segunda-feira, 25 de abril de 2011

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL TERÁ MANIFESTAÇÃO EM NATAL/RN

Créditos: Globo Amazônia
 A coalizão SOS Florestas está convocando uma mobilização nacional da sociedade brasileira para pressionar deputados, senadores e o governo federal a rejeitarem o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao PL 1876/99 que modificará o Código Florestal Brasileiro. A coalizão é formada por ONGs e entidades contrárias ao substitutivo do deputado Rebelo e, a partir desse momento, POR VOCÊ TAMBÉM. A estratégia é realizar uma jornada de atividades públicas em dezenas de cidades entre os dias 28 e 30 de abril de 2011 com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais. Leia abaixo a íntegra da proposta de mobilização. 

Está sendo discutido em Brasília o substitutivo ao PL 1876/99, que altera o Código Florestal. O Código Florestal é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país. O relatório de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras, abrindo espaço para mais tragédias em áreas até mesmo próximas às nossas cidades. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terra e enchentes.
 
FILME DA CAMPANHA



Para pressionar deputados, senadores e o governo federal a descartarem o substitutivo de Aldo Rebelo, a coalizão SOS Florestas vai lançar um esforço de mobilização nacional da sociedade brasileira a partir do próximo dia 28 de abril. A coalizão é formada por ONGs e entidades contrárias a este projeto de lei e, a partir desse momento, POR VOCÊ TAMBÉM. A estratégia é realizar uma jornada de atividades públicas em dezenas de cidades entre os dias 28 e 30 de abril de 2011 com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais.

Todas as atividades vão utilizar as mesmas mensagens e imagens para fortalecer o movimento. O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista, que está mapeando os deputados favoráveis à aprovação do substitutivo ao PL 1876/99 para direcionar a pressão e engajando parlamentares contrários àquelas mudanças em apoio às ações de mobilização da sociedade.

Para dar unidade à campanha, a coalizão SOS Florestas está desenvolvendo uma plataforma digital de engajamento no endereço www.sosflorestas.com.br. Nesta página, em breve serão encontrados todos os materiais informativos da campanha, além de links para petições, vídeos, cartilhas, roteiros de idéias, modelos de cartas, textos para envio à imprensa, convites etc. Após a jornada de lançamento entre 28 e 30/04, estes materiais deverão ser usados em escolas, faculdades, centros comunitários e outros espaços coletivos para sustentar a campanha.

SIM, vamos precisar de ajuda para levar a campanha para dentro desses espaços, atraindo mais gente para o debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras. O site também vai funcionar como uma vitrine dessa mobilização, reunindo fotos e vídeos das ações realizadas por você e pelos outros parceiros em uma MARCHA VIRTUAL para manter a pressão sobre o governo até que o substitutivo ao PL 1876/99 seja descartado de vez.

Fonte: SOS FLORESTAS

MANIFESTAÇÃO EM NATAL/RN
Data: 28/04/2011
Local: Pça Kennedy (Av. Rio Branco esq. Rua João Pessoa)

Horário: 15:00 às 18:00 horas

Organização local: Aspoan e SOS Ponta Negra

Apoio:  SOS Florestas, SOS Mata  Atlântica, Reação Periférica e Ong Baobá

Assine o manifesto http://www.avaaz.org/po/peticao_codigo_florestal/?sos e diga não às alterações no Código Florestal Brasileiro.

Precisamos de 200 mil assinaturas em nossa petição. Ela ajudará evitar que substitutivo ao projeto de lei n° 1876/99 - que prevê mudanças no Código Florestal seja aprovado. A votação está prevista para breve no Congresso Nacional.

Você tem papel decisivo para que possamos proteger nosso maior patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário