Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GEOTRILHAS/RN REALIZA TRILHA ECOLÓGICA COM OS PARTICIPANTES DO PROJETO PPJA DA PETROBRAS

Desta vez a aula contou com a realização de uma trilha ecológica

O Projeto GEOTRILHAS/RN começou o mês de setembro com mais uma atividade ligada a Educação Ambiental, aplicada ao projeto PPJA da Petrobras. O PPJA foi pensado para atender a uma demanda cada vez mais crescente de inclusão de jovens, sobretudo de baixa renda, no mercado de trabalho e é respaldado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que prevê um percentual de aprendizes nas médias e grandes empresas.

O GEOTRILHAS/RN representados por Kathiuscia Fernandes e Lázaro Freire, ministraram várias aulas sobre Cidadania e Educação Ambiental, aos cinqüentas jovens, divididos em duas turmas nos turnos matutino e vespertino. Pela segunda vez, o educandos visitaram o Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, onde foi possível conhecer parte dos seus 1.172 hectares de mata nativa, por meio da realização da trilha interpretativa da Ubaia Doce, com um extensão de 4.400 metros, que durou aproximadamente 2h:30 de caminhada, até o mirante da Via Costeira, em que foi possível ter uma visão privilegiada do Morro do Careca e do Mar.

Durante o trajeto, os participantes tiveram a oportunidade conhecer de perto toda a grandiosidade do ecossistema dunar, geologia, a fauna e a flora do Parque, além dos atributos importantes para a nossa qualidade de vida (água, ar, clima). Além de conhecerem o outro lado do parque, onde a população que reside em suas encostas poluindo a reserva de forma brutal, despejando lixo por todos os lados. Nesta contexto, foi interessante para promovermos uma reflexão sobre o assunto, tomando como base os conhecimentos aplicados em sala de aula.

O grupo foi acompanhado em todo o percurso por um guia especializado, e a escolta de dois policiais da Companhia Idependente de Policiamento Ambiental, garantindo assim a segurança dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário