Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

GEOTRILHAS/RN PROMOVE O ARRAIÁ DO CHAFURDO 2012


Geotrilhas/RN no Arraiá do Chafurdo 2012
Após um ano da realização da Trilha Rural de Dona Inês, o Projeto Geotroilhas/RN retorna mais uma vez ao Assentamento Tanques para desta vez organizar o primeiro Arraiá do Chafurdo. 

O evento contou com a participação de oito geotrilheiros que levaram para o município paraibano muita alegria, animação e principalmente solidariedade aos assentados do Tanques.  Numa ação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na pessoa do secretário, Mariano Ferreira; a CandyPop (industria de balas, caramelos e pirulitos); DN Bijoux e do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos, o Geotrilhas/RN proporcionou uma festa junina baseada nas antigas tradições juninas, relembrando o São João esquecido por muitos há anos.

Brincadeira da pescaria
Durante o arraiá, que teve início logo nas primeiras horas da tarde, as crianças do assentamento tiveram a chance de participarem de várias brincadeiras, antes esquecidas pelo tempo, como pescaria, quebra panela, cavalhada e o pau de sebo. Todas as brincadeiras tiveram prêmios para os vencedores, como doces, brinquedos e troféus. As brincadeiras juninas foram cercadas de muita emoção, de modo que as crianças tiveram a oportunidade de brincarem pela primeira vez estes tipos de brincadeiras, e principalmente pelos geotrilheiros e assentados, que reviveram os antigos jogos que fizeram parte de suas infâncias.

Premiação do Concurso de Cordel
Na parte da noite, o arraiá contou com a presença de muita gente bonita, onde puderam participar dos concursos culturais de aboio, cordel, culinário (escolha do melhor arroz doce, bolo de macaxeira, canjica e pamonha), que premiou com troféus e presentes os melhores do Tanques. Ainda durante os festejos da noite, houve quadrilha improvisada, com direito a casamento matuto, em que as meninas do assentamento concorreram a bijuterias, no concurso de melhor caracterização junina.


Quadrilha junina anima a noite
O restante da noite do Arraiá do Chafurdo ficou com a animação dos competentes músicos do Trio Paraibano, que tocou os grandes sucessos do forró pé de serra, e suas próprias composições que homenageia a bela Dona Inês.

No geral, o Arraiá do Chafurdo conseguiu unir o espirito aventureiro e  solidário do Projeto Geotrilhas/RN em prol de mais de 200 pessoas que compareceram ao Assentamento Tanques, com uma festa junina centrada nas tradições nordestinas e na cultura dos destemidos  vaqueiros. 

Queremos agradecendo aos nossos parceiros (Candy Pop, DN Bijoux, Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dona Inês), além dos amigos Cristiano Lourenço, Mariano Ferreira, Nilton Gomes, Rosangela Santos, Seu Geraldo e família e todos os assentados do Tanques, que de alguma forma contribuiram para o sucesso de nosso evento.

Finalizamos esta matéria com os versos do nosso secretário e cordelista, Mariano Ferreira, onde em suas talentosas estrófes, descreve o Arraiá do Chafurdo de acordo com a cultura cordelista. 

Geotrilhas promoveu
Arraíá para os Assentados
dia 17 de junho
ninguém ficava parado
com um forró-pé-serra
prestigiando nossa terra
e todos homenageados...

As criança receberam
lembrancinhas de São João
ficaram muito animadas
com tanta premiação
além disso o Geotrilhas
improvisou uma quadrilha
foi grande a animação...

Houve concurso de Cordel
José de Jorge o ganhador
na base do improviso
aos presentes encantou
com a história de um menino
vítima de um assassino
que impiedosamente o matou...

E concurso de aboio
os vaqueiros improvisando
Tarciso e Luiz Birro
Paulo Teles e Luciano
mas quem ganhou o troféu
para ele tiro o chapéu
Nilton Gomes foi soberano...

Além da animação
comida não pode faltar
teve festival gastronômico
com a receita do lugar
Jalma Birro, a ganhadora
que além de professora
mostrou dote em cozinhar.

Pedro e Lala, contamina
é um casal alegria
Lázaro Freire, alí de lado
mas é ele que gerencia
mantém todos os contatos
é um administrador de fato
turismólogo pela academia...

A noite foi só alegria
mostrando que o São João
é a maior festa popular
que existe nesse sertão
no litoral e agreste
onde o cabra da peste
mantém sua devoção...

O Trio Paraibano
cantando nosso nordeste
ico grande sanfoneiro
no zabumba, Cloves investe 
Com Cida improvisando
a quadrilha comandando
era só fazer um teste...

Para alavancar o turismo,
Meio ambiente e cultura
Não tem faltado apoio
Por parte da prefeitura
Consolidando o destino
O prefeito Antonio Justino
Vem cumprindo sua jura.
Agradecemos ao Geotrilhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário