Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

AQUECIMENTO GLOBAL PODE REDUZIR A PRODUÇÃO DE CHOCOLATE NO MUNDO


Imagem: Cadeg
O aquecimento global pode deixar a humanidade sem uma de suas iguarias favoritas. Pelo menos para uma grande parte da população, o chocolate, ou pelo menos torná-la uma das delícias gastronômicas mais caras. 

De acordo com um estudo recente, as plantações de cacau na África Ocidental, que produz mais de 50% da matéria-prima para o chocolate do mercado global, poderia desaparecer nas próximas décadas. 

De acordo com o relatório do Centro Internacional de Agricultura Tropical , o aumento da temperatura de dois graus Celsius até 2050 na região de Gana e Costa do Marfim, essas áreas se tornam impróprias para a produção de cacau . 

Os resultados desta mudança do clima, inclusive econômica, poderia ser um aviso prévio para 2030. Então, os preços do chocolate iria disparar. 

Os cientistas estão procurando uma solução para salvar as plantações de cacau africanas. Entre as possíveis soluções para esta situação, os especialistas estaria a transferência das plantações de cacau para lugares mais altos. 

No entanto, nestas regões,o terreno é bastante plano, tornando a cultura um pouco mais eficaz. Outras alternativas seriam o plantio de árvores de grande porte que podem sombrear o cacau, bem como o desenvolvimento de novos sistemas de irrigação. 

Enquanto isso, os amantes do chocolate não têm escolha a não ser esperar que os especialistas possam resolver este problema antes que seja tarde demais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário