terça-feira, 20 de setembro de 2011

GOVERNO DO RN ADERE À CAMPANHA TRÂNSITO NA PAZ

Entre os dias 18 e 25 de setembro está sendo realizada em todo país a Semana Nacional de Trânsito, que este ano aborda o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". Aqui no RN, a campanha foi lançada na manhã desta segunda-feira (19) no auditório da Governadoria. Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de dirigir com responsabilidade, principalmente os jovens, o Governo do Estado resolveu unir a campanha ao trabalho que vem sendo realizado pelo empresário Marcelo Moura, que perdeu um filho de 17 anos em um acidente de carro.
  Depois do ocorrido, Marcelo Moura criou a campanha "Trânsito na Paz" e desde então vem realizando palestras em escolas, encontro de jovens, igrejas e associações comunitárias na tentativa de conscientizar os motoristas sobre a importância de dirigir com responsabilidade. O empresário lembrou a importância de conscientizar não só os filhos, mas também os pais, e comentou o fato do Governo do RN ter se engajado na campanha. "Pela primeira vez aqui no Estado vejo o poder público se preocupar com a questão social de maneira tão humana" falou o empresário, agradecendo o apoio e a adoção do Governo do Estado à campanha iniciada por ele.
"Este ano estamos aderindo à campanha Trânsito na Paz, um trabalho que já está bem difundido entre os jovens, uma campanha bem aceita entre eles. O Detran do RN achou por bem aderir a essa campanha e trabalhar bem o jovem, os motociclistas, já que grande parte desses acidentes também envolve motociclistas. Além disso, vamos atuar também no combate ao uso do álcool junto a direção", explicou o diretor geral do Detran/RN, Érico Valério.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo mundo cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidente de trânsito. No Brasil, as estatísticas mostram uma média de 60 mil vítimas fatais, sendo 34% de jovens entre 18 e 24 anos. Os dados da OMS mostram também que 50% dos acidentes foram provocados pelo uso de álcool.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, representou a governadora Rosalba Ciarlini na solenidade de abertura da campanha. "A responsabilidade no trânsito depende muito mais de cada um de nós do que da ação do Governo", disse o secretário. "O Governo do RN vê nessa campanha e nessa Semana Nacional de Trânsito a oportunidade de convocação para que cada um possa compreender que tudo depende da nossa conscientização, do valor que damos à vida e a liberdade dos outros. A paz no trânsito depende de tudo isso", concluiu.
Na oportunidade, Marcelo Moura proferiu uma palestra e fez um depoimento sobre a dor da perda de um filho e como a vida dele mudou depois do acidente. A campanha "Trânsito na Paz" contará com o apoio de órgãos ligados à segurança e educação no trânsito, como as Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação e da Cultura (Seec), Corpo de Bombeiros, Detran-RN, Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
A programação em Natal contará com blitz educativas e orientação a respeito de direção defensiva. A ideia é intensificar, durante o período de 18 a 25 de setembro, as atividades tanto em relação à educação como fiscalização no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário