Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

RUMO A ESTRADA REAL: PROGRAMA EXPEDIÇÕES

Assista a mais uma produção da TV Brasil que mostra a riqueza cultural, histórica e natural da Estrada Real. O programa Expedições fará uma análise da Estrada Real de ontem e hoje.


O programa Expedições viajou pelos mais de mil quilocirc;metros do caminho que moldou a sociedade brasileira do século XVIII: a Estrada Real. Aberta para ligar o litoral do Rio de Janeiro as ricas cidades do Ciclo do Ouro, virou o caminho oficial para a circulação do ouro extraido das minas, e se tornou a espinha dorsal de uma nova cultura. Num tempo em que a corrida por riquezas atraiu gente de todo o Brasil e da Europa para as Minas Gerais.

Paula Saldanha e Roberto Werneck viajam pelas cidades historicas surgidas nessa época, revelando suas historias e suas belezas. O percurso inclui ainda reservas de natureza preservada, como o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque Estadual do Itacolomi.

Nessa viagem, Expedições revela ainda um aspecto menos alardeado, mas nem por isso menos rico, da Estrada Real: as fazendas seculares, hoje bem preservadas, que abasteciam as cidades e alimentavam uma verdadeira horda de mineradores.

Da Estrada Real do século XVIII para a Estrada Real do século XXI,  pouco mais de dez anos, todo a tradição da Estrada - dividido entre o Caminho Novo, o Caminho Velho, e o Caminho dos Diamantes - vem passando por um processo de revitalização para se tornar um destino turístico. Uma forma de difundir conhecimento e tornar sustentavel da preservação do patrimônio cultural e histórico das Minas Gerais.

Fonte: TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário