Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PRÊMIO GEOTRILHAS/RN "OS MELHORES DE 2009"

Com o intuito de reconhecer, e ao mesmo tempo incentivar os profissionais, empresários e instituições ligadas ao seguimento do turismo nas cidades visitadas pelo GEOTRILHAS/RN no ano de 2009, o grupo promoveu no mês de dezembro o prêmio “GEOTRILHAS MELHORES DE 2009”.

Estiveram aptos a votarem todos os associados que realizaram no mínimo duas trilhas no ano de 2009. Eles opinaram por meio de uma cédula de votação que foi encaminhada aos seus respectivos e-mail, onde proporcionaram disputas acirradas entre seus candidatos. As categorias que foram passiveis de premiação foram melhor trilha, melhor guia, melhor restaurante, melhor pousada, melhor museu, além das melhores áreas de preservação ambiental, histórica e cultural dos municípios.

Os premiados irão receber por através dos Correios, um certificado de reconhecimento e aprovação pela qualidade dos serviços prestados. Areia também será premiada por ser a cidade que reuniu o maior número de premiações individuais, demonstrando assim, que está melhor preparada para atender os seus visitantes.

Conheça agora os premiados

Melhor Trilha – Trilha do Roncador (Bananeiras/PB)

A Trilha do Roncador esta localizada numa região de brejo, no município de Bananeiras/PB. Com um percurso de cerca de 16 km envolvido de muito verde por dentro dos frios vales do brejo paraibano, esta trilha demonstrou ser repleta de belezas naturais e artificiais. A simplicidade dos moradores das pequenas propriedades rurais durante o percurso, vão acolhendo os visitantes que por ali passam, a caminho dos antigos túneis ferroviários, engenhos, casa de farinha, e do tesouro de maior valor da trilha, muito cobiçado depois da longa caminhada da trilha. A belíssima cachoeira do Roncador possui cerca de 20 metros de altura, e enche os olhos dos trilheiros, que recarregam sua energias nas águas cristalinas e geladas da cachoeira. Santo remédio para recuperar as forças para enfrentar todo o percurso de volta, que agora exige do visitante um maior preparo físico devido ser um trecho de subida íngreme, mas que revela mais ainda a beleza das serras e vales de Bananeiras.

Melhor Guia – Seu Tico (Araruna/PB)

Com sua simplicidade de homem do campo, e ao mesmo tempo um vasto conhecedor dobioma de Caatinga, com todas as suas particularidades, além de uma irreverência que lhe rendeu o apelido de “O Cara!”, Seu tico obtive uma significativa margem de votos sobre seus concorrentes. O guia responsável pela condução dos visitantes no Parque Estadual da Pedra da Boca, da uma aula sobre o local de uma forma envolvente, além de auxiliar a todos nas escaladas das rochas durante o percurso da trilha. “O Cara!” realmente manga das coisas em seu território.

Melhor Área de Preservação Ambiental – Parque Estadual da Mata de Pau Ferro – Areia/PB

O Parque Estadual da Mata de Pau Ferro é uma reserva ecológica dotada de muitas árvores de grande, médio e pequeno porte, onde se destaca o pau ferro, a macaíba, entre outras que abrigam diversos pássaros. Possui ainda diversas plantas ornamentais, rosas e flores. Ainda possui uma barragem que é responsável pelo abastecimento da cidade. Durante o percurso da Trilha do Cumbe, o visitante pode ir até ao reservatório, conhecer a bica e passar pela antiga ponte de ferro. Na oportunidade de nossa visita, o que abrilhantou mais ainda a beleza do lugar, foi a leve garoa que caia no momento da trilha, realçado ainda mais a paisagem.

Melhor Conjunto Arquitetônico – Areia/PB

Considerada patrimônio histórico nacional, a cidade de Areia faz jus ao título pela imensa área de preservação de seu conjunto arquitetônico, localizado na centro da cidade. São igrejas, prédios públicos, comércio, o teatro, além das casarões e pequenas casas, que embelezam a cidade, ficando ainda mais bonito quando a neblina toma conta da cidade, devido ao clima serrano do lugar. O centro histórico de Areia, obteve a maior margem de votação de todas as categorias analisadas.

Melhor Museu – Museu da Rapadura - Areia/PB

Localizado no interior do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, o museu da rapadura apresentou em seu acervo uma vasta coleção de objetos da antiga sociedade açucareira de Areia. O complexo do museu possui a antiga Casagrande, e o engenho com vasto maquinário que vai desde a época da colonização, até após a Revolução Industrial. Sem dúvida, é um excelente local para aprendermos mais sobre a antiga economia do açucareira.

Melhor Tradição Cultural – Engenho da Cachaça Triunfo – Areia/PB

Localizado na zona rural do município, o engenho Triunfo abriu suas portas para receber o grupo GEOTRILHAS/RN. Conhecemos uns dos produtos mais tradicionais do município: a cachaça. Foi uma visita em que a própria dona do engenho nos recepcionou, ganhando a simpatia de todos, por sua alegria, e condução da história da fundação do engenho, que nada mais é que uma história de amor dos seus proprietários. O processo de fabricação do produto também foi bem explicado na oportunidade, além de outras curiosidades dôo engenho. Ao final da visita o grupo foi convidado para degustar os produtos Triunfo, além de adquirir outros na própria loja do engenho.

Melhor Hospedagem – Chácara Nova Vida – Serra Negra do Norte/RN

A Chácara Nova Vida esta situada as margens do rio Espiranhas. O melhor hotel fazenda da região do Seridó possui em suas instalações chalés, piscina, playgroud, campo de futebol, restaurante, bar, salão de jogos, além de muito verde com fruteiras e muitos animais.






Melhor Restaurante – Churrascaria do Castelo – Areia/PB


A churrascaria que leva o nome do seu proprietário, Seu Castelo, obteve uma excelente votação. Tal feito se deu pelo magnífico serviço prestado ao grupo, onde o próprio Seu Castelo nos recepcionou, e auxiliou os seus funcionários para servir o grupo. Em um generoso almoço com uma rica variedade de pratos, como saladas, acompanhamentos e carnes à moda regional, e em outras variações. Ainda na churrascaria foi possível adquirir produtos regionais típicos da cidade, ao preço bastante acessível. Foram estas qualidades, e também a atenção ao grupo, que rendeu a Churrascaria do Castelo, o primeiro lugar em sua categoria.

Um comentário:

  1. Adorei! Meu pai nasceu em Areia, e eu fui batizada la tambem! Orgulho! Fernanda Santos

    ResponderExcluir