Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RIO GRANDE DO NORTE PROMOVE OFICINAS SOBRE AGRICULTURA ORGÂNICA


Imagem: Diário dos Açores
A partir da próxima terça-feira (14), os agricultores familiares da comunidade do Gramorezinho, na zona Norte de Natal, participarão de um ciclo de oficinas sobre cultivo de produtos orgânicos, a partir das 14h30. As capacitações tem supervisão técnica da Emater-RN e fazem parte do projeto Amigo Verde, uma parceria da instituição com o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Estado e o Sebrae-RN, com patrocínio da Petrobras. Os produtores são membros da Associação de Amigos Moradores do Sítio Guamaré e Adjacências (AMIGS).

O objetivo do projeto é converter o cultivo convencional, utilizando agrotóxicos, para o cultivo orgânico, gerando mais renda e oportunidades de trabalho para cerca de 120 famílias da comunidade. Naquela região são cultivadas hortaliças consumidas por boa parte da população da Grande Natal. “A utilização de agrotóxicos prejudicam não apenas a saúde dos produtores, dos consumidores, como também o solo e os recursos hídricos da região. Essa mudança no sistema de cultivo é essencial”, explica o engenheiro agrônomo Cláudio Anders.
Técnicos da Emater-RN ministrarão a oficina de sensibilização no dia 14 e apresentarão aos produtores os conceitos de produção orgânica. A capacitação será realizada no Society Ouro Verde, localizado na Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, 4031, Pajuçara, nos dias 21, 22 e 28 de agosto, técnicos da instituição farão oficinas de capacitação sobre “Compostagem e Biofertilizantes”, cada uma com a participação de até 40 produtores.

Após a realização das oficinas, os produtores receberão suporte técnico para a implantação da agricultura orgânica, para em um futuro breve obterem a certificação para utilização do Selo Orgânico. O projeto durará dois anos e o investimento do convênio com a Petrobras é da ordem de R$ 1 milhão. Caberá ao Sebrae-RN a supervisão gerencial e empreendedora para os produtores. A Emater-RN coordenará a equipe, que será formada por técnicos das entidades colaboradoras e por dois profissionais técnicos em agropecuária contratados pela AMIGS.

Fonte: Semi Árido.org
Programação das oficinas
21 de agosto de 2012 - OFICINA DE CAPACITAÇÃO - Compostagem e Biofertilizantes
- Sítio do sr. Aílton do Nascimento ("João") - Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, 5241
22 de agosto de 2012 - OFICINA DE CAPACITAÇÃO - Compostagem e Biofertilizantes
- Sítio do sr. Nazareno Cândido das Flores Filho ("Nego") - Sítio Campinas
28 de agosto de 2012 - OFICINA DE CAPACITAÇÃO - Compostagem e Biofertilizantes
- Sítio do sr. Francisco Monteiro - Av. Moema Tinoco da Cunha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário