Páginas

domingo, 23 de agosto de 2009

CIRCUITO DO BREJO PARAIBANO

O Circuito do Brejo Paraibano é um roteiro turístico elaborado pelo GEOTRILHAS composto por uma viagem repleta de muita aventura, história e cultura envolvendo as cidades de Areia e Bananeiras, localizadas na região do brejo paraibano, onde o visitante encontra as mais belas paisagens dos verdes vales que circundam estes dois municípios, além de baixas temperaturas que podem chegar à casa dos 8° C dependendo da época do ano.


TRILHA DO RONCADOR - Bananeiras/PB


Esta viagem tem seu ponto inicial na cidade de Bananeiras, em que o visitante pode conhecer a história da cidade por meio de um city tour, onde abrange os principais pontos turísticos como o conjunto arquitetônico, Sobrado das Meninas, Centro Cultural Isabel Burity, Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Engenho Goiamunduba (fabricação da famosa cachaça Rainha), entre outros. Logo após o visitante é convidado para despertar o seu instinto de trilheiro na fantástica Trilha do Roncador, uma verdadeira aventura composta por no seu trajeto por ruínas de um antigo engenho (composto por casa-grande, casa do engenho e capela), casa de farinha, um antigo túnel ferroviário repleto de morcegos,vegetação serrana com a vista dos vales aos redores, plantações, nascentes, frutas de época manga, banana, caju, araçá, cajá e etc.

O ponto alto da trilha é a finalização com a espetacular cachoeira do roncador, uma queda d’água com cerca de 12 metros de altitude, onde o visitante poderá tomar um m erecedor banho, e também, praticar decida em rapel ou tirolesa. Ao voltar para a sede do município os participantes estarão convidados para almoçarem uma boa comida regional num dos cartões postais de Bananeiras – A Pousada e Restaurante Estação Antiga – um prédio histórico que foi construído em 1925 pela Great Western do Brasil, ficando em atividade até o ano de 1970 sob a administração da Rede Ferroviária do Nordeste, que após a desativação do ramal ferroviário que passava pela cidade, ficou abandona até 2005 quando foi transformada em uma pousada e restaurante com uma boa estrutura, fazendo com que o visitante possa regredir suas memórias ao passado.

Após o final da refeição, o grupo é reunido para tomar destino à próxima parada do circuito localizada na cidade de Areia.

GEOTRILHAS em Bananeiras



O grupo GEOTRILHAS fez deslocamento ao estado da Paraíba nos dias 01 e 02 de agosto de 2009 com destino as duas cidades que compõem o circuito com um total de vinte e oito participantes das mais variadas classes e profissões. O primeiro destino da viagem foi à cidade de Bananeiras, onde nos surpreendeu a estrada que da acesso a cidade pela quantidade de curvas na subida da serra e a paisagem repleta pés de banana, associando logo ao porquê do nome da cidade. Chegando ao marco zero da cidade – A Igreja Nossa Senhora do Livramento – já tivemos logo de cara uma idéia da baixa temperatura da região, em que pela hora que chegamos (por voltas das 11h: 00), o clima estava bem agradável. Do alto do mirante da igreja tivemos uma bela vista de toda cidade, que por sinal se mostrou muito bonita em todos os aspectos. Lá foi o nosso primeiro contato com o nosso guia: Joilson Custódio e sua equipe, onde tivemos os primeiros encaminhamentos para realização da trilha.

Em seguida fomos com destino ao distrito de Angelim para dar início a Trilha do Roncador. Ao chegarmos, realizamos um breve alongamento para enfrentar os 15 Km de trilha por uma paisagem belíssima com muito verde e o clima do vale. Nossa primeira parada foi nas ruínas de um antigo engenho composto pela casa grande, à capela, em que por sinal destacava-se o seu altar com um alto grau de conservação, e as ruínas da casa de engenho, restando apenas algumas paredes e a chaminé. Continuamos a trilha passando por pomares dentro das propriedades rurais até chegarmos a uma casa de farinha em atividade no percurso. De lá fomos com destino até a Gruta dos Morcegos (um antigo túnel ferroviário desativado com uma extensão de aproximadamente 400 metros e repleta de morcegos). Em seguida partirmos até chegar ao ponto principal da trilha a - Cachoeira do Roncador – um cenário paradisíaco com uma queda d’água com 20 metros de água cristalina, em que foi inevitável não tomar um bom banho para recarregar as energias necessárias para encarar a subida íngreme de volta.

O trecho de volta é um pouco complicado devido ao terreno bastante acidentado, exigindo dos participantes um pouco de preparo físico para enfrentar a subida do vale, até chegar à parte plana onde daí por diante não há nenhuma dificuldade.

O que nos chamou a atenção na trilha foi, além das belas paisagens, a simpatia das pessoas que residem nas proximidades da Trilha do Roncador, que sempre nos cumprimentavam ao passar do grupo.

Finalizamos a visita a Bananeiras com um almoço na Pousada Estação Antiga, antes de seguir viagem com destino ao município de Areia. Saímos de Bananeiras com ótimas recordações e, sem dúvida alguma, com o melhor banho de cachoeira de nossas vidas, além do agradecimento pela atenção de todos os nossos colaboradores.

Raio-X

Nível de Dificuldade – Alta
Localização do Parque – Bom
Disponibilidade de Socorro Médico – Ruim
Apoio Logístico - Bom

Recomendações necessárias para trilhar

- Usar roupas leves e confortáveis;
- Usar calçados tipo tênis ou botas;
- Levar cantil com água;
- Levar lanche de fácil disgetão;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não colher flores,lenha ou troncos;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque;
- Não mascar folhas, frutos, sementes, raízes ou cogumelos desconhecidos.
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Não entrar no parque com armas, explosivos, faca, facão, machado, tinta, spray ou similares;
- Jogar seu lixo nas lixeiras, seguir os painéis informativos e obedecer às instruções dos funcionários do Parque.

Onde comer
Pousada e Restaurante Estação Antiga
Fone: 83 3367-1339

Onde ficar
Pousada e Restaurante Estação Antiga
Fone: 83 3367-1339

Contatos para realização de trilha
Joilson Custódio
Fone: O83 9141-0312
e-mail: jocavn_pb@hotmail.com

Ou

GEOTRILHAS
Geoturismo & Turismo Rural
e-mail: geotrilhasturismo@gmail.com

Vídeo da Trilha
Parte 1



TRILHA DO CUMBE - Areia/PB



Chegando a Areia o grupo, após esta devidamente hospedado, segue a caminho do Parque Estadual da Mata de Pau Ferro, aproximadamente 5 km da cidade, na comunidade da Chã do Jardimum. A mata é uma das últimas remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste representando 1% de mata de Brejo de Altitude que ainda existe na Paraíba com 607 hectares funcionando como um refúgio para animais ameaçados de extinção como o pássaro pintor, a cobra jararaca entre outros. Chegando lá é realizada a Trilha do Cumbe, com inúmeras árvores gigantescas, formigões, diversos pássaros, plantas venenosas como a erva de rato e o cipó cururu etc., bica e a Barragem Vaca Brava.

Terminada a trilha do Cumbe é feita uma visita ao centro de artesanato da comunidade onde estão à disposição de todos os objetos fabricados em palha pela Associação “Mão na Arte” para comercialização. De lá, todo o pessoal vai até uma área de propriedade da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, onde terá a oportunidade de conhecer os bambus gigantes de Areia, uma espécie de bambu originário da Índia que pode atingir impressionantes 30 metros de altura.

Antes da segunda parte do roteiro de Areia, o grupo é mais uma vez convidado para almoçar, agora na Churrascaria Castello, em que o visitante poderá apreciar uma ótima comida regional, com uma boa variedade de pratos, além de ter livre o consumo.
Logos após o almoço é iniciada a segunda parte do roteiro composto por um verdadeiro caldeirão histórico-cultural, onde será feita uma visita ao Engenho da Cachaça Triunfo, e em que é apresentado pelos próprios donos a história do engenho, e como se dar a produção da cachaça, além de ser oferecido pelos anfitriões uma seção de degustação das variedades da cachaça, num local destinado a recreação com muitas flores e verde no próprio engenho. Nesta mesma área esta localizada a lojinha da Triunfo onde o visitante poderá adquirir os inúmeros produtos da Triunfo, que vão de as cachaças, corservas, doces, trufas, até artesanato de cerâmica e camisas.

Em seguida, é feito deslocamento para o Museu da Rapadura, formado por uma antiga estrutura de um engenho com casa grande, repleta de móveis e utensílios usados na época aureia da cana-de-açúcar na região, como também a casa de engenho com todo o velho maquinário datado da época da escravidão, como também, as primeiras máquinas do gênero após a Revolução Industrial.

Finalizando a estadia na cidade, é feita uma visita ao belo conjunto arquitetônico do centro histórico de Areia, onde são visitados o Sobrado de José Rufino, a casa de Pedro Américo, Museu Regional de Areia, Igreja do Rosário dos Pretos, Matriz de Nossa Senhora da Conceição e fechado no Teatro Minerva, o teatro mais antigo do estado.

GEOTRILHAS em Areia


A nossa partida para Areia foi ainda na noite do dia 01 de agosto. Após enfrentamos um trecho de forte nevoeiro, que foi do retorno da cidade de Remigio até Areia, chegamos ao local da hospedagem, que foi na Casa de Hóspedes do campus da UFPB, aos cuidados de Sr. Everaldo de Oliveira. Após devidamente alojados fomos até o centro da cidade conhecer um pouco da noite da cidade.

Chegando lá, ficamos encantados pela beleza do centro histórico com seus casarões e fachadas num estado de conservação magnífico, parecendo que o tempo parou naquela cidade, características estas que estendesse ao comércio local, com uma decoração bem tradicional. Conhecemos o irreverente Bar do Chifre, a galeria de artes do SEBRAE, e uma boa cafeteria onde servem ótimas opções de drinks à base de café, opção ideal para enfrentar o frio de 15° C que marcava o termômetro da praça central.

Pela manhã, após o café servido pontualmente as 06h: 00, na casa de hóspedes, fizemos uma rápida visita as dependências do campus da UFPB até a chagada da nossa guia – Luciana Balbino, que nos conduziu até o Parque Estadual da Mata de Pau Ferro, para realizarmos a Trilha do Cumbe, uma trilha em que se caracteriza pela grande quantidade de espécimes de arvores, como o próprio pau ferro e a macaíba, além das plantas venenosas e ornamentais, mas que não oferecia risco algum ao grupo.

O ponto final da nossa trilha foi até a bica de onde regressamos a pé pela PB-079 até a Associação “Mão na Arte”, onde conhecemos alguns produtos artesanais fabricados pelas associadas, e também, foi o local onde a nossa guia apresentou um estudo realizado por ela que abordou o trabalho feito pelas associadas, que rendeu a Luciana apresentações em eventos sociais em outros estados do Brasil.

Saímos da comunidade indo direto para o sítio do Sr. Marinaldo. Localizado dentro do terreno da UFPB, em que tivemos a oportunidade de conhecer os bambus gigantes de Areia, em que nos surpreendeu pelo tamanho. De lá fomos até o Engenho Triunfo, onde é feita a cachaça de mesmo nome. Ao chegarmos fomos logo recepcionados pela simpática Maria Júlia (proprietária) que contou como foi o surgimento do engenho, e como é feita a cachaça, assim como o trabalho social desenvolvido com os seus empregados. Em seguida convidou o grupo para uma degustar as mais diversas variedades da cachaça produzida pela Triunfo, e outros drinks preparados a base da bebida. Após a o grupo ter se municiado com vários produtos comprados na lojinha da Triunfo, nos despedimos de nossos anfitriões e fomos com destino a Churrascaria Castello para almoçar.

Ao chegarmos ao local o ambiente já estava todo preparado para receber o grupo de 29 pessoas, aos cuidados do proprietário, seu Castello e equipe de funcionários, que nos serviram uma farta e magnífica refeição com uma excelente diversificação de pratos como carne de sol, bode, galinha caipira, peixe e costela, além dos vários tipos de acompanhamento.

Logo após fomos conhecer o acervo do Museu da Rapadura composto por vários artigos domésticos na casa grande, onde chama a atenção pelo bom estado de conservação dos objetos e pela disposição dos cômodos da casa, mantendo as mesmas características do passado. Também fomos à parte destinada a produção do engenho, onde encontramos os instrumentos usados para a moenda da cana-de-açúcar, que vai da época do descobrimento do Brasil, até a adoção das primeiras tecnologias após a Revolução Industrial para o setor canavieiro, englobando a produção de açúcar, cachaça e rapadura.

Após a visita ao Museu da Rapadura seguimos para a última parte da visita, onde fomos conhecer a parte cultural do centro histórico da cidade. Conhecemos a Casa de Pedro Américo, onde encontrasse objetos pessoais e registros sobre suas principais obras; O Casarão de José Rufino, local de exposição de vários objetos antigos pertencentes ao povo mais antigo de Areia, esculturas em madeira (carrancas) e a vista de vale nos fundos do casarão. Finalizamos com uma rápida passagem na Igreja Matriz e na Igreja dos Rosários dos Pretos até chegarmos ao pinto final do passeio, o Teatro Minerva, em que conhecemos a história do local considerado o teatro mais antigo da Paraíba.

Ainda fizemos uma rápida parada em frente à entrada do Campus da UFPB, onde foi registrada a foto de encerramento do circuito antes de regressarmos a Natal.
Areia é mais um município que ficará marcado em nossas memórias por suas belezas naturais, clima, arquitetura, cultura e história, deixando em todos nós um desejo de um dia pode voltar a essa fantástica cidade, que para o grupo, é o centro cultural e histórico do povo paraibano, e patrimônio de todos nós.

Raio-X


Nível de Dificuldade – Leve
Localização do Parque – Bom
Disponibilidade de Socorro Médico – Ótimo
Apoio Logístico - Bom

Recomendações necessárias para trilhar

- Usar roupas leves e confortáveis;
- Usar calçados tipo tênis ou botas;
- Levar cantil com água;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não colher flores, frutas, sementes, ramos, mudas, lenha ou troncos;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque;
- Não mascar folhas, frutos, sementes, raízes ou cogumelos desconhecidos.
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Não entrar no parque com armas, explosivos, faca, facão, machado, tinta, spray ou similares;
- Jogar seu lixo nas lixeiras, seguir os painéis informativos e obedecer às instruções dos funcionários do Parque.

Onde comer
Churrascaria Castello
Fone: 83 8824-6859 & 83 3362-2299

Onde ficar
Casa de Hóspedes da UFPB
Fone: 83 3362-2300 (Everaldo)

Contatos para realização de trilha
Luciana Balbino
Fone: 83 8826-8208
e-mail: lucbalbino@yahoo.com.br

Vídeo da Trilha
Parte 2



Parte 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário