Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

CÂMARA CONCLUI DEBATES PARA RIO+20



A Câmara encerrou na terça-feira, dia 27 de março,  o ciclo de debates para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento mundial, que acontece de 20 a 22 de junho deste ano no rio de Janeiro, tem três eixos principais: econômico, social e ambiental. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou do encerramento, ressaltando a importância do desenvolvimento sustentável como base para as decisões no âmbito econômico. “Um dos desafios é colocar a sustentabilidade como centro dos debates e não apenas como parte deles”, disse.

Mais de 80 chefes de Estado já confirmaram presença na Rio+20. A expectativa é que a conferência dê início a uma nova etapa na agenda internacional , com o fortalecimento do multilateralismo e o estabelecimento de novas instâncias políticas como um Conselho da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

 No ano passado, a ONU apresentou o “Rascunho Zero”, documento base para negociações da Rio+20. O Brasil enviou contribuições e participa ativamente dos debates sobre o tema. O Ministério do Meio Ambiente faz parte da Secretaria Executiva da Comissão Nacional para a Conferência Rio+20, juntamente com os Ministérios das Relações Exteriores, da Fazenda e do Desenvolvimento Social.

Na semana passada foi realizada em Nova Iorque, a I Rodada de Negociações Informais sobre o Documetno Final da Rio+20. “O Rascunho Zero tinha 17 páginas quando foi lançado, hoje já são 170 com as contribuições dos vários países que estão em Nova Iorque negociando”, declarou o chefe da Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco.

O evento na Câmara teve apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores e organizações da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário