Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA: O CÉU NÃO É O LIMITE

Para quem curte desafios de matemática e física, uma boa notícia! Estão abertas as inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As escolas públicas e privadas de todo o país têm até o dia 13 de março para se cadastrar no evento, gratuitamente. As provas serão realizadas no dia 11 de maio.

Alunos dos ensinos fundamental e médio podem participar. A OBA ocorre dentro da própria escola, com a aplicação de uma prova formada por dez perguntas, sendo cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia.

Todos os alunos recebem um certificado de participação, e os que se destacarem serão premiados com medalhas. Ainda há a chance de integrar as equipes que representarão o país em competições internacionais. Entre elas a Olimpíada Latino-Americana e a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Mais informações na entrevista final.

Em 2011, 803.180 alunos se inscreveram na OBA, e 33.307 foram premiados. A expectativa para este ano é que mais de um milhão se inscrevam. Além de escolas brasileiras, participarão desta edição alunos de Moçambique e Timor Leste.

Vale lembrar que escolas que participaram da 14ª edição do OBA, em 2011, não precisam se recadastrar para participar em 2012.

Além da OBA, as escolas cadastradas têm direito de participar da Mostra de Foguetes. Mais informações na entrevista final.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.

Para mais informações sobre o processo de inscrições, acesse: www.oba.org.br

Um comentário:

  1. muito boa para ensentivar o estudo o estudo nas escolas publicas de todo brasil,mas os profesores tambem precisa se esforcar

    ResponderExcluir