Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TRILHA DA REFORMA AGRÁRIA - ESPÍRITO SANTO/RN




Localizada na Mesorregião Leste Potiguar, o município de Espírito Santo está distante 69 Km da capital Natal, possuindo um clima de tipo Tropical Chuvoso. 

Seu revelo é considerado baixo, tendo a sede do município uma altura aproximada de 44 metros em relação ao nível do mar. Ainda em relação ao revelo, podemos encontrar características típicas da Depressão sub-litorânea, das Planícies Fluviais e dos Tabuleiros Costeiros, com grande presença na região. 

Quanto à vegetação de Espírito Santo, é composta de basicamente pela Caatinga Hiperxerófila (jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro). Já a hidrografia do município esta inserida na Bacia do rio Trairi, tendo os como principais mananciais os rios Jacu, Ararai e Catu; os riachos da Várzea, do Sal, da Uma, Jundiá, Barbatinga, Barroca, Umbu, das Pedras e Pequiri e as lagoas da Porta, Genipapo e Carnaúba.  

Dentro do território de Espírito Santo esta localizada a Área de Proteção Ambietal Piquiri-Una, possuindi uma área de 12.019,668 ha.

A história de Espírito Santo teve inicio em 1877, quando foi fundado um pequeno povoado as margens do rio Jacu com o nome de Canabrava. Este povoado ainda pertencente a Goianinha seria mais tarde passado a categoria de distrito, denominado de Cruz do Espírito Santo, passando para administração de Várzea em 1953. Só em 1962, o município é emancipado, passando a compor o quadro político do Estado.

GEOTRILHAS/RN EM ESPÍRITO SANTO

 
A trilha da Reforma Agrária ocorreu no dia 02 de setembro e contou com a participação de 14 geotrilheiros. Por volta das 08h:30 o grupo chegou até a praça matriz de Espírito Santo, onde foi feito o primeiro registro da nossa visita em frente a Igreja Matriz. Logo em seguida, o grupo seguiu para um rápido café no centro comercial da cidade, antes de encontrarmos o nosso guia Chicão, que infelizmente não pode nos acompanhar. Em seu lugar, a assentada Patrícia assumiu as funções de guia do grupo, levando-nos para conhecer os dois assentamento que seriam visitados. Seguindo para a zona rural do município, chegamos até o Assentamento Mata Verde, onde fomos recebidos pelo assentado Elias, que faria a condução do grupo pela APA Piquiri-Una, em busca da famosa gameleira centenária, que possui cerca de 10 altura e um diâmetro que é necessário 12 pessoas para abraçá-la.

Percorrendo cerca de 3 km por um estradão, chegamos a entrada da reserva, onde em seguida entramos mato adentro por veredas muito fechadas repletas espécies de plantas conhecida como tiririca e taboca. Essas plantas possuem uma folha bastante afiada, que facilmente corta a pele humana.

Em busca de uma melhor passagem para encontramos a tão falada gameleira, ficamos boa parte da manhã circulando por dentro da APA, mas não conseguimos encontrar um melhor caminho para chegar ao nosso objetivo. Segundo Elias,  a falta de comunicação dos parceiros locais com a assentamento, fez com que a nossa chegada a gameleira fosse possível, devido a não abertura de “picada” nas trilhas da APA. 

Dessa maneira, o grupo decidiu abortar a missão, e retornar para o assentamento. Porém, por um outro percurso misto de tabuleiro e mata com nascente, repleto de bromélias. A vegetação em nossa volta nos chamava a atenção devido ao porte das arvores e dos mandacarus que encontramos pelo caminho. Após uma caminhada de mais 4 Km em mata fechada, saímos por trás de um roçado de batata, de onde seguimos para o assentamento. Chegando ao local, o grupo promoveu uma ação social com a distribuição de kits escolares e de higiene bucal, que contribuiu para alegria das crianças do assentamento.

Terminada a nossa visita ao Assentamento Mata Verde seguimos para o Assentamento Timbó, onde fomos conhecer a cachoeira do Sabiá a única cachoeira da região Agreste que possui água perene. Percorrendo uma pequena trilha, passamos por uma área de dendês e uma pequena mata fechada até chegar ao local da cachoeira. No lugar, uma queda d’água com cerca de 8 metros jorrava uma água cristalina que refrescou os geotrilheiros após a dura caminhada pela mata. 


Retornando para a cidade, o grupo se reuniu no restaurante J.J. para almoçar e para prestamos uma homenagem ao aniversariante do dia, o geotrilheiro Pedro Júnior que ficava uma trilha mais velho. Com uma festa de aniversário com direito a chapéu e língua de sogra, mamãe Lala expressou o seu sentimento materno ao falar do filho que trás tanto orgulho. Com o primeiro pedaço de bolo entregue a mãe, o aniversario do Pedro Júnior continuou até o entardecer, quando retornamos para Natal, finalizando as atividades programadas para o dia.


Raio-X

Nível de Dificuldade – Leve
Localização da Trilha – Bom
Disponibilidade de Socorro Médico – Bom
Apoio Logístico - Bom

Recomendações necessárias para trilhar

- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;
- Utilizar bastante protetor solar;
- Levar cantil com bastante água;
- Levar repelente contra insetos;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores;
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do condutor;
- Levar kit de primeiros socorros.

Onde Comer 
Bar e Restaurante J.J.

Fone: (84) 9158-2728

Contatos para realização de trilha
Patrícia
Fone: (84) 9162-5378

Realização

 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UERN PROMOVE O 1º FESTIVAL DOCTURISMO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, tem o prazer de convidar a sociedade potiguar para prestigiar o 1º Festival Doc Turismo.

O evento é uma promoção do Departamento de Turismo da UERN - Campus Natal, que vem apresentar a comunidade norte-riograndense, em forma de documentários, os trabalhos desenvolvidos pelo acadêmicos do curso de Turismo da instituição, que estão contribuindo para divulgar, fomentar e incentivar o Turismo do Rio Grande do Norte.

Na oportunidade, serão apresentados os seguintes produções audivisuais, que irão concorrer ao Prêmio Acadêmico Algarim Medeiros da Silva.
  • Baía Formosa: O destino dos sonhos;
  • Belezas Naturais de Genipabu e seu Potencial Turístico;
  • Caminho das Dunas;
  • Guamaré: A correnteza das águas apontando para o Turísmo;
  • Lajes do Cabugi: A porteira do Sertão Potiguar;
  • Praias Urbanas do Centro de Natal/RN. 

O 1º Festival DocTurismo acontecerá a partir das 19h:00 do próximo dia 25 de outubro (Quinta-feira), no auditório do Campus Natal. Situado na Av. Airton Sena, 4241, Neopólis, Natal/RN.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

2º PEDAL DE SANTA RITA DE CÁSSIA



A Ong Baobá, está realizando no dia 27 de outubro de 2012, sábado, o segundo pedal noturno na rota de estradas pelo interior do RN, evento “2º Pedal de Santa Rita de Cássia”.

Evento cicloturistico
Com inscrição limitada, faz parte do projeto "Bicicleta": Modalidade da Paz", da organização não governamental Baobá, cuja ação tem como objetivos promover a saúde através do esporte e divulgar pelo cicloturismo as belezas do interior do estado.

Estátua de Santa Rita de Cássia
Localizada no Agreste Potiguar, no Municipal de Santa Cruz/RN, distante 115km da capital potiguar, é considerada a maior estátua católica do mundo. O evento conta com o apoio da Associação dos Ciclistas do RN – ACIRN e da loja Bike Aventura.

Serviço
2º Pedal de Santa Rita de Cássia (Natal x Santa Cruz)
Data: 27/10/2012 (Sábado)
Concentração: Loja Agé (BR 101)
Horário:22h30
Partida: 23h
Roteiro: BR 101, BR 304 e BR 226
Distância: 115 km
Retorno Natal: 28/10/12
Horário: 9h30
 
Realização: Ong Baobá
Apoio: ACIRN e Bike Aventura

Informação/Inscrição/limitadas
Haroldo Mota
(84)8845.4603/9927.6555
baobacontato@gmail.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO ITAMBÉ DO MATO DENTRO

Conheça uma dos mais belo pontos a serem visitados pela Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real 2012. O município de Itambé do Mato Dentro.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO IPOEMA

Na sequencia de nossa série de reportagens sobre a Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real 2012, vamos fazer uma conexão Bom Jesus do Amapo, com o distrito de Ipoema. 

Um lugar cercado de belezas e mistérios da crença popular mineira, que foi até tema de reportagem no Jornal Nacional.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO BOM JESUS DO AMPARO


Conheça Bom Jesus do Amparo. O pequeno lugar de passagem obrigatória na Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real 2012.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CASA DO POBRE RECEBE ALIMENTOS DO LEILÃO DENIS NAVARRO


A Casa do Pobre recebeu neste último final de semana (07/10), a doação de 135 Kg de alimentos oriundos do Leilão Solidário da Liga de Kartismo Amador Potiguar (LIKARP). 

Os alimentos foram entregues pelos pilotos Wagna e Walter Dantas, que juntos arremataram um kit composto de camisa e jaqueta, do piloto da Stock Car Brasil, da equipe Chevrolet Vogel Motorsport. 

Irmã Ananília, presidente-fundadora da instituição de caridade curraisnovense, recebeu os pilotos com muita alegria e agradeceu a preferência da doação. 

A Casa do Pobre atende por dia cerca de 80 pessoas, entre adolescentes e adultos carentes, que recebem café da manhã e almoço. Além de abrigar pessoas de outros municípios, quando a capacidade do hospital está no limite. 
 

 


domingo, 7 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO BARÃO DE COCAIS

Conheça mais um ponto inserido no roteiro da Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real 2012. Nesta reportagem, vamos até a cidade de Barão dos Cocais.
De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Barão dos Cocais, o município é conhecido nacionalmente como Portal do Caraça, foi fundada no inicio do século XVIII, por bandeirantes portugueses e paulistas que descobriram o lugar depois de descer o rio São João, a partir do povoado Socorro. O primeiro nome de São João do Presídio do Morro Grande foi porque o arraial nasceu ao sopé de um extenso morro e por isso ficou conhecido como Morro Grande.

O município é dotado de extremas belezas, graças ao revelo e hidrografia favorável a formação de lindas cachoeiras.

sábado, 6 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO CATAS ALTAS

O município de Catas Altas também faz parte do roteiro da Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real. Conheça o lugar onde o ouro fez de Catas Altas uma das cidades mais ricas do Brasil no Século XVIII.

A produção é do programa Terra de Minas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO MORRO DA ÁGUA QUENTE


Dando continuidade a série de reportagens que antecedem a Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real, conheça hoje o distrito de Morro da Água Quente. Um dos locais que serão visitados pelos geotrilheiros.

A reportagem é uma produção da TV Alterosa, mostrando as belezas do povoado que conserva os ares de antigamente.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TREM BIKE 2012



A Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/RN), convidam os ciclistas para participar no dia 06 de outubro de 2012, sábado, da edição do Trem Bike 2012 - Ceará-Mirim.

Vagão exclusivo
Para 45 ciclistas e suas bicicletas, cujo objetivo e promover o cicloturismo no interior potiguar e incentivar o uso da bicicleta como agente promotor da saúde e lazer do cidadão.

A programação
Consta com a saída às 6h40, da estação de trem da Ribeira, após o desembarque, por volta das 8h00, em Ceará-Mirim, todos os ciclistas se dirigem para o Mercado Publico, onde tomaremos nosso café da manhã. Em seguida faremos a Rota dos Casarões e seus Engenhos. Almoçaremos às 13h00, e a volta está prevista no último trem, no horário das 16h54min. Estaremos na estação da Ribeira em Natal às 17h30min.

Livro e árvore
É necessário cada ciclista levar um livro para doar na biblioteca da municipalidade, além da taxa de pagamento do trem bike. A ACIRN irá plantar uma árvore da espécie de ipê-amarelo, como símbolo da nossa passagem pela cidade. Lembramos que todas as despesas serão custeadas pelos ciclistas.

Inscrição
Deverá ser feita via e-mail (associclistasrn@gmail.com) até o limite de 45 pessoas, em 05.10.12, até às 17h. Após essas vagas, abriremos uma lista de espera, a ser usada em caso do não comparecimento do inscrito, preferencial na estação, antes do embarque.

Serviço: Trem Bike 2012
Destino: Cidade de Ceará-Mirim
Largada: Estação Ferroviária da Ribeira/Natal-RN
Data: 06.10.2012 (sábado)
Largada: 6:40h
Retorno: 17:30 (em Natal)
Realização: ACIRN
Parceria: CBTU/RN
Contato: associclistasrn@gmail.com
Haroldo (84)9927.6555
Marcio (84)8898.9727

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: CONHECENDO BH




Faltando pouco mais de um mês para o início da Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real, a série Rumo a Estrada Real volta com toda força ao blog do Projeto Geotrilhas/RN.


Acompanhe os primeiros locais a serem visitados no primeiro dia pela comitiva do Geotrilhas/RN.



Conheça o passeio histórico no centro de Belo Horizonte com as visitas a lagoa da Pampulha e o Mercado Central de BH.

Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real 2012. É coisa de Lord!