Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RUMO À RIO+20, CONFERÊNCIA EM ZARAGOZA DESTACA BOAS PRÁTICAS EM SANEAMENTO E USO DA ÁGUA


Desde segunda-feira (3/10), está sendo realizada em Zaragoza, Espanha, a Conferência da ONU Água com o tema “Água e Economia Verde na Prática: Rumo à Rio+20”. O evento, organizado pela ONU Água e pelo Conselho Consultivo do Secretário-Geral da ONU sobre Água e Saneamento (UNSGAB), vai até esta quarta-feira (5/10) e irá apoiar o processo de ação rumo à Rio+20.

Com base nos resultados e conclusões do evento paralelo ao segundo Comitê Preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), cujo tema é “Como a Economia Verde depende da água”, uma chamada foi feita para o desenvolvimento de um Mapa da Economia Verde e um guia de boas práticas e ações para a transformação para uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

Os casos apresentados na Conferência focarão no uso de “ferramentas para a mudança” específicas, que ajudarão nas mudanças em direção a um modelo de ‘crescimento verde’. Eles pretendem demonstrar como os investimentos e os modelos de financiamento adequados para o saneamento, serviços de água potável e gestão dos recursos hídricos podem apoiar a redução da pobreza e o crescimento.

Os especialistas também apontarão como o investimento e a adoção de políticas fiscais podem proteger o meio ambiente e assegurar a prestação dos serviços de ecossistemas que são necessários para o desenvolvimento econômico e para uma economia mais resiliente; como é possível gerar mudanças através de melhorias em tecnologia; e quais políticas de trabalho e reformas são necessárias, bem como quais oportunidades de trabalho existem dentro de um modelo econômico com padrões domésticos de consumo mais eficientes e práticas de produção sustentável de setores econômicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário