

GEMAN-64º/RN PARTICIPA DA HOMENAGEM DA MARINHA AOS MARINHEIROS MORTOS

Membros dos Grupos Escoteiros do Mar 34º e 64º/RN durante o evento
O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos - GEMAN-64º/RN, atendendo um honroso convite da Marinha do Brasil, participou neste último dia 23/07 da cerimônia anual que homenageia os marinheiros mortos no mar. 

O evento ocorreu na entrada da "boca da barra" do rio Potengi, abordo do Rebocador de Alto-Mar "Triunfo", os convidados lançaram uma coroa de flores ao mar, simbolizando a homenagem. Participaram da solenidade o Comandante do 3º Distrito Naval, o Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gamboa, e demais convidados, autoridades civis e militares participaram do evento, além do Capitão Souza Gomes, vice-presidente da Força Expedicionária Brasileira, Seccional Natal e do marinheiro Ambrósio Araújo de Azevedo ex-combatente. Além de representantes do Grupo Escoteiro do Mar São Pedro, do município de Macau/RN.
 
A Marinha do Brasil realiza essa cerimônia anualmente, no aniversário do naufrágio da Corveta Camaquã, em 21 de julho de 1944.

IDEMA INVESTE EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A promoção de educação ambiental, bem como a conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente, é um dever do poder público estabelecido pela Constituição Federal do Brasil. Seguindo essa diretriz, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está investindo em projetos e ações que buscam desenvolver uma população consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados.

Exemplo destes investimentos é o projeto de educação ambiental "Caravana Ecológica", no qual será investido agora o total de 1 milhão 625 mil reais, retomando e assegurando a sua realização até 2014. A Caravana é um projeto itinerante que percorre o interior do Estado criando condições para que a população potiguar conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região. Esse trabalho é realizado por meio da promoção de atividades educativas e recreativas. Nos últimos dois anos, o projeto percorreu 36 municípios do RN, beneficiando crianças, jovens e adultos.

O órgão ambiental também investiu no desenvolvimento e implantação dos projetos "Meu Município, Meu Ambiente" e "Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo". O primeiro deles, também itinerante, consiste na promoção de atividades ambientais com foco na geração de renda para a população local. Nesse projeto, a equipe do IDEMA trabalha principalmente com a promoção de oficinas sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais para a confecção de objetos que possam ser futuramente comercializados. O projeto atendeu cinco municípios em 2011, e, até novembro deste ano, terá atendido outras oito cidades.

O "Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo" teve início este ano e também percorre o Estado promovendo atividades de educação ambiental. Nesse projeto, o objetivo maior do órgão é fomentar o turismo local, seja no litoral ou na zona rural. A iniciativa promove minicursos de turismo ambiental junto às escolas e comunidade locais, abordando conceitos de turismo, ecoturismo, legislação ambiental e visitas técnicas em áreas de proteção ambiental, áreas de preservação permanente e outros monumentos. Até agosto, o projeto terá atendido dez municípios potiguares.

Para a execução dos projetos "Meu Município, Meu Ambiente" e "Circuito Ecológico", o investimento final do IDEMA será de aproximadamente 650 mil, contabilizadas as edições de 2011 e 2012.

Fonte: IDEMA

quarta-feira, 25 de julho de 2012

GEMAN-64º/RN PROMOVE ACAMPAMENTO EM DONA INÊS/PB


Cerimônia de encerramento do acampamento
O assentamento Tanque, localizado no município de Dona Inês/PB, abriu suas portas nos dias 20, 21 e 22 de julho para receber o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos (GEMAN-64º/RN). 

Na oportunidade, cerca de 50 jovens e adultos do Movimento Escoteiro Potiguar levaram para dentro do assentamento a filosofia escoteira e as tradições do mar as cerca de 40 famílias assentadas, em que os seus filhos puderam participar das inúmeras atividades escoteiras desenvolvidas durante o período como simulação de regaste no açude tanques, treeking, orientação por bussola, rapel, cavalgada, oficina de fabricação de sabão ecológico e biodigestores. Esta última desenvolvida junto com o Projeto Geotrilhas/RN que ajudará na produção de biogás e composto orgânico destinados ao consumo interno dos assentados. 

Os escoteiros potiguares ainda puderam interagir com a comunidade, com visitas a áreas de plantio de hortaliças, viveiros de peixes, cavalgadas e aos currais de gado, além de terem a oportunidade de aprenderem a cultura do aboio dos vaqueiros da região, com os vaqueiros Nilton Gomes e do poeta José de Jorge.

O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos agradece aos amigos Cristiano Lourenço, José de Jorge, Mariano Ferreira, Nilton Gomes, Rosângela Santos, Sandra, Seu Geraldo e família, Vanda e as todos do assentamento tanques que proporcionaram um dia de resgate as tradições da roça aos nossos jovens.    

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA CHEGA À CIDADE

Imagem: RJ NOTÍCIAS
Na manhã desta segunda-feira começou, na UFRN, o projeto "Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante", com a mesa de abertura intitulada "A importância da preservação do Atol das Rocas". O evento, com movimentações, ações e exposições, acontece no estacionamento do Restaurante Universitário, próximo à Superintendência de Infraestrutura, Campus Universitário.

Os palestrantes da abertura foram: Leandra Gonçalves, do Programa Costa Atlântica; Zélia Brito, coordenadora da Reserva Biológica do Atol das Rocas (Rebio Rocas/ICMBio); Damião Dantas de Souza (Rebio Rocas/ICMBio) e Carolina Tosi, do Projeto Pequenos Cetáceos/ECOMAR.

Os palestrantes expuseram assuntos relacionados à educação e à preservação do Bioma Mata Atlântica, assim como a função dos órgãos públicos e do terceiro setor na manutenção da vida e do meio ambiente.

As atividades do projeto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prosseguem até o dia 4 de agosto, das 10h às 17h, no mesmo local.

Na programação constam ainda oficinas, palestras, apresentação de vídeos, jogos para as crianças, exposição de objetos reciclados, plantas e produtos produzidos com elementos naturais.

No espaço existente entre os dois caminhões do projeto está montada uma exposição fotográfica com 60 painéis sobre as mudanças climáticas e sua influência no ambiente marinho e costeiro, intitulada "Nosso verde também depende do Azul".

A Sala Verde da UFRN é um dos parceiros do evento, com oficinas, cines, exposições, circuitos ambientais e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

A exposição visa trazer informações ao público sobre a importância do Bioma Mata Atlântica e a influência dele na vida das pessoas, estimulando assim a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. Com isso, destacando-se as ações cotidianas que podem causar danos à vida marinha e à população brasileira.

Projeto

O projeto é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e já percorreu 123 cidades do Brasil em suas três primeiras edições anuais. Agora, em sua quarta edição, o projeto visita as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, tendo Natal como parte do roteiro.

Antes de vir para Natal, a mostra passou pelas cidades do Rio de Janeiro, durante a Conferência Rio+20, e Fortaleza, no início de julho. O projeto conta com dois caminhões adaptados, que são utilizados para a realização de atividades de educação ambiental, palestras, exibição de cursos, minicursos e outras atividades.

Confira toda a programação do evento na página da Sala Verde da UFRN

 
Para obter mais informações escreva para: monitora@sosma.org.br ou itinerante@sosma.org.br, acesse: www.sosma.org.br ou ligue para: (11) 3262-4088.

 

terça-feira, 24 de julho de 2012

CCN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUÍTOS


O Complexo Cultural de Natal abre inscrições para diversos cursos. 

Para a inscrição, basta trazer um documento de identificação, comprovante de residência e a taxa de matrícula no valor de R$10,00 (dez reais), sendo este o único valor a ser pago por todo o semestre.

Terça-feira, dia (24/07) serão realizadas as matrículas para os seguintes cursos:
 
Dança de Salão:
Instrutor: Sérgio Pereira Dos Santos
Vagas: 50 por turma
Matrículas: 24/07 e 26/07
Requisitos: a partir de 12 anos
Aulas: Terça e Quinta:
09:30-10:30 (Melhor Idade)
10:30-11:30
14:00-15:00
15:00-16:00 (Melhor Idade)
 
Fotografia:
Vagas: 20 (por turma)
Instrutor: Henrique José Cocentino Fernandes
Matrículas: 24/07 (a tarde) e 25/07 (a tarde)
Requisitos: a partir de 15 anos; possuir câmera digital própria, ter conhecimentos basicos de informatica e internet
Aulas: Terça: 14:00-17:00 (turma 01)
Quinta: 14:00-17:00 (turma 02)
 
Teclado/Piano:
Vagas: 05 vagas (turno matutino) e 10 vagas (turno vespertino)
Instrutor: Leandro Rocha
Matrículas: 24/07
Requisitos: partir dos 12 anos e ter instrumento próprio
Aulas: Terça:
09:00-10:30
10:30-12:00
13:00-14:30
14:30-16:00
16:00-17:30
Quinta: 09:00-10:30
 
Teatro
Vagas:
Turno Vespertino: 19 vagas
Turno Noturno: 30 Vagas
Instrutor: Alex Cordeiro
Matrículas: 24/07 e 26/07
Requisitos: a partir de 15 anos
Aulas: Terça e Quinta
15:00-18:00 (+30 anos)
18:00-21:00 (de 15 a 30 anos)
 
Kung Fu:
Vagas: 25 por turma
Instrutor: Marcones Andrade
Matrículas: 24/07 (pela manhã) e 25/07 (manhã e tarde)
Requisitos: a partir de 08 anos
Aulas: Terça e Quinta
07:30-08:30 (Turma 01)
18:30-20:00 (Turma 02)
 
Tai Chi Chuan:
Vagas: 25 por turma
Instrutor: Marcones Andrade
Matrículas: 24/07 (pela manhã) e 25/07 (manhã e tarde)
Requisitos: a partir de 15 anos
Aulas: Terça e Quinta
06:30-07:30 (Turma 01)
17:30-18:30 (Turma 02)
 
Práticas Corporais:
Vagas: 10 por turma
Instrutor: Themis Soares
Matrículas: 24/08 e 25/08 (sempre pela manhã)
Requisitos: a partir de 45 anos
Aulas: Seg. e Quarta
8:30-9:30 (Turma 01)
10:00-11:00 (Turma 02)
Ter. e Quinta: 17:00-18:00 (Turma 03)

Inaugurado em 30 de março de 2010, foi construído no local onde funcionava a Penitenciária Doutor João Chaves. Com mais de mais de 6,4 mil metros quadrados de área construída, o complexo possui: cine-teatro, com capacidade para com capacidade para 300 pessoas, galeria/pinacoteca, sala para a realização de oficinas de trabalhos manuais, sala para inclusão digital, sala de vídeo-conferência, sala de música, sala de teatro, sala de dança e sala de fotografia.

Administrado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, o CCN também abriga o Núcleo de Prática Jurídica e o Curso de Graduação de Ciência da Religião.

Fonte: CCN / UERN

segunda-feira, 23 de julho de 2012

FEIRA DE ANIMAIS SILVESTRES EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, É UMA VERGONHA‏


Por Aramy Fablício
Imagem: Jovem Pan
Em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, a feira de animais silvestres é uma vergonha, lá os animais são comercializados livremente e há raras apreensões dos órgãos competentes. Vale salientar que feiras desta categoria existem por todo o país e se configuram como uma vergonha nacional. Em Campina grande, várias espécies de animais são negociadas, principalmente as aves, e entre elas a mais cobiçada do momento: o azulão do nordeste,  ave endêmica de algumas partes do nordeste, ameaçada de extinção e, segundo o ambientalista Aramy Fablício, “com um quadro irreversível, pois as políticas ambientais são ultrapassadas”. E mesmo que houvesse apreensões, na região quase não existem mais azulões soltos na natureza. Há relatos de que na região do cariri ainda existam alguns, mas é apenas uma questão de tempo até o capturador apreendê-lo e levá-lo para o mercado negro. E devido a sua raridade, o valor aumenta.

Além do azulão são negociadas outras espécies de aves endêmicas da região como a pinta silva do nordeste, o galo de campina, o goladinho, o vem-vem, a maria-fita e tantas outras nativas e também as migratórias como o bigodinho, o papa-capim, o caboclinho lindo, a chorona. Também são negociados animais como saguis, guaxinins, tatus, cobras, camaleões e tantos outros. Tudo tem seu valor no mercado negro, inclusive as plantas exóticas, características da região nordeste.

“O que eu não entendo é que se existem feiras de animais silvestres funcionando livremente, deveriam ser liberadas feiras para drogas, armas e tudo o que é ilícito por lei. Publiquei uma matéria na qual propunha tolerância zero com a criação ilegal de animais silvestres. Em locais nesta situação, os responsáveis seriam multados e processados, é necessária esta ação para começar a reverter este quadro. Mas é comum em todo Brasil ver alguém desfilando numa praça ou numa rua com uma gaiola e dentro uma ave do nordeste, do centro-oeste, do norte, ou de outras regiões. E nada é feito?” afirma o ambientalista Aramy Fablício.

O IBAMA e outros órgãos ambientais muitas vezes recebem a culpa de não darem conta de suas atribuições, mas como é que um guarda florestal vai cuidar de uma área imensa, dadas as dimensões de nosso país, levando em conta que são desprovidos de transportes, suprimentos e outros equipamentos necessários. O problema verdadeiro encontra-se em duas esferas: no congresso nacional, que não dá o devido apoio e burocratiza a ação destes órgãos, além de fazer as políticas ambientais regredirem, e na própria população, que alimenta o tráfico. Segundo Aramy Fablício, a ação mais eficaz seria a descentralização da atuação destes órgãos, com a criação de sedes em todas as cidades do Brasil e com guardas florestais fixos em cada cidade, sendo estes escolhidos após rigoroso concurso e conhecedores da realidade do local onde estiverem inseridos, para que a comunidade tenha a quem recorrer no caso de qualquer ocorrência. Esta medida, inclusive, geraria inúmeros empregos em todos os pontos do país.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

GEOTRILHAS/RN PROMOVE O ARRAIÁ DO CHAFURDO 2012


Geotrilhas/RN no Arraiá do Chafurdo 2012
Após um ano da realização da Trilha Rural de Dona Inês, o Projeto Geotroilhas/RN retorna mais uma vez ao Assentamento Tanques para desta vez organizar o primeiro Arraiá do Chafurdo. 

O evento contou com a participação de oito geotrilheiros que levaram para o município paraibano muita alegria, animação e principalmente solidariedade aos assentados do Tanques.  Numa ação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na pessoa do secretário, Mariano Ferreira; a CandyPop (industria de balas, caramelos e pirulitos); DN Bijoux e do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos, o Geotrilhas/RN proporcionou uma festa junina baseada nas antigas tradições juninas, relembrando o São João esquecido por muitos há anos.

Brincadeira da pescaria
Durante o arraiá, que teve início logo nas primeiras horas da tarde, as crianças do assentamento tiveram a chance de participarem de várias brincadeiras, antes esquecidas pelo tempo, como pescaria, quebra panela, cavalhada e o pau de sebo. Todas as brincadeiras tiveram prêmios para os vencedores, como doces, brinquedos e troféus. As brincadeiras juninas foram cercadas de muita emoção, de modo que as crianças tiveram a oportunidade de brincarem pela primeira vez estes tipos de brincadeiras, e principalmente pelos geotrilheiros e assentados, que reviveram os antigos jogos que fizeram parte de suas infâncias.

Premiação do Concurso de Cordel
Na parte da noite, o arraiá contou com a presença de muita gente bonita, onde puderam participar dos concursos culturais de aboio, cordel, culinário (escolha do melhor arroz doce, bolo de macaxeira, canjica e pamonha), que premiou com troféus e presentes os melhores do Tanques. Ainda durante os festejos da noite, houve quadrilha improvisada, com direito a casamento matuto, em que as meninas do assentamento concorreram a bijuterias, no concurso de melhor caracterização junina.


Quadrilha junina anima a noite
O restante da noite do Arraiá do Chafurdo ficou com a animação dos competentes músicos do Trio Paraibano, que tocou os grandes sucessos do forró pé de serra, e suas próprias composições que homenageia a bela Dona Inês.

No geral, o Arraiá do Chafurdo conseguiu unir o espirito aventureiro e  solidário do Projeto Geotrilhas/RN em prol de mais de 200 pessoas que compareceram ao Assentamento Tanques, com uma festa junina centrada nas tradições nordestinas e na cultura dos destemidos  vaqueiros. 

Queremos agradecendo aos nossos parceiros (Candy Pop, DN Bijoux, Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dona Inês), além dos amigos Cristiano Lourenço, Mariano Ferreira, Nilton Gomes, Rosangela Santos, Seu Geraldo e família e todos os assentados do Tanques, que de alguma forma contribuiram para o sucesso de nosso evento.

Finalizamos esta matéria com os versos do nosso secretário e cordelista, Mariano Ferreira, onde em suas talentosas estrófes, descreve o Arraiá do Chafurdo de acordo com a cultura cordelista. 

Geotrilhas promoveu
Arraíá para os Assentados
dia 17 de junho
ninguém ficava parado
com um forró-pé-serra
prestigiando nossa terra
e todos homenageados...

As criança receberam
lembrancinhas de São João
ficaram muito animadas
com tanta premiação
além disso o Geotrilhas
improvisou uma quadrilha
foi grande a animação...

Houve concurso de Cordel
José de Jorge o ganhador
na base do improviso
aos presentes encantou
com a história de um menino
vítima de um assassino
que impiedosamente o matou...

E concurso de aboio
os vaqueiros improvisando
Tarciso e Luiz Birro
Paulo Teles e Luciano
mas quem ganhou o troféu
para ele tiro o chapéu
Nilton Gomes foi soberano...

Além da animação
comida não pode faltar
teve festival gastronômico
com a receita do lugar
Jalma Birro, a ganhadora
que além de professora
mostrou dote em cozinhar.

Pedro e Lala, contamina
é um casal alegria
Lázaro Freire, alí de lado
mas é ele que gerencia
mantém todos os contatos
é um administrador de fato
turismólogo pela academia...

A noite foi só alegria
mostrando que o São João
é a maior festa popular
que existe nesse sertão
no litoral e agreste
onde o cabra da peste
mantém sua devoção...

O Trio Paraibano
cantando nosso nordeste
ico grande sanfoneiro
no zabumba, Cloves investe 
Com Cida improvisando
a quadrilha comandando
era só fazer um teste...

Para alavancar o turismo,
Meio ambiente e cultura
Não tem faltado apoio
Por parte da prefeitura
Consolidando o destino
O prefeito Antonio Justino
Vem cumprindo sua jura.
Agradecemos ao Geotrilhas.


domingo, 15 de julho de 2012

COMO CRIAR UMA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL. BRASIL JÁ TEM 600 RPPNS.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), oficializou nesta sexta-feira (6) a criação de mais duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Como isso, o País atinge a marca de 600 RPPNs federais. Juntas, elas protegem cerca de 480 mil hectares, o que equivale a mais de 440.000 campos de futebol.As duas RRPNs instituídas nesta sexta estão localizadas em Santa Catarina. 
 
A primeira, a Corredeiras do Rio Itajaí II, em Itaiópolis, tem uma área de 79,05 hectares e foi criada pela Portaria nº 78. A portaria nº 79 criou a segunda RPPN, a Florescer, que fica no município de Urubici e compreende uma área de 154,74 hectares.Os proprietários da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí II, Germano Woehl Junior e Elza Nishimura Wehl, realizam diversos trabalhos para preservação do meio ambiente. Além dessa reserva, já possuem oito RPPNs e mais uma em fase de criação. Todas estão localizadas nos municípios de Itaiópolis e Guaramirim (SC).Segundo Germano, na área onde está sendo criada a RPPN vive o raro e ameaçado pica-pau-de-cara-canela (Dryocopus galeatus), que está na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção. “Quando a área é transformada em RPPN, sua preservação fica legalmente assegurada mesmo quando não estivermos mais aqui. Eu conheço dezenas de casos de pessoas que amavam a natureza, cuidavam da mata que tinham em suas propriedade, não retirando palmito, nem um musgo sequer. Mas, assim que morreram, os sucessores não tiveram a mesma visão e destruíram tudo. Isso não acontece quando transformamos a área em RPPN”, destacou Germano. Plano de manejo.Também na sexta-feira 6 de julho, o Diário Oficial da União traz a portaria de nº 80, do ICMBio, que aprova o plano de manejo da RPPN Serra do Lucindo, localizada no município de Bela Vista do Toldo, em Santa Catarina. 
 
A aprovação não exime o proprietário de seguir todos os trâmites técnicos e legais necessários à aprovação de projetos, programas e planos junto aos órgãos ou instituições ambientais competentes, em atendimento à legislação vigente e aos usos permitidos na RPPN, conforme Decreto nº 5.746, de 06 de abril de 2006.O plano de manejo da RPPN Serra do Lucindo ficará disponível na sede da unidade e no Centro de Documentação do ICMBio, em Brasília. 
 
Conservar a biodiversidadeA Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma unidade de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. Gravada com perpetuidade, por intermédio de Termo de Compromisso averbado à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis, o proprietário assume espontaneamente o compromisso pela preservação da propriedade por tempo indeterminado. 
 
Como tem caráter permanente, mesmo no caso de venda, a área continua sendo uma unidade de conservação e deve ser preservada.Essa categoria só pode ser utilizada para o desenvolvimento de pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais previstas no Termo de Compromisso e no seu plano de manejo. Exemplo disso, em 1990 foi criada a RPPN Vagafogo, localizada no município de Pirenópolis, no estado de Goiás. Com apenas 14 hectares, a reserva disponibiliza diversos serviços e atividades voltadas ao ecoturismo.
 
A Bahia lidera. O estado com o maior número de RPPNs federais é a Bahia, com 93 unidades, seguido de Minas Gerais (88) e Rio de Janeiro (64). O bioma Mata Atlântica é o que concentra a maior parte das RPPNs Federais (55%). Já o Pantanal tem a maior extensão de área protegida pela categoria, com cerca de 244 mil hectares. “A criação de RPPNs é fundamental porque significa a compreensão e o apoio da sociedade civil ao esforço público de conservação da biodiversidade. 
 
O dever de conservar deve ser de cada um de nós, cidadãos brasileiros. Mas aqueles que tem a oportunidade de destacar parte de sua propriedade particular à perpetuidade na forma de uma reserva particular estão contribuindo significativamente para a conservação ambiental deste país”, destaca o diretor de Criação e Manejo de UCs, Pedro Cunha e Menezes.Como criar uma RPPNOs interessados em ter seu imóvel transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural devem acessar o Sistema Informatizado de Monitoria de RPPN (SIMRPPN) no site do ICMBio, para preenchimento do requerimento. Os procedimentos que antes eram realizados manualmente agora são realizados via internet, tornando o processo mais simples e transparente.José Luciano de Souza, técnico da Coordenação de Criação de Unidade de Conservação, esclarece que o sistema documenta cada etapa do processo de criação e realiza cerca de 70% da analise que antes era executada manualmente. “O SIMRPPN fornece informações sobre o andamento do processo, permitindo o acompanhamento tanto pelos técnicos do Instituto como pelo proprietário da reserva proposta”, afirma Luciano.
 
Os procedimentos para a criação de uma RPPN estão disponíveis na publicação “Roteiro para criação de RPPN Federal, que pode ser acessada aqui
 
Fonte: GUTO NEWS