domingo, 19 de fevereiro de 2012

GEOTRILHAS/RN CAMPING 2012 MISSÃO SERRA DE SÃO BERNARDO - CAICÓ/RN


Distante cerca de 256 Km de Natal/RN, o município de Caicó esta localizado na Mesoregião Central e Microrregião do Seridó Ocidental do Rio Grande do Norte. O município considerado o sétimo mais populoso do estado, esta a uma altitude média de 151 metros em relação ao nível do mar apresentando, encravado na depressão Sertaneja, possuindo um clima semiárido em que suas temperaturas variam de 18,0ºC a 33,3ºC no decorrer do ano. Ainda sobre seu relevo, Caicó possui como principal ponto mais elevado a Serra de São Bernardo com seus 638 metros. Sua vegetação é formada por Caatinga Subdesértica, considerada a mais seca vegetação do estado, com a presença de cactus repletos de espinhos e arbustos espaçados. São encontrados neste tipo de vegetação as seguintes espécimes: Jurema, pinhão bravo, pereiro, xiquexique, faveleira, malva rasteira, angico, pau-branco, marmeleiro e o mata pasto. O solo caicoense é o bruno não cálcico vértico, de fertilidade natural alta, textura arenosa/argilosa e média/argilosa, moderadamente drenado com relevo suave e ondulado, com ocorrências de barita, calcário, talco, ouro e tungstênio. Quanto a sua Hidrografia, Caicó esta inserida na bacia hidrográfica Piranhas-Açu, tendo como principais rios o Seridó, o Sabugi e o Barra Nova, estes últimos tendo suas confluências sido o local de fundação do município. Ainda quanto a Hidrografia, Caicó possui como principal reservatório o Açude Itans, com capacidade de 81.750.000 m³ de água.

A história de Caicó tem início com uma lenda atribuída à história de um vaqueiro português que, à procura de água para o seu gado durante uma seca, se deparou com um touro bravio de feições míticas. Aflito diante de tal situação, o vaqueiro fez uma promessa a Sant'Ana: se conseguisse escapar do touro e encontrar água, construiria uma capela em sua homenagem. Então, nesse momento, o touro desapareceu e logo o vaqueiro encontrou um poço, o qual, segundo relatos, nunca secou. Já por volta do ano de 1748, é criado o distrito de Vila do Príncipe. Primeiro nome do município, que em 1788 é elevado à categoria de vila e renominado de Vila Nova do Príncipe. Apenas em 1868, é que a então vila passa a condição de cidade, com o nome de Cidade do Príncipe, nome que levou até o ano de 1890 quando passou a ser Seridó, e logo em seguida Caicó no ano de 1911. 

GEOTRILHAS/RN EM CAICÓ

Grupo Geotrilhas/RN se preparando para a escalada da Serra de São Bernardo
Solidariedade, amizade e aventura, assim foram os três pilares de sustentação da atividade que abriu o calendário 2012 do grupo Geotrilhas/RN, com a realização do Geotrilhas/RN Camping 2012, sediado no alto da serra de São Bernardo. No dia 23 de janeiro, os seis geotrilheiros de Natal seguiram para Caicó, para se encontrarem com mais dois companheiros de vinham da região do Seridó e da cidade de Campina Grande/PB respectivamente. 

A primeira parada em territorio caicoense foi na loja “A Pescaça”, onde nos encontramos com o nosso amigo Nito Sabino, gerente da casa comercial e um dos organizadores do evento, que contaria com a participação do seu grupo de aventuras na cidade, denominado de Carcará Aventura. Um grupo formado por ex-membros do Movimento Escoteiro de Caicó, militares do 1º Batalhão de Engenharia e Construção (1º BEC) e admiradores do Ecoturismo. Após uma rápida conversa com o Nito, e uma conferida nos produtos ótimos produtos de camping e esportes de aventura da “A Pescaça”, seguimos para a sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caicó, onde fomos conhecer o trabalho realizado pela instituição que atende inúmeras crianças não só de Caicó, como também da região do Seridó. 

Entrega de brinquedos educativos
Chegando lá fomos recebidos pela presidente Gildete Medeiros, e de sua funcionária Paula, que logo trataram de apresentar as instalações do local e falar sobre o trabalho desenvolvido. Na APAE Caicó é realizado um trabalho de terapia ocupacional e do auxilio a educação dos jovens que freqüentam a casa, bem como promove o envolvimento dos pais e filhos com oficinas e cursos ligados ao artesanato, como pintura de telas e panos de prato. Segundo a presidente Gildete Medeiros, a instituição é mantida com uma pequena verba proveniente do Governo do Estado, e da disponibilidade de profissionais sedidos pela Prefeitura de Caicó, mas boa parte da verba para manter o local vem ainda de doações da sociedade, que por meio delas a instituição conseguiu ampliar suas instalações com obras de construção de salas e de piscina destinada ao lazer das crianças. O grupo Geotrilhas/RN contribuiu com a APAE Caicó, com a doação de brinquedos educativos que serão utilizados no auxilio da educação das crianças atendidas no local. Antes de finalizarmos o nosso relato sobre a visita a APAE Caicó, é válido deixar o número de contato para aquelas pessoas que desejam ajudar a instituição. O número do telefone é o 84 3421 – 2109, que esta disponível para receber qualquer que seja a sua doação.

Terminada a visita a APAE seguimos para o Restaurante Ponto Certo, onde realizamos o almoço com a típica carne de sol de Caicó, antes de seguirmos para a Fazenda São Bernardo. Local de partida para o início da aventura em terras seriodenses. Por volta das 14h:00, o pau-de-arara que conduzia o grupo Carcará Aventura chegou até a fazenda para nos transportar para um local mais próximo da serra. Após 30 minutos por estradas carroçais repleta de pequenas propriedades abandonadas em virtude da seca, chegamos ao ponto de início da trilha. 

Grupos Geotrilhas/RN e Carcará Aventura unidos na conquista da Serra de São Bernardo
Com a reunião dos dois grupos que totalizavam 20 pessoas, seguimos por dentro da caatinga em busca da melhor face da serra para a escalada, porém, devido a trilha não ter sido utilizada a um bom tempo, o grupo fez um grande desvio que resultou num atraso de mais de uma hora do programado, até acertar o local correto para a escalada. Durante a subida da serra, o crepúsculo abrilhantava a beleza do seridó, que era possível observarmos do alto da serra. Após uma hora de caminhada em meio a serra, já na completa escuridão, chegamos a uma velha casa abandonada no alto da serra, que seria o local de acampamento do grupo. 

Descanço na subida
Na propriedade existe um inusitado açude sob a serra, onde o grupo tomou banho após fixar o acampamento. Sob o brilhar de uma fogueira, os participantes da aventura saborearam um típico jantar de acampamento regado a capuchino e chocolate quente até as 23h:00, quando o grupo se recolheu as suas barracas, para descanso. Na seguinte, antes do café da manhã, parte do grupo seguiu para o mirante no alto da serra, onde foi possível a contemplação de toda a região de Caicó. Após o término do café, o grupo desmontou o acampamento e seguiu serra a baixo, passando por alguns sítios e fazendas onde éramos bem recebidos pela população local, que admirava o feito do grupo em acampar naquela região num tempo tão seco como é no mês de janeiro em Caicó. 

Casa no alto da serra
Por volta das 10h:30 da manhã, chegamos ao local onde o pau-de-arara estava para conduzir o grupo de volta para a cidade, mas antes disso, houve uma avaliação da atividade, onde os organizadores e membros dos dois grupo puderam expor suas reflexões, onde no final, em clima de confraternização, foram sorteados brindes no oferecimento da “A Pescaça”. O pau-de-arara nos conduziu de volta a Fazenda São Bernardo, onde nos despedirmos do grupo Carcará Aventura e dos anfitriões da fazenda, que nos receberam muito bem. 

Membros do grupo no setor de fermentação da Samanaú
Seguimos ainda pela manhã até a Fazenda Samanaú, onde fomos conhecer o processo de fabricação de um dos orgulhos do Rio Grande do Norte: A cachaça Samanaú que já disponta como um produto de exportação para países da Europa. Chegando lá, fomos recepcionados pelo funcionário conhecido como “Neguinho”, que abriu as portas do engenho, mostrando a moagem da cana-de-açúcar incentivada e produzida na própria região. No momento de nossa visita, o engenho não estava moendo cana. No entanto, estava havendo um experimento do SEBRAE com melão para a produção de cachaça, que segundo Neguinho, não teria sido bem vista pela a desproporcionalidade de quilos moídos para litros de cachaça. Seguimos para o local de fermentação do caldo, onde nos chamou a atenção pela higiene apresentada no local. Logo em seguida chegamos ao local da destilação, onde por meio dos alambiques, a cachaça é separada. Neste momento, Neguinho nos explicou como o processo é feito, em que é eliminado a cabeça e o rabo da cachaça, ficando apenas o coração que é a parte boa para consumo. Pulamos a parte do envelhecimento em barris, devido à chave não se encontrar de posse do funcionário, mas seguimos para o setor de envasamento, onde foram demonstrados os processos de lavagem das garrafas, envasamento, rotulagem e controle de qualidade. Tudo demonstrado passo a passo com o maquinário funcionado. 

Grupo em frenta a Fazenda Samanaú
Ao final da visita, o grupo de oito geotrilheiros foram presenteados cada com uma garrafa da Cachaça Samanaú Prata, que todos fizeram questão de pousarem em frente a sede da fazenda portando seus presentes. Despedirmos-nos de Neguinho e seguimos  com destino a Caicó pela rodovia de acesso a Jardim do Seridó, de onde se dividiu, parte para Caicó e Campina Grande e os demais para Natal, levando consigos ótimas recordações e impressões positivas do povo acolhedor do Seridó.

O Geotrilhas/RN Camping 2012 teve o apoio do Grupo Escoteiros do Mar Artífices Náuticos, Carcará Aventura, Lhammas Explorer Ecoturismo, APAE – Caicó, Secretária Municipal de Meio Ambiente de Caicó, A Pescaça, Cachaça Samanaú e TV Caicó Comunitária. 

Raio-X

Nível de Dificuldade – Elevado
Localização da Trilha – Regular
Disponibilidade de Socorro Médico – Péssima
Apoio Logístico - Bom

Recomendações necessárias para trilhar

- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;
- Utilizar bastante protetor solar;
- Levar cantil com bastante água;
- Levar repelente contra insetos;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores;
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do condutor;
- Levar kit de primeiros socorros.

Onder comer

Restaurante Ponto Certo
Fone: (84) 3417 - 4084

Contatos para realização de trilha
Nito Sabino
Fone: (84) 

Apoio no Geotrilhas/RN Camping 2012
           

4 comentários:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei conhecer este blog e ler o relato da trilha à Serra de São Bernardo...sou caicoense residente e, há tempos, desejo subir a Serra de São Bernardo...figuei com a maior inveja de vcs....quando vcs vão trilhar novamente? Posso ir junto?
    Grato
    Gerson - (gerson.2mil9@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano vcs tava numa companhia muito boa q era a galera do carcara os cara são show
    Sou de Caicó e já subi várias vezes essa serra grande abraço a todos do geotrilhas

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano vcs tava numa companhia muito boa q era a galera do carcara os cara são show
    Sou de Caicó e já subi várias vezes essa serra grande abraço a todos do geotrilhas

    ResponderExcluir