O Ponto de Cultura do Pium criou um núcleo de produção audiovisual. “Apesar de ainda não ter recebido recursos para este ano”, destaca a coordenadora Fátima Oliveira.
A produção ainda é tímida e depende da iniciativa de alguns, mas o objetivo é experimentar as possibilidades que os envolvidos no projeto vão descobrindo, para aprimorar a prática de comunicar através da linguagem audiovisual.
Com uma câmera digital de baixa resolução, sem suportes ou microfones para captação de áudio, estamos trabalhando com registros de nossa rotina e produzindo curtas sobre a vida local.
Assim surgiu a idéia de fazer curtas temáticos, documentários. No mês de maio, o Cineclube exibiu filmes com foco na mulher-mãe. Pegando esse gancho, a produção retratou quatro mulheres, de origens diferentes, moradoras do Pium, que são mães e mantêm algum projeto como figura pública.
“No vídeo optamos por captação em câmera de mão para aproximar mais as entrevistadas da câmera e aproveitar o máximo as suas falas (o áudio), e não constrangê-las. No final, colocamos propositalmente, cenas mais espontâneas, que traduzem essas conversas feitas com auxilio de uma câmera”, destaca Fátima Oliveira.
No próximo mês de julho, o Ponto de Cultura começará exibições nas ruas do Pium, com curtas potiguares e de outros lugares, assim como os produzidos pelo Núcleo. Quem tiver interesse em saber mais dessa experiência é só ligar para Fátima Oliveira no telefone (84) 8891 4257.
Fonte: Jornal do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário