Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

DONA INÊS/PB RECEBE PESQUISADORES DA UERN


O município de Dona Inês/PB recebeu no último dia 20 de abril a visita da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do GEPTUR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo), com um número total de 10 pesquisadores das áreas de Turismo e Pedagogia envolvidos na visita. 

Os objetivos da visita foram fazer os primeiro levantamentos das potencialidades turísticas do município, bem como, a primeira reunião de mobilização envolvendo a comunidade do Assentamento Tanques para a implementação de um modelo de turismo centrado na ruralidade. 

Dentre os pontos visitados e catalogados pela equipe, destacam-se o próprio Assentamento Tanques, a comunidade quilombola da Cruz da Menina, a feira-livre com todos os seus aspectos culturais, a Mata do Seró, juntamente com sua bela cachoeira. 

A cultura local foi representada com apresentações de duplas de violeiros em plena feira-livre, o grupo de forró do radialista Júnior Campos, com a mistura do forró pé-de-serra com versos e a animação do grupo de pífanos Pimenta Malagueta, que animou a trilha das Pegadas do Vaqueiro com a música de boa qualidade. 

A equipe de pesquisadores teve o apoio do competente guia Cristiano Lourenço, do presidente do Conselho de Cultura de Dona Inês, Mariano Ferreira e a receptividade das famílias dos assentados Nilton Gomes e Seu Geraldo. A visita da equipe de pesquisadores e fruto do trabalho do Projeto Geotrilhas/RN, que a mais de dois anos conta com o trabalho socioambiental dentro do Assentamento Tanques. 

Notícia oferecida por

Nenhum comentário:

Postar um comentário