Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

EQUIPE GEOTRILHAS/RN ADVENTURE JÚNIOR MELHORA TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO. E MESMO ASSIM, NÃO OBTÊM UMA BOA CLASSIFICAÇÃO NA 3ª ETAPA DO RN TRILHAS


Mesmo havendo uma melhoria nas técnicas de navegação, a equipe GTA - Júnior fica atrás na chegada da 3ª etapa.

O Circuito RN Trilhas 2010 teve sua 3º etapa do campeonato realizada neste último domingo dia 16 de maio, na localidade de Japecanga, município de Parnamirim. Em mais uma oportunidade, a equipe dois do GEOTRILHAS/RN marcou presença, nesta que foi, até o momento, a prova que mais exigiu dos participantes as técnicas de navegação, e o preparo físico para agüentar as quase três horas de prova.

A equipe GTA – Júnior chegou em Parnamirim bastante confiante, em conseguir uma melhor colocação de chegada na prova, deixando para trás a frustração da prova de estréia, que aconteceu em Macaíba. Dada a hora de largada da equipe, os integrantes buscaram logo de acertar todos os detalhes para uma boa prova, mas chegando ao terceiro ponto da planilha de navegação, houve a primeira discordância quanto ao rumo. Fato que atrasou o tempo da equipe em relação ao tempo normal de competição.

Após se localizar na planilha, e tomando o rumo certo, seguiram com destino ao primeiro Posto de Controle, onde confirmaram o atraso, e a perca dos primeiros pontos. Daí em diante, foi necessário que os integrantes corressem literalmente atrás do tempo perdido, fato que prejudicou a metragem para o PC seguinte.
Depois de uma breve discórdia entre navegação e estratégia, o PC três era o próximo alvo.

Depois de caminhar pela trilha, seguindo num local de mata fechada, que confundiu o equipe, fazendo com que perdesse mais tempo, não foi encontrado o terceiro posto, e sim o quarto, gerando assim, uma grande penalidade. Era necessário reformula a estratégia para amenizar os pontos perdidos anteriormente. Refeita a tática, o grupo seguiu novamente, observando o movimento das outras equipes, que seguiam em frente.

Constatado o erro de navegação, que confundiu não só a GTA-Júnior, mas todas as outras, os componentes voltaram desesperadamente ao último posto de controle, para tomar o rumo correto. Feito isso, a trilha certa foi encontrada, levando assim, grande vantagem as demais equipes. Só que a essas alturas toda a metragem já estava comprometida, e um atraso significativo, que após passar pelo quinto PC, foi necessário correr para ganhar tempo.

Atingido o sexto posto, as esperanças foram mantidas, pelo pouco número de equipes que deram passagem no local. Sendo assim, a GTA-Júnior seguiu, passando pelo demais postos sem problemas. Até antes de atingir o penúltimo posto. Em mais uma leitura errada da planilha, a equipe entrou na pista azimutada dos graduados, perdendo muito tempo, e o restante da metragem, até dar-se conta que estavam no rumo errado.

Voltando ao rumo certo, foi dada passagem pelo penúltimo posto, passando direto pelo neutro, afim de compensar o tempo perdido até o último PC. Em um sprint final, a essas alturas os integrantes bastantes desgastados, a equipe atingiu último Posto de Controle, finalizando a participação na prova.

Durante a apuração do primeiro PC, a decepção já anunciada, com uma grande penalidade jogando assim a equipe para última posição. Já no segundo PC, a esperança volta a equipe, quando atingem o segundo lugar. Mera ilusão. No final da apuração, os erros de metragem e os constantes atrasos no começo da prova custaram caro para a GTA-Júnior, ficando a penúltima posição na geral classificação geral da prova.

“Foi uma prova bastante desgastante para nós. O sol e o calor em certos momentos fez com que o raciocínio não funcionasse direito, gerando um certo stress e conflitos durante a prova entre nós. Mas de toda forma houve uma crescente melhoria da equipe, principalmente na parte final da prova. E, também, na prova como um todo em comparação a etapa anterior, que recebemos o máximo de punições possíveis. Com essa evolução, e trabalhando para aperfeiçoar mais as técnicas, acredito que em breve estaremos na casa dos dez primeiros por prova.” Declarou Lázaro Freire, capitão da equipe.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA NA CATEGORIA INICIANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário