Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2011

GEOTRILHAS/RN REALIZA NATAL SOLIDÁRIO EM DONA INÊS/PB



No início do mês de dezembro (03 e 04/12), mais uma vez o Grupo Geotrilhas/RN desembarcou em Dona Inês/PB, com a grata satisfação de reencontramos os nossos amigos donainesenses, que tanto nos cativaram durante a visita do mês de junho. Com um grupo formado por doze geotrilheiros, voltamos ao Assentamento Tanques com o objetivo de fazer novas trilhas, e comemorar um Natal diferente, em que a solidariedade seria o combustível para alimentar nossa festa. Mas antes disso, ao chegarmos na Pousada Tanques, encontramos novamente com os nossos amigos Cristiano (guia) e Nilton Gomes (Presidente da Associação de Moradores). 

Após nos cumprimentarmos e depois do check-in da hospedagem, seguimos para a primeira atividade do dia, que seria uma trilha pela recém aberta Trilha do Vaqueiro. Durante o percurso por uma paisagem totalmente diferente da nossa primeira visita, enfrentamos o período de seca na região, que era representado pela vegetação seca e pela falta de água nos riachos que cortam a trilha. Porém, a bela vista do revelo das serra não foi alterada, e com um percurso inédito para os nossos olhos, vislumbramos novas paisagens que com certeza, no período chuvoso é uma oportunidade que tem de se novamente vivenciada. Outra coisa que chama bastante a atenção durante o trajeto,é a riqueza histórica  do lugar, por onde os antigos tropeiros usavam como rota para chegar as demais cidades do Curimatau e Brejo Paraibano. 



Por voltas das 14h:30, regressamos novamente ao assentamento, para o almoço no Bar do Peixe, onde encontramos o Seu Geraldo e família, que mais uma vez, nos brindou com uma deliciosa refeição típica da roça. 

Em seguida o grupo regressou para a pousada para higienização e um leve descanso para a noite  que prometia no assentamento. Já eram 19h:00, quando mais uma seguimos para o Bar do Peixe, agora para o jantar as margens do açude, tendo as luzes das cidades serranas da Paraíba ao fundo, dando um charme ao jantar da roça, com todas as suas iguarias produzidas ali mesmo no assentamento. 

Ao regressarmos para a pousada após o jantar, já havia uma movimentação de pessoas ao redor do prédio, em que para a nossa surpresa, já estava a postos o sistema de só da Prefeitura de Dona Inês, que tudo indicava que seria utilizado no evento. Sendo assim, o grupo começou a organizar local, decorando com os presentes que havíamos trazidos para promover o primeiro amigo secreto dos assentados do Tanques. 

Durante a arrumação do local, tivemos a presença do nosso amigo Mariano Ferreira (Secretário Municipal de Cultura e Meio Ambiente), que mais uma vez veio recepcionar o grupo na cidade. Enquanto o Trio Paraibano passava o som para o show de forró pé-de-serra, tudo já estava pronto para o início do evento, tendo os arredores da Pousada Tanques repleto de moradores do assentamento. 


Dando início a brincadeira, um a um os assentados tiravam um nome do saquinho e falavam sobre a pessoa que havia sorteado, ao final ambos se cumprimentavam e a pessoa sorteada escolhia o seu  presente, assim sucessivamente. Durante a confraternização, alguns comentários eram feitos pelos moradores aos membros do nosso grupo, em que muitos falavam da ocasionam em que algumas pessoas que forma sorteadas, já faziam algum tempo que não se falavam, e o momento foi uma oportunidade de reconciliação. Outros casos foram de marido e mulher se sortearem, e sem vergonha de demonstrarem o seu amor um o pelo outro, se abraçavam e se beijavam na troca de presentes. Outros moradores nos agradecia constantemente pela oportunidade de terem tido o seu primeiro Natal. Esses fatos de certa maneira, emocionava os nossos geotrilheiros que também tiveram um Natal diferente. Um Natal mais solidário e de amor ao próximo. 

Terminada a troca dos presentes, o Trio Paraibano animou a noite com muito forró, xaxado e baião. Durante o intervalo, o Grupo Geotrilhas/RN iniciou a cerimônia de entrega dos prêmios Momento Adocica, Prêmio de Fotografias Jorge Tadeu e os Melhores de 2011, que pela escolha dos geotrilheiros, deram os prêmios de Melhor área de Conservação Ambiental, Melhor Restaurante, Melhor Projeto Socio-Ambiental, Melhor Motorista, Melhor Manifestação Cultural ,  Melhor Preservação Histórica, dos Costumes e Tradições Culturais e ao Melhor Guia, a candidatos de Dona Inês, sendo respectivamente os ganhadores deste prêmios a Mata do Seró, Bar do Peixe, Oficinas de Artesanato da Comunidade Quilombola da Cruz da Menina, Abiner Torres, Trio Paraibano e Cristiano Lourenço. Sem dúvida foi uma surpresa bastante comemorada por todos, pois o município de Dona Inês conseguiu bater candidatos fortes como produtos turísticos, como por exemplo, de Caruaru, Gravatá em Pernambuco, e  Tibau do Sul e Currais Novos no Rio Grande do Norte. 

Após a entrega dos certificados, o restante da festa foi  a cargo da animação do Trio Paraibano, que animou a turma até às 01h:00, quando foi encerrado o primeiro dia de atividades do grupo. Ainda a respeito do primeiro dia, gostaria de registrar os parabéns ao Polícia Militar de Dona Inês, pelo apoio ao evento, dando total segurança aos participantes no geral da festa.

O segundo dia começou bem cedo, com o famoso café-da-manhã regional preparado pela família de Nilton Gomes. Com o reforço de uma galinha caipira logo pela manhã, embarcamo no Expresso Frei Damião, do premiado Abiner, e seguimos para a Mata do Seró, passando pela pedreira de Dona Inês. 



Com uma trilha bastante leve, chegamos a clareira, onde Jurandy do Forró já estava se preparando para a apresentação do dia. Passamos algum tempo por lá, antes de regressarmos para o assentamento, onde o almoço foi servido no Bar do Peixe com todos os cuidados de Seu Geraldo e família. 



Seguimos para pousada onde o grupo repousou um pouco antes de assistir a apresentação dos violeiros repentistas Gilvam e Joca Homem, no Bar do Açude, onde os artistas cantaram vários versos retratando o cotidiano das pessoas do campo, e alguns improvisos em homenagem ao grupo. 

Terminada a apresentação, seguimos para a pousada, para preparar as malas e pegar a estrada de volta para casa. Mais um vez, na despedida do pessoal do Tanques, ficou o clima da amizade, em que os sentimentos de saudades já batiam em nossos corações. Com um abraço carinhoso no pessoal da pousada, fortalecemos os nossos laços de amizade e regressamos para Natal com a certeza que em breve retornaremos a Dona Inês.      

Raio-X

Nível de Dificuldade – Médio
Localização da Trilha – Bom

Disponibilidade de Socorro Médico – Bom

Apoio Logístico - Ótimo
Recomendações necessárias para trilhar
- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;
- Utilizar bastante protetor solar;
- Levar cantil com bastante água;
- Levar repelente contra insetos;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque;
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do condutor.

Onder comer
Bar do Peixe
Fone: (83) 8122-4022 ou (83) 8132-6025 -  Geraldo
Onder ficar
Pousada Tanques
Fone: (83) 8104-4914 - Nilton Gomes

Contatos para realização de trilha

Fone: (83) 8132-8082 - Cristiano Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário