Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ CONTA COM EDUCADORES DO GEOTRILHAS/RN NA SUA EQUIPE PEDAGÓGICA


Aula de campo ministrada no Parque das Dunas de Natal
 Trilhar o conhecimento. Esta é mais uma missão que o GEOTRILHAS/RN vem desempenhando desde o mês de junho, quando por meio de um contrato firmado junto a FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN), dois geotrilheiros – Kathiuscia Fernandes e Lázaro Freire – começaram a prestar seus  serviços de educadores ao Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), edição 2010.   
O PPJA foi pensado para atender a uma demanda cada vez mais crescente de inclusão de jovens, sobretudo de baixa renda, no mercado de trabalho e é respaldado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que prevê um percentual de aprendizes nas médias e grandes empresas.  Na ocasião, os dois educadores vêem ministraram várias aulas sobre Cidadania e Educação Ambiental, aos cinqüentas jovens, divididos em duas turmas nos turnos matutino e vespertino.
Com uma forma de educação, onde o importante é fazer com que os alunos consigam desenvolver seu senso de criticidade, os professores geotrilheiros buscam abordar assuntos do dia-dia, nos campos da ética cidadã, e na crescente preocupação com os problemas ambientais. As temáticas são discutidas e trabalhadas de várias formas, como montagem de painéis, analises de vídeos sobre às temáticas, e  representações teatrais. Além dessas metodologias de trabalho, os integrantes do programa também tiveram a oportunidade de realizarem uma aula de campo no Parque das Dunas de Natal, em que foram trabalhados os assuntos de Responsabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 
Para o GEOTRILHAS/RN, a soma desses esforços farão com que o mercado de trabalho não só receba jovens com uma formação cidadã coesa, mas sim, cidadãos com um caráter de  preocupação  com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário