segunda-feira, 29 de março de 2010

ACAMPAMENTO ESCOTEIRO INTEGRADO EM MURIÚ CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DO GEOTRILHAS/RN



O grupo GEOTRILHAS/RN comandou várias atividades recreativas, de saúde e educação ambiental aos integrantes do 64 GEMAN e 35 GE Nossa Senhora das Neves.

Durante os dias 19, 20 e 21 de março, o GEOTRILHAS/RN, representados por Eline Soares e Lázaro Freire, mais uma vez fez o seu papel de educação ambiental. Dando continuidade a parceria com 64 GEMAN/RN (Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náutico, também projeto de extensão do IFRN), e agora com o 35 Grupo Escoteiro Nossa Senhora das Neves, promoveram na praia de Muriú, município de Ceará-Mirim, um acampamento escoteiro que reuniu mais de 60 pessoas, incluído lobinhos, escoteiros, sênios, chefias dos ramos e convidados.

Na oportunidade os dois geotrilheiros comandaram atividades de prevenção da Dengue e da Influenza H1N1, por meio de palestras educativas e intervenções na comunidade, tendo a frente das atividades Eline Soares, que é profissional da área de saúde. As atividades náuticas e desportivas, que não deixaram os participantes do acampamento parados um só minuto, ficaram a cargo de Lázaro Freire, que inclusive é chefe do ramo escoteiro do 64 GEMAN.

No último dia de acampamento, Eline e Lázaro ministraram a especialidade de Oceanologia, que esta inserida nos ramos de especialidades dos escoteiros, determinada pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Na oportunidade, os dois instrutores, que são alunos do curso de Geografia do IFRN, puderam por em prática todos os conhecimentos adquiridos nas aulas da disciplina durante o curso.

Além da aula prática, o grupo realizou uma coleta de espécimes pela orla, assim como, organizaram um mutirão de limpeza da praia, que resultou na coleta de uma boa quantidade de lixo. “É por meio dessas parcerias, que podemos contribuir para a educação de nossos jovens. E o movimento escoteiro se torna um ótimo agente de multiplicação dos nossos conhecimentos, já que ele possui um compromisso para a preservação da natureza.” Declarou Lázaro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário