Páginas

ESCOTEIROS - GEMAN-64º/RN


O escotismo é um movimento feito para os jovens com a participação de adultos voluntários, reconhecido pelo MEC através do Decreto-Lei nº. 8.828 de 24 de janeiro de 1946 como uma instituição de educação extra-escolar o qual tem preocupação com o desenvolvimento integral do ser humano e com a educação permanente dos jovens, como complemento familiar, escolar e de outras instituições. Seu propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos – GEMAN-64º/RN, CNPJ nº. 07.590.092/0001-56, reconhecido como projeto de Responsabilidade Social do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN pela Portaria nº 354/2008-DG/CEFET-RN, de 5 de junho de 2008, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e comunitário, destinado à prática da educação não formal, sob a forma do Escotismo no nível local, com sede, foro e domicílio na Avenida Senador Salgado Filho, nº 1559, Bairro Tirol, CEP. 59.015-000, Natal, Estado do Rio Grande do Norte, filiado à União dos Escoteiros do Brasil – UEB.

O escotismo visa dar condições para a prática do Escotismo através da Educação não-formal, oferecendo aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões de sua personalidade, educando, divertindo e socializando crianças e jovens através de atividades fixas e variadas que contribuem para a conquista dos objetivos educativos de maneira paulatina, seqüencial e cumulativa.

O Movimento Escoteiro, portanto, procura satisfazer as necessidades educacionais de cada jovem na medida em que estas se apresentam, enquanto continua estimulando o desenvolvimento em todas as áreas admitindo que cada pessoa tem diferentes potencialidades e, por isto, procura ajudar cada jovem a desenvolver ao máximo suas habilidades, ou seja: fazer o melhor possível inclusive os jovens com necessidades educacionais especiais.

A parceria entre o GEMAN-64º/RN e o Projeto GEOTRILHAS/RN teve início a partir da entrada do membro Lázaro Freire, que na oportunidade ministrou um mini curso sobre Prevenção ao Crime aos membros juvenis do GEMAN. Dai então, o geotrilheiro continuou junto ao grupo com atividades ligadas ao Meio Ambiente, sendo uma extensão do curso de Geografia que, agora  o novo escoteiro cursava. Com a promessa feita, o escotista buscou trazer novos membros do GEOTRILHAS/RN para o grupo escoteiro, conseguindo trazer os companheiros Erdevaldo Oliveira, Ângelo Roncalle, Eline Soares e Thiago Jonatas  (este sendo o único promessado juntamente com Lázaro) para dentro do movimento.As ações desenvolvidas em conjunto com o GEMAN, estão não só relacionadas a Educação Ambiental, mas também nas áreas de saúde, segurança, cidadania e lazer. As participações são sempre efetivas nos eventos escoteiros,  cursos de especialização no movimento escoteiros, campanhas, acampamentos e nas frentes de tropas, onde já existem geotrilheiros comandando secções.


1.1 Aula de comunicações.


 1.2 Campanha Respeite Essa Vaga


1.3 Aula de Oceanologia


1.4 Soltura de Tartarugas Marinhas (Projeto Tamar)



                                                          
 1.5 Ação Global 2010


1.6 Atendimento ao Público

                      

1.7 Aula de Sapador
1.8 Barco Escola Chama Maré



1.9 Entrega de Certificados


2.0 Mutirão de Limpeza da Praia de Muriú