Páginas

TRILHANDO O VERDE


Visualizar CAMPANHA TRILHANDO O VERDE em um mapa maior


O processo de desmatamento da flora nativa do Rio Grande do Norte é uma conseqüência inevitável do atual processo econômico por onde o Estado passa. As percas são inevitáveis nos mais diferentes biomas, como a mata atlântica e a caatinga, sendo esta última encontra-se num avançado processo de desertificação, principalmente na Região do Seridó.

A Campanha Trilhando o Verde foi uma iniciativa criada pelo GEOTRILHAS/RN vista a necessidade de preservação do meio ambiente nos municípios visitados pelo grupo, utilizando-se da educação ambiental para atingirmos este objetivo.

O processo funciona da seguinte maneira: Durante a realização das nossas trilhas é escolhido um local, onde é semeada uma muda de árvore (de preferência típica da região) por um dos trilheiros participantes, e mais o guia local que fica com a obrigação de cuidar da muda até o momento que ela se desenvolver por completo.

As mudas utilizadas pela campanha são doações do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos, que mantém uma parceria com o projeto GEOTRILHAS/RN não só envolvendo medidas ambientais, como a semeação das mudas no viveiro do grupo, e demais campanhas a nível local, nacional e internacional, mas também em atividades que ajudam aos jovens membros do Movimento Escoteiro nos campos do social, esportivo e na formação do caráter cidadão dos escoteiros.

Até o momento, desde maio de 2010, já foram semeadas mudas em sete cidades do Rio Grande do Norte, e uma grande campanha no município de Lençóis/BA, onde foram plantadas varias mudas no leito do rio São José em parceria com a ONG GAL (Grupo Ambientalista de Lençóis), quando da realização da Expedição GEOTRILHAS/RN na Chapada Diamantina.

A campanha tem duração por tempo indeterminado, sendo uma obrigação de responsabilidade ambiental do GEOTRILHAS/RN, dando uma contrapartida a mãe natureza, que nos proporciona belas imagens e sensações que só o Ecoturismo pode nos proporcionar.

1ª Ação em Florância/RN - Eline e Jota Júnior (Guia)

2ª Ação em Serra de São Bento/RN - Joãozinho Felisberto(guia) e Ângelo




3ª Ação em Guamaré/RN - GEOTRILHAS/RN e GEMAN-64º/RN




4ª Ação em Areia Branca/RN - Graça



5ª Ação em Lajes/RN - Eudes (guia) e Átila

6ª Ação em Serra Caiada/RN - Barão e Octávio
7ª Ação em Lençóis/BA - Rafaella e Alexandre (GAL)
8ª Ação em Assú/RN - Méssias e Daniela