Desde janeiro a cidade de Natal já conta com a realização de vários programas de reciclagem organizados por algumas empresas privadas, que estão recolhendo vários tipos de resíduos, como olho de cozinha, pilhas e baterias.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos chamados "Três Rs": redução, reutilização e reciclagem de lixo.
Confira os locais de coleta, e os respectivos resíduos.
Pilhas/baterias em geral - Banco Real e Nordestão.
As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.
Óleo de cozinha usado - Lojas Extra, HiperBompreço e Nordestão.
que já reciclam outros tipos de resíduos, como papel, vidro, plástico e metal, estão reciclando também óleo de cozinha
Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
Como fazer: Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom, indicado para esta finalidade.
Vamos todos colaborar para a preservação do Meio Ambiente.
Lixo
ResponderExcluir