sexta-feira, 7 de maio de 2010

TRILHA ECOLÓGICA DA MATA ESTRELA - BAÍA FORMOSA/RN



Localizada na Mesorregião do Leste Potiguar, inserido na Microrregião Litoral Sul, fazendo limites com Canguaretama e o Oceano Atlântico ao norte, leste e oeste, e ao estado da Paraíba ao Sul, o município de Baía Formosa esta distante de Natal cerca de 94km. Sua altitude em relação ao nível do mar é de 4 metros, possui solos compostos por litólico eutrófico e bruno não cálcico, sendo este último ideal para as culturas de ciclo longo praticadas no município, como o algodão arbório, sisal, caju e o coco. A principal atividade econômica do município, exceto o turismo, é sem dúvida a pesca, que provem o sustento da maioria das famílias e proprietários dos 120 barcos da colônia de pescadores de Baía Formosa, como também, dos pescadores dos litorais sul e norte, que são atraídos pela pesca anual da albacora – um peixe cuja textura é semelhante com o atum – que possui uma grande aceitação no mercado da região agreste e de algumas cidades da Paraíba.

O município conta com 8.005 habitantes (Censo 2000), são distribuídos em seus atuais 246km² de área territorial, conquistados depois da sua emancipação política do município de Canguaretama em 31 de dezembro de 1958. Seu nome teria origem, quando da chegada portuguesa ao local que ao encontrarem a enseada que forma a única baía do Estado, caracterizada pela presença diária dos golfinhos, teriam exclamado a frase "Ó que baía formosa!".

Dentre o seus principais pontos turísticos, que a incluíram no Pólo Turístico Costa das Dunas, destacam-se as suas belezas naturais de seus 26 km de praias semi-desertas, envolvidas pela Mata Atlântica e manguezais, das quais podemos destacar a praia dos Olhos D’Águas, onde podemos encontrar nascentes de água doce que afloram na areia, a praia do Coqueiral, local do morro da Cotia, a praia dos Golfinhos, a praia de Baía Formosa, caracterizada pelas falésias que mudam de coloração, de acordo com a estação do ano, e a praia do Sagi, esta última situada na localidade de mesmo nome, em que existe bancos de areia morazítica, uma vasta área de mangues, uma reserva de peixe boi marinho, e o marco da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, o rio Guajú.

Ainda existe uma praia que é cercada por lendas e mistérios, chamada de parai de Bacopari, situada na localidade de Santa Cruz. A praia possui uma grande significação simbólica paras os moradores. Eles acreditam que o local é sagrado, atribuindo vários milagres a um escravo que foi morto pelo seu senhor na época da colonização. A origem do nome da praia, também possui uma ligação com a presença portuguesa no RN. A cerca de 300 anos um barco frânces carregado de pau brasil contrabandeando teria naufragado próximo ao local, tendo assim originado o nome da praia com a junção das palavras barco e Paris.

Em Baía Formosa esta localizada a maior reserva de Mata Atlântica preservada do Estado, e a maior área deste tipo de bioma sob dunas. A Mata Estrela (nome atribuído ao seu formato de estrela) possui cerca de 2.000 hectares , que foi tombada pelo Estado em 1990, e pela UNESCO em 1993, passando a ser patrimônio mundial da humanidade, e em 2000, foi transformada em Reserva de Particular do Patrimônio.
Seu nome oficial é Parque Florestal Senador Antônio Farias, tendo o Grupo Farias – proprietário da Usina Baía Formosa – como dono e mantenedores do local. Curiosamente, segundo Câmara Cascudo, a mata Estrela estava inserida no antigo engenho estrela, que teria sido propriedade de João de Albuquerque Maranhão Cunhaú, ligado a primeira oligarquia política do Rio Grande do Norte, a Albuquerque Maranhão em meados do século XIX.

Dentro da mata existem duas muito boas. A primeira é a trilha das Gameleiras, onde o visitante, poderá conhecer uma grande variedade de plantas, como o "pau que ronca", a amescla, Pau-brasil, e as gameleiras, que chama a atenção pelo seu grande porte, onde podemos encontrar uma espécie com diâmetro equivalente a 8 homens de mãos dadas. A fauna é bastante diversificada com aves, micos, tatus e macaco guariba, entre outros.

Já a trilha das Lagoas nos chama a atenção pelo tempo do percurso, que ficam em torno de 02h:30 de caminhada, passando por dentro da mata, e de inumeras lagoas com profundidades variadas. Lendas e causos a parte, finalmente chegamos ao final da trilha, onde todo o esforço é recompensado com visual deslumbrante da Lagoa Araraquara, mais conhecida como Lagoa da Coca-Cola, devido a coloração escura de suas águas, graças a pigmentação das raízes das arvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro. Os nativos acreditam que o banho em suas águas limpas e escuras possuem poderes medicinais e rejuvelhecedores, ideal para recarregar as energias necessárias para o percurso de volta, que para ficar mais emocionante, pode ser feito a beira-mar, passando pelo Farol de Bacupari até chegar a sede do município, para um delicioso almoço a base de peixe pescado no município.

GEOTRILHAS/RN EM BAÍA FORMOSA



Iniciamos a nossa viagem para Baía Formosa partindo de Parnamirim por volta das 06H:00, seguindo pela BR-101. Ao passarmos pelo município de Goianinha, o grupo efetuou uma parada para compra de mantimentos, haja vista, no dia anterior o comércio estava fechado devido ao Dia do Trabalho. Logo após as compras no supermercado e na feira livre, retornamos o nosso itinerário até chegar no entroncamento da BR-101, com a RN-269, de onde seguimos para Baía Formosa.

Ao entramos na estrada, logo aparece em nossas vistas o imensidão dos canaviais daquela região, contrastando com as poucas fazendas existentes ali. Passamos pela entrada principal da Mata Estrela, mas ela não era o nosso destino. Seguimos até a sede do município, onde encontramos uma pacata cidade, que associa a atividade pesqueira, com a turística, retratada pelo movimento de ônibus repletos de turistas.

Após pedir algumas informações, chegamos finalmente a Pousada Farol Eco Adventure, onde o proprietário, Seu Elder, já nos aguardava, juntamente com o guia responsável pela condução do grupo, o Seu Geraldo. Fomos conhecer rapidamente o interior da pousada, que realmente tem a ver com a palavra "Eco" em seu nome. Com uma estrutura rústica de muito bom gosto, a Pousada Farol Eco Adventure possui uma magnífica vista para o mar, de onde dar para ver todo o movimento da praia de Baía Formosa.

Depois de todo o grupo ter tirado algumas fotos do local, finalmente seguimos com destino a Mata Estrela, numa trilha que inicia dentro da zona urbana, e vai até uma área onde anteriormente havia uma imenso canavial, restando hoje apenas uma grande área descampada. Avistamos em nossa frente a Mata Estrela, com sua imponência representada pelas espécies de árvores características da Mata Atlântica. Entramos mata a dentro, onde logo sentimos a dificuldade de andar por um pequeno trecho de dunas, que sacrificou o grupo no primeiro momento.

Na medida que caminhávamos, o terreno ficava cada vez mais plano, facilitando a nossa incursão, que ficava ainda mais agradável, devido a sombra das árvores. Era possível ouvimos o cantarolar das aves enquanto caminhávamos, em busca da lagoa de Araraquara (Coca-Cola), mas para chegar até ela, deveríamos passar bom outras pelo caminho. E assim foi, passando por várias lagoas de diferentes nomes e tamanhos. Cada uma delas com uma estória própria, narradas pelo Seu Geraldo, que animava a nossa caminhada. Havia pontos que era necessário atravessar as lagoas com água acima da cintura, reservada ao trilheiros mais aventureiros. Em um trecho de mata extremamente fechada, foi possível conhecer várias espécies árvore de grande porte, inclusive, ter a oportunidade de presenciar vários Paus Brasil, acreditando ser da época da colônia. Pelo porte era possível compreender a tamanha obsessão dos franceses em contrabandear o produto.

Após passar por esse trecho, finalmente chegamos a lagoa de Araraquara, onde conhecemos a famosa lagoa de águas escuras, que originou o seu apelido do famoso refrigerante. O grupo se deliciou com as águas mornas da lagoa, ideal para relaxar os músculos que já estavam fadigados devido a grande caminhada. Num momento de recreação, foi possível observar o quanto a lagoa atrai turísticas, que vinham de buggys, a pé e de biciletas.

Recarregadas as energias seguimos o caminho de volta para a cidade, aproveitando para fazer um coleta do lixo que encontrávamos pelo caminho. Parecia que não íamos chegar ao ponto de partida, pois o cansaço era visível no semblante de todos. foi necessário realizar uma outra parada, antes de chegar ao campo aberto. Lá, parecia que havia uma distância infinita da cidade, pois o calor do meio-dia castigava ainda mais o pessoal. Chegamos finalmente na área urbana, até chegar na pousada, de onde nos despedimos de Seu Geraldo, e fomos nos preparar para o almoço.

Após um relaxante banho na cascata da pousada, e devidamente compostos, nos despedimos de Seu Elder, e sua esposa, que nos acolheram muito bem. Seguimos até o Restaurante Maresol, onde o almoço nos aguardava. Num ambiente simples e mas acolhedor, realizamos nossa generosa refeição a um preço muito bom. O Restaurante Maresol oferece aos seus clientes um variado self service, com diferentes tipos, e em boa quantidade de carnes.

Ao término do almoço, fomos com destino a orla marítima, de onde partimos a beira mar até o Farol de Bacopari, de onde tiramos várias fotos da paisagem, que mas parecia uma pintura desenhada por Deus. Retornamos pelo mesmo itinerário, aproveitando para fazer uma limpeza na praia, de onde conseguimos recolher meio saco de lixo. Terminada o dever com o meio ambiente, seguimos com destino a Natal levando consigo várias lembranças de Baía Formosa, entendendo o verdadeiro significado de seu nome.

Raio-X

Nível de Dificuldade – Alta
Localização da Trilha – Boa
Disponibilidade de Socorro Médico – Boa
Apoio Logístico - Ótimo

Recomendações necessárias para trilhar

- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;
- Levar cantil com bastante água;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque;
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do guia.

Onde ficar
Pousada Farol Eco Adventure
Fone: 084 3244-2028 ou 084 9104-7391

Onder comer
Restaurante Maresol
Fone: 084 9157-7588

Contatos para realização de trilha
Elder
Fone: 084 9104-7391

CONFIRA O VÍDEO DA TRILHA

Um comentário:

  1. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

    ResponderExcluir