Semestralmente o projeto GEOTRILHAS/RN organiza o Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart que reune os diversos participantes das trilhas do projeto, amigos, colaboradores e convidados. Já são três edições organizadas, em que sempre é homenagiado uma personalidade do automobilismo que empresta seu nome ao troféu disputado no kartódromo de Natal. Para a 3ª edição do desafio, o piloto homenageado é o paulista Gustavo Sondermann, que no início do ano teve sua promissora carreira interrompida pelo acidente fatal na pista de Interlagos durante a primeira etapa da Copa Chevrolet Montana.
Conheça melhor o nosso homenageado.
O piloto e instrutor de automobilismo Gustavo Sondermann nasceu em São Paulo no dia 17 de fevereiro de 1982.Começou no kart aos 16 anos, e em 2002, o piloto começou a correr na Fórmula Renault Brasileira, partindo para versões internacionais da categoria em 2003, 2004 e 2005 – Fórmula Renault Americana, Fórmula Renault Inglesa e Fórmula Renault Europeia.
Voltou ao Brasil em 2006, para correr nas categorias de base da Stock Car. Em 2007 disputou a Stock Light pela equipe FTS Competições. Nesse ano a equipe viveu uma tragédia: o companheiro de Gustavo, o paranaense Rafael Sperafico morreu em um acidente em Interlagos na última etapa do campeonato. Sondermann era o líder no momento do acidente e foi declarado vencedor, com supensão da prova antes que se completassem os 75% do total da corrida. Naquele ano,terminou o campeonato em sexto lugar.
Acidente de Rafael Sperafico na mesma curva em que quatro anos depois Sondermann seria vítima
Em 2008 foi para a equipe Pauta Racing e paralelamente disputou a Pick-Up Racing pela equipe Gramacho, sagrando-se campeão com cinco vitórias em oito etapas, superando pilotos como Paulo Salustiano. Na primeira etapa do campeonato,após vencer,subiu ao pódio com uma camiseta homenageando Rafael,que havia morrido quatro meses antes.
Sondermann da entrevista sobre a pole na Pick Up Race
A conquista do título da Pick Up Racing, em 2008, foi seu melhor momento no automobilismo.
Entrevista de Sondermann após a vitória da 2ª etapa do Pick Up Race de 2008
Em 2009, disputou a Stock Car Light pela equipe Gramacho, possuindo 6 vitórias na categoria e marcou 9 poles.
Entrevista de Sondermann ao Canal Speed
Entrevista de Sondermann sobre o GP de Brasília da Copa Vicar
Vitória de Sondermann no GP de Campo Grande 2010
Em 2010, Gustavo Sondermann chegou à classe principal da Stock Car e ao mesmo tempo estreou no Itaipava GT Brasil no ano passado, pela categoria Itaipava GT4, correndo em parceria com Ricardo Ribeiro no modelo Maserati. Para esta temporada, a dupla já havia confirmado participação na Itaipava GT3, pilotando um Lamborghini.
Em 3 de abril de 2011, ao sofrer um grave acidente durante uma corrida disputada pela Copa Montana, Gustavo veio a falecer de morte cerebral, aos 29 anos. O acidente aconteceu na quarta volta da prova disputada em Interlagos. Um pneu montado de forma invertida pode ter causado o acidente, o pneu direito traseiro tinha as ranhuras em sentido contrario a dos demais pneus.
Acidente de Sondermann
Como chovia na hora da prova, a mudança pode ter interferido no volume de escoamento de água dos pneus.O chefe da equipe explicou que a prática do pneu invertido é comum e que possui a aprovação da Goodyear, a fornecedora de pneus.Seus órgãos foram doados e a família teve pressa em encontrar receptores compatíveis, já que sua família é de origem judaica e a religião determina que os órgãos precisam ser tirados e imediatamente transplantados em outro corpo.Seu corpo foi velado e enterrado no dia 5 de abril de 2011 no Cemitério Israelita do Butantã.
Companheiros lamentam a morte de Sondermann
Repercussão na imprensa sobre o acidente de Sondermann
Depoimento de Galvão Bueno sobre o acidente
Sua antiga equipe,a Gramacho, prestou uma homenagem ao piloto, classificando-o como “eterno campeão”. A Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou que pretende investigar a morte de Gustavo.Uma comissão de pilotos criada pelo piloto Thiago Camilo defende as novas diretrizes dadas para evitar que acidentes assim ocorram na categoria.
CARREIRA
2002 5º colocado na Fórmula Renault Brasileira
2003 13º colocado na Fórmula Renault Brasileira
2004 3º colocado na Fórmula Renault Americana e 14º colocado na Fórmula Renault Inglesa
2005 Disputa a Fórmula Renault Europeia
2006 8º colocado na Stock Car Light
2007 3º colocado na Stock Car Light
2008 Campeão da Pick Up Racing
2009 4º colocado na Copa Vicar
2010 Estreia na Stock Car e no Itaipava GT Brasil
2002 5º colocado na Fórmula Renault Brasileira
2003 13º colocado na Fórmula Renault Brasileira
2004 3º colocado na Fórmula Renault Americana e 14º colocado na Fórmula Renault Inglesa
2005 Disputa a Fórmula Renault Europeia
2006 8º colocado na Stock Car Light
2007 3º colocado na Stock Car Light
2008 Campeão da Pick Up Racing
2009 4º colocado na Copa Vicar
2010 Estreia na Stock Car e no Itaipava GT Brasil
Homenagem a Gustavo Sondermann
Nenhum comentário:
Postar um comentário