Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DIVULGADO O RESULTADO DO PRÊMIO GEOTRILHAS/RN: OS MELHORES DE 2010

O projeto GEOTRILHAS/RN divulgou durante as comemorações de seu segundo aniversário, que aconteceu no município pernambucano de Caruaru, o resultado do segundo Prêmio GEOTRILHAS/RN: Os Melhores de 2010. A iniciativa é uma forma de reconhecer o empenho, e incentivar os prestadores de serviços dos municípios visitados pelo projeto no ano base de 2010. O prêmio também contempla as iniciativas ambientais e sóciais feitos pela administração pública local, e define a trilha que merece ser novamamente refeita pelo grupo, pois atendeu todos os requisitos exigidos pelos eleitores do prêmio, que são os próprios participantes do projeto, que participaram de duas ou mais trilhas.

Dentre os ganhadores, podemos destarcar a Expedição GEOTRILHAS/RN na Chapada Diamantina, que levou o maior número de prêmios nas diferentes categorias, sendo seguida de perto pela Trilha Eco-Cultural de Florânia/RN, que foi sem dúvida, a verdadeira ganhadora para os participantes do projeto. Já que o complexo turistico da Chapada Diamantina já está consolidado, e reconhecido a nivel internacional.

A trilha vencedora do ano de 2010 foi a Expedição GEOTRILHAS/RN na Chapada Diamantina, mas que por se tratar de uma expedição em um estado muito distante do Rio Grande do Norte, que invibializaria a expedição anual do projeto. Contudo, o Circuito Serrano Potiguar, por ter sido o segundo mais votado na categoria “Melhor Trilha de 2010”, receberá novamente o projeto em 2012, tendo um novo roteiro, onde estará inserido a Trilha do Carteiro, que vai de Portalegre a Martins.

Confira a lista completa dos vencedores do prêmio.  


MELHOR TRILHA DE 2010


Vista do alto do Morro do Pai Inácio
A trilha vencedora ocorreu no mês de outubro, com um período de duração de uma semana, onde os quinze participantes puderam conferir de perto as belezas naturais do inteiro da Bahia, no paraiso chamado Chapada Diamantina. Dentre os pontos visitados, podemos destacar a Cachoeira da Fumaça, Serra das Paridas, Cahoeira do Sossego, Morro do Pai Inácio, Gruta do Lapão, Pratinha, Poço Azul e Xique-Xique de Igatú.




 MELHOR CONJUNTO ARQUITETÔNICO

Igreja Matriz de Martins/RN
O melhor conjunto arquitetônico ficou com o centro do município de Martins/RN, que chamou a atenção dos participantes pelos velhos casarões que ainda são habitados, e outros que são utilizados pelo poder público como museus e outras repartições. A igreja matriz também foi um ponto decisivo para a escolha, devido a sua estrutura física, e a beleza interna.





 
MELHOR ÁREA DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Vista do Parque Nacional da Chapada Diamantina
A melhor área de conservação ficou com o município baiano de Lençóis, que se recuperou da devastação provocada pelo garimpo, e agora possui uma política de conservação de suas matas, graças a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que conta com o trabalho voluntário de várias ONGs para garantir a preservação.





MELHOR MUSEU

Prédio do Museu de Martins/RN
Na categoria de “Melhor Museu” houve um empate entre o Museu Martins/RN e a Casa de Cultura de Florânia/RN. O primeiro funciona no Edifício "PAX" no centro da cidade, que reune os Museus de Arqueologia com cerca de 5 mil peças, inclusive parte de uma ossada humana,oriuda de escavações feitas da Casa de Pedra; e o Museu que conta uma com exposição de objetos de Arte Sacra, duas com Móveis e Louças do século passado e uma com Biblioteca Jurídica e Galeria Fotográfica, onde se expõem fotos de filhos ilustres de Martins e do Estado.

Parte do arcevo da Casa de Cultura de Florânia
Já a Casa de Cultura de Florânia/RN esta situada no centro da cidade, onde podemos encontrar objetos que perteceram as primeiras famílias portuguesas de Florânia, que ajudaram a desenvolver o pequeno município seridoense, além de vários objetos pessoais do padre Estanislau Piecheltão querido pelos antigos moradores do município.





MELHOR GUIA 

Aércio (a direita) foi eleito pelo maior número de votos.
O melhor guia escolhido pelo projeto foi o ex-garimpeiro Aércio, da agênica EXPLORER BRASIL, que com seu jeito simples de homem do campo, e o seu senso de humor aliado ao vasto conhecimento adquiridos em anos de exploração de garimpo em Lençóis/BA, cativou a maioria dos membros do GEOTRILHAS/RN, dando-o o maior número de votos.


 
MELHOR HOSPEDAGEM

Suite Casal da pousada


Com um estilo de hospedagem bem familiar, aliada a um ambiente em contato com a natureza dentro do centro de Lençóis/BA, a Pousada Pouso da Trilha venceu na categoria de “Melhor Hospedagem”, pelo seu charme, pois foi construida dentro de um velho casarão, bem como pelo o seu atendimento e atenção diferenciados de seus funcionários.






MELHOR RESTAURANTE 

Dona Socorro proprietária da pousda restaurante
Com uma comida tipicamente caseira  bem caprichada, o restaurante da Pousada Martinense conseguiu bater em grande concorrente local, o restaurante do Hotel Serrano. Com a simplicidade, aliada a uma comida saborosa tanto no café da manhã, como também no almoço, o estabelecimento de Dona Socorro, ganhou os votos da maioria do grupo literalmente pela boca.




MELHOR TRADIÇÃO CULTURAL
Teatro Jota Júnior
A Companhia de Teatro do Jota Júnior, agradou bastante o GEOTRILHAS/RN pela apresentação realizada na primeira noite de nossa estadia em Florânia/RN. Com um expetáculo que abordava a difícil convivência do sertanejo com o seu espaço, o  grupo teatral arrancou aplausos de todos os presentes, o que lhe rendeu uma apresentação em Natal/RN durante a EXPOECT 2010, conseguida por meio do Projeto GEOTRILHAS/RN e o Grupo Escoteiros do Mar Atífices Náuticos junto ao Departamento de Extensão do IFRN.  


MELHOR MOTORISTA
Seu Robertinho a esquerda
Adailton 2º da direita para esquerda
Na categoria de “Melhor Motorista” houve mais um empate. Com uma forma de condução bastante arrojada em seu “toyotão” pelas serras de Brejo da Madre de Deus/PE, aliada a sua animação de um típico sanfoneiro,  Seu Robertinho do Acordeon animava o grupo com suas músicas que tocavam durante os nossos deslocamentos. Divide com ele, o motorista de “pau-de-arara” de Florânia/RN Adailton Toscano, que proporcionou uma experiência a muitos dos participantes, que nunca andaram neste meio de transporte tão comum no interior do Rio Grande do Norte, além de uma condução bastante segura pelas serras.


MELHOR PROJETO SÓCIO-AMBIETAL

Teatro Jota Júnior ensina a arte teatral para alunos da rede pública
Membros do GEOTRILHAS/RN com representantes do Grup Escoteiro Nossa Senhora das Vitórias - 28º/RN
Na categoria “Melhor projeto sóico-ambiental”, ocorreu mais um empate. Desta vez o Grupo Escoteiro Nossa Senhora das Vitórias, que proporciona o Movimento Escoteiro aos jovens do município de Assú/RN, e que participou junto com o GEOTRILHAS/RN na Trilha Ecológica da Lagoa do Piató, dividio o prêmio com a Companhia de Teatro do Jota Júnior, do município de  Florânia/RN, que trabalha o teatro com jovens de uma escola local.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário