Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

GEOTRILHAS/RN PARTICIPA DA IV SEDER



Na oportunidade o grupo apresentou o seu primeiro artigo cientifico.


A cidade de Pau dos Ferros/RN sediou no período de 17 a 20 de novembro de 2009, nas dependências Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia), a IV Semana de Estudos em Desenvolvimento Regional, que reuniu acadêmicos, professores e a sociedade em geral para apresentar e discutir trabalhos que tinham como objetivo o desenvolvimento regional.

O GEOTRILHAS/RN, como sendo um grupo preocupado em promover o desenvolvimento social e econômico, por meio do turismo sustentável nos pequenos municípios do Rio Grande do Norte, através do projeto “Trilhas para o desenvolvimento”, não poderia ficar de fora de tal evento, e apresentou o seu primeiro artigo cientifico produzido após a visita a cidade de Serra Negra do Norte/RN. O artigo de autoria de Lázaro Freire da Costa e Rita de Cássia Dantas de Oliveira, intitulado de “Serra Negra do Norte: Um espaço histórico-cultural-natural adormecido”, abordou os principais aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais da cidade, além de fazer um raio-X das potencialidades turísticas ainda não exploráveis do município, fazendo uma análise da importância da atividade turística para o desenvolvimento local, principalmente para pequenos municípios, onde existe uma limitação de renda entre os munícipes devido a falta de oportunidade de empregos.

O artigo ainda analisa a lei nº 11771, que dar as diretrizes para a aplicação de projetos turísticos nos pequenos municípios do Brasil, visando o desenvolvimento regional.

Este trabalho foi o primeiro passo para implementar um estudo mais detalhado sobre o município de Serra Negra do Norte, com a realização de estudos de geoprocessamento, oficinas de qualificação, e palestras, ajudando a receber melhor os seus turistas, fazendo que consiga gerar mais emprego e renda aos seus munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário