Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CRÔNICA CELEBRA TRÊS ANOS DE ANIVERSÁRIO DO GEOTRILHAS/RN

Grupo fundador do Geotrilhas/RN durante a primeira trilha em 31/01/2009
Com a mesma expectativa do final de uma trilha mensal, e ao mesmo tempo, já a espera da próxima a ser realizada no próximo mês, fazem presentes essas mesmas emoções neste dia 31 de janeiro, tão especial para nós.

Há exatos três anos atrás, um grupo formado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Geografia, ao final de mais um semestre letivo resolveu sair da mesmice dos corredores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, para se aventurar nas trilhas do Parque das Dunas de Natal/RN, sem saber que naquele momento, o que era um mero programa de final de semana, passaria a ser uma filosofia de vida adotada pelos mais de cento e cinqüenta freqüentadores que viriam a vestir as cores do grupo Geotrilhas/RN.

Sendo assim, e diante dessa conjuntura que se moldou o Geotrilhas/RN, posso afirmar em alto e bom som o que meus sentimentos como geotrilheiro, escoteiro, professor, e acima de tudo, um cidadão que como um mineral bruto foi lapidado pelos laços de amizade presentes neste grupo.   

Hoje é um dia de alegria, quando nos lembramos das trilhas ecológicas que passaram a ser o complemento dos conteúdos dos alunos do curso de Geografia, e fonte de inspiração dos professores do IFRN que de alguma forma se espelharam em nossas propostas de aula, e de oportunidade de novos conhecimentos por parte dos nossos inúmeros companheiros de trilhas de diferentes formações. 

Hoje é um dia de alegria, por lembrar que durante as nossas visitas aos municípios contemplados, conseguimos aplicar uma forma de economia solidária onde foi possível colaborar com a distribuição de renda entre as pessoas ligadas ao segmento turístico já consolidado, ou aqueles que ainda engatinham de forma discreta neste setor. 

Hoje é um dia de alegria, pois durante este período conseguimos contribuir para a preservação de nosso planeta, seja na simples forma de promovermos uma limpeza nas trilhas, seja por meio das mudas plantadas durante a campanha “Trilhando o Verde”, seja pela participação em oficinas voltadas para a preservação ambiental promovidas pelos municípios visitados. 

Hoje é um dia de alegria, se somarmos a alegria dos jovens do Movimento Escoteiro que tem a oportunidade de aprenderem sobre as mais variadas técnicas da miscelânea de profissões dos nossos geotrilheiros, que também adotaram este movimento de educação não formal para contribuir para com o crescimento dos jovens.  

Hoje é um dia de alegria, se lembramos como retransmitimos essa alegria aos menos favorecidos que estendemos nossa “mão amiga”, promovendo doação de alimentos, brinquedos, leite em pó, e os mais variados objetos, seja numa rápida visita a uma comunidade, asilo, orfanato,  entidades beneficentes, ou até mesmo na organização de uma festa natalina aos que nunca tiveram a oportunidade de terem acesso a este tipo de evento. 

Hoje é um dia de alegria, pois nos lembramos dos sorrisos dos inúmeros colaboradores que de alguma forma prestaram os seus serviços turísticos ao grupo, dos sorrisos dos artistas locais, dos sorrisos dos gestores municipais, dos sorrisos das entidades filantrópicas. Todos aqueles que se orgulharam em receber a nossa certificação de qualidade representadas pelo simples, mais cobiçado Certificado do Geotrilhas/RN. 

Hoje é um dia de alegria, representado pelo sorriso mais significativo: Aquele orgulhosamente estampado no rosto de cada um membro da família geotrilheira, que de alguma maneira encontram neste ambiente de integração, socialização e de afeto múltiplo, em que a cidadania se tornou efetivamente presente em seu dia-a-dia , de modo que conseguimos tornarmos multiplicadores deste ideal, numa recíproca de amizade mutua entre todos nós,  por onde trilhamos durante estes três maravilhosos anos. 

Hoje é um dia de alegria, devido a este testemunho descrito acima, temos a plena convicção de o grupo Geotrilhas/RN a cada trilha realizada, se torna cada vez mais forte para conseguimos trilharmos caminhos mais distantes em busca da consolidação de todos os ideais geotrilheiros  independentemente do próximo local escolhido para sediar uma das nossas atividades, pois para um geotrilheiro, não existe lugares inacessíveis de qualquer natureza. Existem lugares que ainda não conhecemos. 

Parabéns família geotrilheira por mais um ano de existência.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário