Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

GEOTRILHEIROS PRONTOS PARA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA



Por José Zilmar, jornalista

Depois de um ano de preparação, finalmente chegou o momento tão esperado por um grupo de oito geotrilheiros para fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Com tudo pronto, o grupo embarca na noite da próxima sexta-feira (31) voando TAP rumo à cidade do Porto (Portugal), de onde inicia a peregrinação, na segunda-feira, às 8h, até a região da Galícia, na Espanha. 

O desafio faz parte da Expedição 2013 do Geotrilhas. Integra o grupo cinco mulheres e três homens, na faixa etária dos 40 aos 60 anos, todos residentes em Natal (RN). 

Como última atividade do grupo no Brasil está previsto um jantar de “boa sorte”, por adesão, nesta quinta-feira (30), às 19h, no restaurante “O Peixe”, na av. Roberto Freire, para reunir todos os compostelanos, parentes, apoiadores e incentivadores. Quem quiser participar, deve confirmar presença para efeito de reserva no local. 

PLANEJAMENTO 

Essa expedição internacional do Geotrilhas foi cuidadosamente planejada desde o seu anúncio há exato um ano. Com o convite a todos, foram abertas 12 vagas e a adesão de cada um ao projeto ocorrendo ao longo de três momentos distintos e demarcados a cada quatro meses. 

O primeiro momento consistiu em “eu quero ir”, o segundo, “eu posso ir” e o terceiro, “eu vou”. Além de orientações psicológicas e reuniões periódicas para definições logísticas, o planejamento constou de uma agenda específica para cada momento, sendo realizada uma série de caminhadas preparatórias e atividades sociais, entre outras atividades intensificadas principalmente ao longo do terceiro momento, quando se delineou o perfil do grupo de peregrinos. 

CONFIANÇA 

Muito próximo da hora do embarque, o grupo está confiante, animado e bastante integrado, consciente do desafio que terá pela frente, qual seja, de cumprir a pé a distância de 220 KM carregando sua própria mochila nas costas, com 5 a 7 KG (média de 10% do peso de cada integrante), ao longo de nove etapas. 

A primeira etapa inicia-se na Sé do Porto e tem extensão de 25 KM, com pernoite em Vilarinho, um lugarejo de Vila do Conde. 

A segunda etapa, de 26 KM, vai de Vilarinho a Barcelos. A terceira compreende trecho de 30 KM entre Barcelos e Ponte de Lima. A quarta etapa é a mais longa, de 38 KM, cruzando a fronteira de Portugal e Espanha, pelo rio Minho, até a cidade de Tuy. 

As próximas etapas serão todas no território espanhol, na região da Galícia. A quinta começa em Tuy e encerra-se em Redondela, cidade próximo a Vigo, num total de 30 KM. A sexta inicia-se em Redondela e segue até Pontevedra, cidade que se alcança depois de 18 KM de caminhada. 

A sétima etapa tem 23 KM, vai de Pontevedra a Caldas de Reis. A etapa seguinte, a oitava, de apenas 17 KM, segue até Padron, cidade de onde o grupo parte para o último trecho, de 21 KM, para alcançar Santiago de Compostela e encerrar a peregrinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário