Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TRILHA ECOLÓGICA UBAIA DOCE

Parque Estadual das Dunas - Natal/RN


A trilha ecológica Ubaia Doce esta localizada dentro do Parque Estadual das Dunas, em Natal/RN, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, com cerca de 1.172 hectares de mata nativa. Seu percurso é de aproximadamente 4.400 metros com uma duração de 02h30min horas.

Nesta trilha podemos apreciar belas paisagens do grandioso ecossistema de dunas, com sua geologia, fauna e a flora, além de sentir os diversos tipos de micro-climas existentes por todo o trajeto, e respirar o ar mais puro do Rio Grande do Norte.

Durante todo o percurso o visitante é acompanhado por um guia, responsável pelas instruções durante o passeio, e mais uma dupla de policiais da Companhia de Policiamento Ambiental (CIPAM), visando garantir a segurança de todas as pessoas.

Antes da trilha o guia faz um alongamento com todos os participantes, pois é necessário devido ao trecho inicial ter o solo bastante acidentado que pode causar alguma contusão. O percurso é caracterizado por possui partes que se dividem em uma escadaria íngreme escavada no solo recoberta de folhas, uma área que possui um setor de revelo plano cercado por árvores de grande porte, obstáculos durante o caminho feito por troncos de árvores no chão, que exige dos participantes um pouco de flexibilidade para ultrapassá-los.
Em seguida esta um setor de dunas (parte final da trilha) em que o participante ao chegar ao ponto final poderá vislumbrar uma bela paisagem do morro do careca e da via costeira, cenário ideal para tirar ótimas fotos, no mirante localizado neste ponto.

GEOTRILHAS na Ubaia Doce


O GEOTRILHAS participou da trilha Ubaia Doce no dia 31 de janeiro de 2009, na qual marcou o início da prática desta modalidade pelo grupo. Participaram onze pessoas entre alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, e convidados. Foi uma ótima oportunidade para colocar em prática conhecimentos ligados as áreas de Geologia e Ecologia por todos os participantes, que também tiveram uma grande contribuição do guia pela brilhante atuação e domínio dos conhecimentos sobre biologia e geografia.


Raio - X

Nível de Dificuldade – Média
Localização do Parque – Ótima
Disponibilidade de Socorro Médico – Ótima
Apoio Logístico - Ótimo

Recomendações para trilhar


- Usar roupas leves e confortáveis;
- Usar calçados tipo tênis ou botas;
- Levar cantil com água;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não colher flores, frutas, sementes, ramos, mudas, lenha ou troncos;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque;
- Não mascar folhas, frutos, sementes, raízes ou cogumelos desconhecidos.
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Não entrar no parque com armas, explosivos, faca, facão, machado, tinta, spray ou similares;
- Jogar seu lixo nas lixeiras, seguir os painéis informativos e obedecer às instruções dos funcionários do Parque.

Contatos para realização da trilha

Administração do Parque
Fone: (84)201-3985/4440
e-mail: parquedasdunas@digi.com.br

Ou

GEOTRILHAS
Geoturismo & Turismo Rural
e-mail: geotrilhasturismo@gmail.com


Vídeo da Trilha

2 comentários: