Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GEOTRILHAS\RN NA CHAPADA DIAMANTINA - 5º Dia


Grupo reunido na Cachoeira do Sossego
O quinto dia da Expedição GEOTRILHAS\RN começou pontualmente às 08h:30, em frente a Explore Brasil, onde iniciamos com um alongamento básico para enfrentarmos os 18Km de trilha, para chegarmos até a Cachoeira do Sossego. Partimos a pé pelo centro da cidade, até atingimos a entrada do parque. Seguimos por uma trilha cercada por árvores de pequeno porte, até encontramos uma casa de taipa, que serve como ponto de apoio para os trilheiros que vão até a cachoeira. Neste ponto, encontramos frutas, água de coco, refrigerantes e energéticos , necessários para atingimos o nosso objetivo. Lá também tivemos a oportunidade de vermos alguns diamantes e brilhantes de propriedade do dono da casa.

Depois de nos abastecermos, seguimos adiante até o leito do rio Ribeirão, onde beiramos suas margens passando por vários abrigos de garimpeiros. No local existem várias rochas, que dificultavam a nossa progressão, devido serem bastantes escorregadias. O visual da nossa rota era bastante inspirador a chegarmos no pé da cachoeira. As corredeiras desciam com uma força bem significativa dentro do impressionante canyo formado, parecendo um imenso quebra cabeça. As fontes de água mineral que brotavam da rocha, iam saciando a nossa sede, enquanto continuávamos em busca do nosso troféu.

Percorridos cerca de quatro horas de caminhada, o barulho da força da água denunciava a proximidade da cachoeira. Ao concluímos a última curva, a emoção já estava nas lagrimas de alguns de nossos companheiros, quando se depararam com a imensa dádiva de Deus representada pela aquela magnífica a nossa frente. A Cachoeira do Sossego exalava de seus 45 metros de altura, um grande volume d’água, que se acumulava no seu poço, e escorria pelo rio Ribeirão a fora. As geladas águas do local foram um convite para nos se refrescarmos após tanto tempo de caminhada. O grupo conseguiu atravessar o poço, e ficaram no interior da queda d’água, onde presenciamos em seu interior dois belos arco-íris, que nos encantávamos ainda mais. Depois de termos contemplados a Cachoeira do Sossego, e termos realizado o nosso almoço no próprio local, seguimos de volta pelo mesmo caminho de volta para a cidade.

Grupo juntamente com o ator
principal do filme "Besouro".
Chegamos no centro de Lençóis já a noite, onde após outro alongamento para nos recuperarmos do desgaste, traçamos os objetivos para o próximo dia, seguindo logo depois para a pousada. A noite tivemos uma grande surpresa. No mercado dos escravos, parte do grupo teve uma ilustra surpresa. Tivemos a grata satisfação de conhecer o capoerista Ailton da Bélgica - ator principal do filme “Besouro”- que entrou na sua intimidade contando como foi a sua vida, e sua experiência como ator neste filme, que retratou o capoeira no Brasil.

Finalizamos definitivamente o quinto dia de atividades, com um jantar no centro de Lençóis, ficando todos na expectativa para amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário