Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TRILHA ECOLÓGICA DA PEDRA DA BOCA

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA
Araruna/PB




O Parque Estadual da Pedra da Boca está localizado na porção norte do município de Araruna/PB na divisa com o Rio Grande do Norte, com uma área total de 157,5 km² caracterizada pelo bioma de caatinga com um rico aspecto geológicos e geomorfológicos, em que o visitante encontrará o local ideal para a prática de esportes radicais como escalada, rapel, trilha de aventura entre outros.

O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que possuem faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. Está inserido nos contrafortes da Serra da Confusão. A denominação "Pedra da Boca" advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada pela erosão, cuja configuração lembra um sapo gigante prestes a abocanhar algo.

Para a prática da trilha ecológica, será necessário um pouco de preparo físico entre os participantes, não recomendado para pessoas sedentárias, pois durante o percurso de mais ou menos três horas, aparecerá ocasiões em que será necessário escalar alguns trechos de rochas, bem como subida e decida por cordas, mas tanto esforço é compensado pelas belezas naturais que encontramos no local, como nascente de água, vegetação de típica do local, onde também a incidência de espécimes da Mata Atlântica, diversidade de pássaros e repteis, e uma bela vista dos agrestes paraibano e potiguar.

Outras grandes atrações desta trilha é a oportunidade de explorar a caverna do local, conhecer as Pedras da Boca, Pedra da Caveira, a Pedra da Santa, enfim, todo o conjunto de rochas do parque, onde também existem figuras rupestres da sub-tradição agrestes, e ainda, uma antiga casa de taipa construída sobre um local que possivelmente tenha sido uma tribo indígena no passado, e finalizando, o pomar de mangas onde o visitante poderá se deliciar a vontade.

O final da trilha é coroado com um farto almoço no Restaurante do Seu Tico – localizado praticamente aos pés da Pedra da Boca – onde o visitante poderá tomar um banho e recarregar suas energias com um típico almoço regional ofertado pelo nosso anfitrião para seguir viagem de volta para casa.

GEOTRILHAS na Pedra da Boca



A nossa participação na Trilha da Pedra da Boca ocorreu no dia 26 de abril de 2009, e foi cercada de muitas emoções e contou com a participação de quatorze pessoas entre alunos e professores do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), amigos e convidados.

A nossa primeira emoção foi a de alegria ao conhecermos a pessoa fenomenal de Seu Tico, uma figura bastante carismática que foi o nosso guia durante todo o domingo, dando total assistência ao nosso grupo. A segunda foi a emoção de superar os nossos limites, quando cada obstáculo era vencido. A terceira foi a admiração pelas belas paisagens que compõe todo o conjunto parque e sua biodiversidade. E por fim, a total satisfação do passeio somada a uma farta e saborosa refeição no Restaurante do Seu Tico.

Saímos do parque com destino a Natal elevando consigo pelas recordações registradas em fotos, e a certeza de que ganhamos mais um amigo: Seu Tico “O Cara”.

Raio-X

Nível de Dificuldade – Alta
Localização do Parque – Bom
Disponibilidade de Socorro Médico – Bom
Apoio Logístico - Ótimo

Recomendações para trilhar


- Usar roupas leves e confortáveis;
- Usar calçados tipo tênis ou botas;
- Levar cantil com água;
- Levar lanche que seja de fácil digestão para comer durante a trilha (frutas, barra de cereias, etc);
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não colher flores, frutas, sementes, ramos, mudas, lenha ou troncos;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque;
- Não mascar folhas, frutos, sementes, raízes ou cogumelos desconhecidos.
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Não entrar no parque com armas, explosivos, faca, facão, machado, tinta, spray ou similares;
- Levar kit de primeiros socorros;
- Jogar seu lixo nas lixeiras, seguir os painéis informativos e obedecer às instruções dos funcionários do Parque.

Onde comer

Restaurante do Seu Tico
Fone: 084 9967-5037

Contato para realização de trilha

Seu Tico
Fone: 084 9967-5037

Ou

GEOTRILHAS
Geoturismo & Turismo Rural
e-mail: geotrilhasturismo@gmail.com


Vídeo da Trilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário