Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

III DESAFIO GEOTRILHAS/RN FOI SUCESSO TOTAL

III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart Movimentou o Kartódromo de Natal no último sábado
Um final de tarde com muita velocidade, alegria, amizade e solidariedade. É assim que podemos definir como foi o III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart. Um evento do projeto GEOTRILHAS/RN em parceria com o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náutico com apoio da FUNCERN, Kurt Kart, Primus Pré-Moldados, Secretaria de Juventude Esporte e Lazer de Natal e Escola de Pilotagem Victor Uchôa.
Grupo Escoteiro Candelária e a família do Pioneiro Ranyere Holanda Rezende
O evento contou com a participação de 18 pilotos entre participantes do projeto GEOTRILHAS/RN, professores e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e demais convidados que se inscreveram para a disputa do Troféu Gustavo Sondermann. Além da participação de nove membros do Movimento Escoteiro do Rio Grande do Norte, que disputaram o Troféu Pioneiro Ranyere Holanda Rezende, numa ação de solidariedade onde o grid foi formado não pelo tempo dos pilotos, mas sim pela quantidade de quilos de alimentos arrecadados. 
Todos os alimentos serão destinados ao GACC e Casa de Caridade Vicente de Paula
No total foram arrecadados mais de 80 Kg de alimentos, que forma somados com os alimentos provenientes do Leilão Solidário, em que foi leiloado um kit oficial autografado do piloto da Stock Car Thiago Camilo, que gentilmente nos enviou o material para leilão. O kit do atual líder do campeonato brasileiro de Stock Car foi arrematado por 150 Kg de alimentos por Pedro Gonçalves Damasceno Júnior. Ainda estavam a disposição dos interessados, mais dois kits dos pilotos Felipe Maluhy e Raul Boesel, que não atingiram o lance mínimo, e se encontram ainda a disposição dos interessados em ofertarem lances pelo e-mail geotrilhasturismo@gmail.com, ou ainda no próprio Kurt Kart.

Todos os alimentos arrecadados serão encaminhados para o GACC (Grupo de Apoio a Criança com Cancer de Natal/RN) e a Casa de Caridade Vicente de Paula em Ceará-Mirim/RN. 
Premiação do III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart
O III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart contou com um público estimado em 90 pessoas entre organização, pilotos, publico e convidados, como o Presidente da Região Escoteira do Rio Grande do Norte Sr. Carlos Pinto, o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Natal Rodrigo Cintra, que também participou da corrida e do Campeão Brasileiro de Kart Mirim Victor Uchoa, que falou sobre a sua carreira ao publico presente, além de ter sido o instrutor de pilotagem dos membros do Movimento Escoteiro.

Confira como foi o resumo do III Desafio GEOTRILHAS/RN.

1ª Bateria - Treino de Classificação
A primeira bateria do Troféu Gustavo Sondermann aconteceu ainda no crepúsculo da tarde, e contou com pilotos ainda inexperientes no kart, o que favoreceu os pilotos Davi Lima, Barão e Jair, que já haviam participado de um Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart anterior. Os nove pilotos que foram sorteados para a primeira bateria assumiram seus carros e partiram para cinco minutos de qualificação em que Davi Lima dominou o treino e garantiu a pole position.
Pole Position da 1ª Bateria - Davi Lima

1ª Bateria - Corrida
Logo na largada, Davi Lima confirma o favoritismo do treino livre e abre uma grande diferença para o segundo colocado Jair Firmino, que também abria uma boa vantagem para Barão, que ainda tomou uma volta do líder Davi Lima. No pelotão de trás, as disputas eram mais equilibradas devido a cautela dos demais pilotos, que travavam duelos particulares para não ficarem na última posição. O piloto Eduardo Matos teve problema com seu kart que foi substituído, mas não houve tempo suficiente para recuperar a prova.
Enquanto isso lá na frente, Davi Lima crava a volta mais rápida da bateria com 01:03.05 e cruza a linha de chegada com uma diferença bem tranquila a Jair (00:47.89), que chega em segundo, com Barão em terceiro, Neto e Jairo completando o podium e garantindo as cinco primeiras vagas para o Chase Top 10, que será a final do Troféu Gustavo Sondermann. 
Podium da 1ª Bateria
 

Troféu Pioneiro Ranyere Holanda

Enquanto era disputada a 1ª Bateria do Troféu Gustavo Sondermann, os pioneiros do Movimento Escoteiro do Rio Grande do Norte participavam de um Briefg com Victor Uchôa, o Campeão Brasileiro de Kart Mirim de 2010. Os pioneiros tiraram todas as suas dúvidas quanto ao funcionamento do kart, e quanto a forma de pilotagem. 

Após o briefg foi feito a entrega do Troféu "O Chefe da Galera". Uma promoção feita pelo GEOTRILHAS/RN em que por meio de votação na Internet, os membros do Movimento Escoteiro Potiguar elegeram o chefe escoteiro que eles mais queriam ver disputando o Troféu Pioneiro Ranyere Holanda Rezende dentro da pista. O chefe mais votado foi Bráulio André do 31º/RN Grupo Escoteiro Universitário, que recebeu o troféu, porém não quis disputar a corrida. Em seu lugar, por ter sido o segundo chefe mais votado, assumiu o kart 09 o chefe Julinho. Simplesmente o chefe escoteiro mais antigo em atividade em frente de tropas do Rio Grande do Norte com seus 74 anos.
Membro do GECAM recebendo o Troféu FUNCERN
O restante do grid foi formado pelos pioneiros inscritos na competição. As posições foram definidas pela quantidade de alimentos arrecadados, em que o Grupo Escoteiro Candelária - 44º/RN, na pessoa do pioneiro Ricardo, recebeu das mãos da chefe Maria Soares, Diretora Administrativa do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos ( representando o Diretor Presidente do prof. Francisco Bernardino) o Troféu FUNCEN "A pole position solidária", por ter arrecado a maior quantidade de alimentos (23,500 Kg). O restante do grid foi formado pela divisão do total de quilos dos demais grupos.


Já a corrida do Movimento Escoteiro teve um largada bastante tranquila, em que todos vinha se respeitando muito para que não houvessem acidentes. Porém, foi inevitável algumas rodadas e saídas de pista devido a inexperiencias da turminha. Podemos apontar dois destaques na prova. O primeiro foi a ótima prova de Pedro Henrique do Grupo Escoteiro Prof. Luis Soares, que pulou da última fila para dominar a ponta, em que se aproveitava do erros dos adversários ganhando as posições. O segundo destaque foi sem dúvida a prova do chefe Julinho, que passeava pela pista do kartódromo, não se importando com a disputa dos demais. Apenas aproveitando aquele momento de alegria em poder estar guiando um kart de competição numa pista oficial. No final da prova, tudo parecia tranquilo para o pioneiro Pedro Henrique que cruzou a linha de chegada em primeiro, mas recebeu a bandeira preta de desclassificação por parte dos comissários da prova, por ter dado uma volta a mais após a bandeirada final. Sorte para sua companheira de grupo Camila Nayara, que vinha em segundo e herdou a posição de Pedro Henrique. Fazendo ainda de quebra a volta mais rápida da prova com 01:09.05. O podium foi completado por Ricardo do 44º/RN e Sérgio Filho do 52º/RN, que receberam a premiação das mãos do piloto Victor Uchôa. Ainda foram desclassificados por manobras irregulares os pioneiros
Podium do Troféu Pioneiro Ranyere Holanda Rezende

Troféu Gustavo Sondermann 
Classificação - 2ª Bateria  
A segunda bateria do Troféu Gustavo Sondermann foi sem dúvida a mais difícil de todo o III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart, considerada por muitos presentes até mesmo mais acirrada do que o próprio Chase Top 10. 

O principal motivo para a "Bateria da Morte" como estava sendo chamada, foi simplesmente pelo fato de contar com os pilotos mais experientes inscritos para a competição. Quis o destino que estivessem reunidos na bateria o campeão do I  e vice do II Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart, o piloto Lázaro Freire, o vice campeão do 1º desafio Patrício Teixeira, além de pilotos com participação nos dois primeiros desafios como Luara Musse, Vieira Jr.e dos pilotos David Breno e Jeová com participações em outros torneios de kart, e de Pedro Jr. e Rodrigo Cintra que já tinham experiências com o equipamento.

A disputa pela pole position ficou quase que exclusivamente com os pilotos David Breno e Lázaro Freire. O piloto do carro 13 fez a melhor volta da qualificação na primeira tentativa, onde foi logo batido por Lázaro que sustentava a pole até a última volta, quando Breno marca novamente o melhor tempo por 32 milésimo de diferença, aproveitando que Lázaro tinha pego tráfego na última volta.
Pole Position da 2ª Bateria - David Breno

2ª Bateria - Corrida
Com os karts alinhados no grid, a certeza era que seria uma corrida com muitas emoções, que já havia sido comprovada durante a classificação. Quando ás luzes vermelhas de apagarão, começou a grande disputa entre os dois karts da primeira fila, em que Breno escapava de Lázaro. 

A primeira volta foi de uma perseguição intensa, que foi interrompida na entrada da parte mista da pista, quando o Lázaro roda e perde duas posições. Breno abria vantagem seguido por Jeová e Luara Musse que vinha num bom rendimento. Enquanto isso no pelotão intermediário, disputavam posições por uma vaga no Chase Top 10 Rodrigo Cintra, Pedro Jr. e Patrício, que tinha um equipamento a altura para superar os adversários. 

Durante a disputa, Rodrigo Cintra para com problemas mecânicos, mais logo volta a disputa após uma rápida troca por um carro reserva. Enquanto isso, lá na ponta, David Breno fazia volta rápida em cima de volta rápida, marcando a melhor volta da bateria com 01:01.03, e abrindo larga vantagem. O terceiro lugar começou a ser disputado por Luara Musse que tentava segurar Lázaro Freire que vinha se recuperando na prova, e após quatro voltas na cola de Luara, onde a piloto que viria a ser a revelação do III Desafio, foi finalmente ultrapassada na curva antes da  linha de chegada. 

Dai em diante começa uma grande perseguição ao segundo colocado Jeová, que se tornou a grande briga da bateria, e que ambos alternavam de posição até a definição faltando duas volta para o final, quando finalmente na freada do cotovelo da arquibancada Lázaro consegue a ultrapassagem em definitivo. Ao final, David Breno cruza a linha de chegada com larga vantagem, seguido por Lázaro, Jeová em terceiro e os irmãos Musse completado o podium as vagas para o Chase Top 10, com Luara após uma brilhante corrida em quarto e a surpresa Felipe com o quinto lugar.
Podium da 2ª Bateria

Chase Top 10
Classificação
Após a disputa de duas baterias, em que os melhores pilotos se sobressaíram, finalmente chegamos ao Chase Top 10. Seguindo o mesmo modelo de sorteio dos carros das baterias anteriores, os pilotos conheceram as suas posições no grid conforme o tempo da melhor volta durante a disputa de sua bateria de origem. 

A pole position ficou com David Breno que fez marcou a melhor volta de todo o desafio, com um tempo de 01:01.03, e era tido como favorito, assim como Lázaro Freire, de faturar o III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart, mas ainda havia Davi Lima que havia vencido a 1ª bateria, além de Jairo que estava com o kart vencedor das duas baterias anteriores, mais o Troféu Ranyere Holanda Rezende.
Pole Position do Chase Top 10 - David Breno

A Corrida
Os kart partiram para a volta de apresentação para que o público presente pudesse conhecer melhor cada piloto. Após os carros alinhados, a tensão era enorme entre os pilotos pela oportunidade de se sagrar pela primeira vez campeão do desafio. E de ser bi-campeão, fato que só poderia ser alcançado por Lázaro Freire. 

Após autorização do comissário de pista as luzes vermelhas se apagaram e os pilotos partiram em busca da vitória. David Breno conseguiu manter a primeira posição, seguido por Davi Lima e Lázaro Freire. Na curva do "S", o piloto Lázaro Freire roda, perdendo posição para Felipe e Luara Musse, mas consegue voltar a tempo. Mas logo em seguida sai mais uma vez da pista e após voltar, não consegue mais ter o mesmo rendimento do kart, em que após completar a terceira volta o carro morre poucos metros a frente, fazendo com que o sonho do bi-campeonato do desafio terminasse. Lá na frente David Breno pede posição para Davi Lima e Luara Musse que vinha surpreedendo. 

Algumas saídas pistas e colisões vinham acontecendo no pelotão intermediário, fato que o piloto Barão vinha muito sabendo se aproveitar e ganhando algumas posições. Lá frente, após tentativa de aproximação dos ponteiros, David Breno perde a roda de seu kart após uma pilotagem bastante agressiva, e abandona também abandona a prova. Neste momento, o veterano de três desafios GEOTRILHAS/RN, o Barão Voador consegue uma sequencia de ultrapassagens em cima de Jeová, Felipe, Luara e Davi, e consegue se manter com uma vantagem razoável. 

Jairo também começa a ser aproveitar do seu equipamento e também faz uma sequencia de ultrapassagens até o terceiro lugar, em que não consegue se aproximar há tempo de Luara Musse, que passou Davi Lima e confirmou o bom momento do sábado. Enquanto isso, lá na frente, o Barão Voador recebe a bandeirada e entra para o rol dos vencedores do Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart. 

O podium é completado pela filha Lura Musse, que também recebeu o Troféu Penélope Charmosa por ter sido a mulher mais veloz. Jairo ficou em terceiro, Davi Lima em quarto e Jeová em quinto.
Podium do Chase Top 10

O resultado geral do Troféu Gustavo Sondermann foi definido pela ordem de chegada do Chase Top 10 (em amarelo), acrescido do restante do pilotos das outras duas baterias, em que foi considerado a melhor volta rápida e ao maior número de voltas completadas.

Comissão organizadora (Wagna consultora, Pedro Jr. consultor, Daniela administrativa e Lázaro diretor de prova)
O III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart superou todas as expectativas, e se mostrou um grande evento que só foi possível graças ao empenho de todos que colaboraram para que isso fosse possível, desde os pilotos, comissão organizadora e parceiros. Em dezembro esperemos novamente poder fazer um outro evento tão grandioso e solidário como esse. Obrigado a todos os nossos companheiros de trilhas e demais amigos.
 

3 comentários:

  1. Lázaro, a tabela final tem critério por tempo ou voltas dadas??? Pq se for por melhor tempo já feito, David Breno sob para primeiro lugar. Veja ai...Acho que pelo número de voltas não tem nada haver pq alguns tiveram problemas com os carros.

    ResponderExcluir
  2. Ok Vieira!
    Toda classificação de corrida é pelo maior número de voltas completadas.
    Os pilotos que estão em amarelo, foram classificados para o Chase Top 10. O que significa que conseguiram passar para a grande final e darem mais voltas. Davi consguiu polpar o equipamento e se manteve não só a frente de David Breno, como também fez uma boa prova, redendo-lhe a 4º posição no Chase e na classificação final. As melhores voltas servem apenas para desempate.

    ResponderExcluir
  3. A organização da prova vem a público para informar que houve um erro na apruação final do resultado do Troféu Gustavo Sondermann.

    Onde se lê:
    15º - 14 - Júlia - 01:12.04 - 15 - 1ª
    16º - 04 - Eduardo - 01:07.93 - 15 - 1ª

    Passa a ser:
    15º - 04 - Eduardo - 01:07.93 - 15 - 1ª
    16º - 14 - Júlia - 01:12.04 - 15 - 1ª

    Grato pela compreensão!

    ResponderExcluir