Carburador do Kart |
O carburador é uma importante peça no sistema do Kart, é ele que faz a alimentação do combustível no motor, equalizando a mistura AR x COMBUSTÍVEL.
Um bom carburador é tão importante quanto um motor de bom desempenho.
No kart, onde a carburação é regulada pelo próprio piloto, é fundamental que este saiba fazê-la.
As agulhas de carburação regulam a mistura do combustível com o ar, no motor.
O combustível entra juntamente com o oxigênio que vem da entrada de ar do carburador. Juntos, no cabeçote, a faísca da vela causa a explosão da misturam que permite o funcionamento do motor.
O óleo, adicionado ao combustível, lubrifica a parte interna do motor.
O Carburador possui 2 ou 3 agulhas. No de duas agulhas a agulha mais próxima do motor regula a mistura do motor em baixa rotação e a outra para as rotações mais altas.
Regulagem do carburador |
Ao colocar o Kart na pista é comum sair com 1 volta e ½ em cada agulha, dando de duas a três voltas de “aquecimento”. Após o motor aquecido se retira a vela e começa a parte mais sensível a regulagem das agulhas.
Ao analisar a vela deve se observar o seu interior : a parte interna representa a “alta” rotação e deve ficar na cor marrom. A parte de fora representa a “baixa” rotação e deve ficar ligeiramente úmida.
O Carburador de Três agulhas segue o mesmo princípio, só que a terceira agulha é para pistas de retas de altíssimas velocidade.
O Ajuste deve ser feito de forma lenta, sempre fechando 1/8 de volta por vez, pois o estrangulamento da agulha de alta ou baixa acarretará na escassez de combustível e conseqüentemente na falta de lubrificação, que com certeza levará o motor a uma quebra de biela ou pistão ou de ambos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário