Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

GEOTRILHAS/RN PARTICIPA DA CAMPANHA ONDA VERDE 2010


A idéia é fazer uma campanha permanente em todos os municípios visitados pelo GEOTRILHAS/RN

O Projeto GEOTRILHAS/RN, por meio do seu representante Lázaro Freire, participou na tarde desta última sexta-feira, juntamente com o GEMAN – 64º/RN e com o Clube Desbravador Alfa Ômega do Cobé, da Campanha Onda Verde 2010.

A Onda Verde é uma campanha plurianual que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade. Ela reforça o trabalho em Comunicação, Educação e Conscientização do público dentro do programa da Convenção para a Diversidade Biológica (CDB), entidade que lidera o movimento no mundo.

Desde 2007, a Onda Verde celebra mundialmente o Dia Internacional da Diversidade Biológica (IDB), comemorado no dia 22 de maio. Ela também apóia outras iniciativas nacionais, internacionais e globais de plantio de árvores, tais como a campanha “Um Bilhão de Árvores”, liderada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Todos os anos, pessoas do mundo inteiro celebram a biodiversidade e a finalidade principal do dia é a conscientização e a compreensão de questões relacionadas à biodiversidade.

Os públicos principais da Onda Verde são crianças e jovens que têm como ação comemorativa simbólica da data o plantio de árvores. O GEOTRILHAS/RN dando continuidade a parceria com ao Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos de Natal, realizou esta atividade no Distrito do Cobé, localizado no município de Vera Cruz/RN. Numa articulação entre o projeto e o Clube Desbravador Alfa Ômega do Cobé, por meio de seu Líder Master Avançado Joaquim Lopes.

O local escolhido para receber a ação foi a localidade de Gulandim, situada no Cobé (Município de Vera Cruz/RN), por existirem várias nascentes de água, que abastecem a bácia hidrografica do Trairi. Uma das mais importantes da Lagoa do Bonfim, que leva água por meio das adutoras para vários municípios do Trairi e Agreste potiguar, matando a sede de várias pessoa.

Na oportunidade, encontramos no Gulandim, uma área bastante desmatada, com uma pequena porção de mata siliar. Além disso, bastante degradada por lixo. Realizamos o mutirão de limpeza, catando todo o lixo do local, e em seguida, plantamos dez mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Entre elas a araucária, peroba e pau brasil.

O trabalho irá continuar com o monitoramento do crescimento das árvores, que ficará a cargo do Clube de Desbravadores do Cobé, o qual juntamente com o GEMAN-64º/RN, irá trabalhar em conjunto, para conscientizar a população local, da preservação do Gulandim.

Já o GEOTRILHAS/RN irá organizar um evento sobre Educação Ambiental na comunidade, além de um levantamento mais detalhados de outras áreas, como a Mata de Vera Cruz. O objetivo dessas ações integradas será criar uma conscientização dos moradores do Cobé, para que protejam o pouco que ainda resta das matas locais que sobreviveram ao crescimento da especulação imobiliária dos terrenos do Cobé.

Com a participação na campanha, o GEOTRILHAS/RN ajudou o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náutico de Natal a torna-se o primeiro Grupo Escoteiro do Nordeste, a participar deste evento mundial, segundo dados estatísticos por meio de mapas das campanhas de 2008 e 2009, do site da Convention on Biological Diversity. Organizadora da campanha a nível mundial.

Ainda o GEOTRILHAS/RN irá tomar a Campanha Onda Verde, como uma ação permanente de suas trilhas, em que a proposta será plantar e monitorar uma árvore em cada município visitado, e os parceiros locais irão adotá-las, cuidando-as até a idade adulta. Nesta nova ação terá início a partir da Trilha Ecológica de Florânia/RN neste próximo dia 29 de maio.

Os municípios que foram anteriormente visitados pelo projeto, também receberão um convite para aderirem ao movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário