Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA ENFRENTA INCÊNDIOS

Por Daniele Bragança

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, enfrenta focos de incêndio há uma semana. Três focos aconteceram no município de Mucugê. O fogo atingiu a região da Serra do Candombá, vizinha ao Vale do Capão. A informação é de Lívia Bittencourt, brigadista voluntária da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL).

“Essa semana o Vale do Capão teve um incêndio gigante, ontem o Morro do Pai Inácio e Campos de São João queimaram e hoje [29/3], neste exato momento tem um fogo nos arredores de Lençóis, na Serra do Canoão. Isso são apenas alguns exemplos, tivemos outros focos aqui nesta semana”, informou Bittencourt.

((o))eco ligou ontem para o Parque e atendeu um funcionário que não quis se identificar afirmou que os incêndios estavam controlados. A informação é desmentida por Bittencourt:

- O que está acontecendo hoje na Chapada Diamantina é uma verdadeira tragédia ambiental. Apesar de os órgãos públicos apoiar as ações de combate aos incêndios, o apoio recebido não é suficiente diante da magnitude do problema. No momento, quem está fazendo a diferença são as brigadas voluntárias que não recebem apoio nenhum de órgãos públicos. E muitas das informações divulgadas em veículos midiáticos são de revoltar quem está aqui na luta pra mudar a situação.

Não são poucos os problemas que os brigadistas voluntários enfrentam: "o principal é que a maioria das brigadas sofrem com a carência de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs (roupas de noméx - anti-chama, óculos de proteção, botas de boa qualidade, luvas, capacetes de montanha, etc), além de apoio logístico (alimentação, pilhas, materiais de primeiros-socorros, sacos de dormir) e estrutura de comunicação etc", informa.

O blog "Parque Nacional Chapada Diamantina" foi criado para denunciar incêndios no parque. Segundo ele, os focos são constantes e a maioria é proposital, em geral para limpar áreas de agropecuária, o que constitui crime.

Essa é a segunda onda de incêndios, nesse março, na região da Chapada Diamantina. A Serra do Sincorá, localizada entre os municípios de Mucugê e Ibicoara, também sofreu um incêndio de grandes proporções no início do mês.

A partir de informações dos satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ((o))eco produziu o mapa dos focos de fogo. Veja abaixo.
As informações foram baixadas no Sistema de Informações Geográficas e Banco de Dados de Focos nas Áreas Protegidas http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/bduc.php?LANGUAGE=PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário