Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

GEMAN PARTICIPA DE CAMINHADA ECOLÓGICA EM PONTA NEGRA


Foto: José Aldenir
Alunos, servidores e o grupo de Escoteiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do Campus Natal Central, realizaram na manhã deste sábado uma caminhada ecológica pela orla da praia de Ponta Negra. Durante o trajeto, os participantes recolheram o lixo encontrado e orientaram os banhistas a não poluir a praia. O material reciclável terá como destino, algumas cooperativas de catadores.

A iniciativa marca o início da programação da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema, este ano, “Sustentabilidade: compromisso com a vida” e segue até o dia 6 de junho com uma programação diversificada.

De acordo com diretor do Campus Natal Central, José Arnóbio, a proposta é despertar ainda mais a consciência ambiental junto à comunidade do IFRN. “A aceitação da caminhada foi muito boa. Queremos mostrar que a praia de Ponta Negra, que é o principal cartão postal da cidade, ainda sofre com o acúmulo de lixo, como latas de refrigerante, coco. Esta caminhada é uma forma de contribuir para despertar a consciência sobre a importância de conservar o meio ambiente. Discutir o meio ambiente não é os isso, mas é uma parte”, frisou.

De acordo com Tânia Carvalho, coordenadora da Comunicação Social do IFRN, todos os anos são realizadas ações sobre a temática ambiental. “Temos cursos na área de recursos naturais, o próprio IFRN tem um bosque e sempre estamos atuando para despertar esta consciência ecológica. É importante destacar que isto é um exemplo de responsabilidade social e estas pessoas se tornarão multiplicadores de boas práticas”.

A estudante do curso de Administração, Amanda Lara, aprovou a caminhada ecológica. “Gostei muito. A maioria das pessoas não tem essa iniciativa e nem a consciência de preservar a natureza. Para mim é importante tanto para esta conscientização, como para mostrar esta ação à sociedade”.

Maria Soares de Macêdo, diretora do Grupo de Escoteiros do IFRN, levou a equipe para reforçar a atividade de coleta de lixo na praia. “Todos os anos o movimento faz um mutirão nacional de educação ambiental neste período da Semana do Meio Ambiente. Além dos primeiros socorros, os escoteiros têm como pré-requisito a educação ambiental”, contou.

O escoteiro Mateus Doumen estava bastante entusiasmado com a caminhada. “Meu pai, por exemplo, viaja muito para Belém e é frequente ele ver durante o percurso pessoas jogando lixo de dentro de carros e de ônibus. Se no mínimo, a metade do Brasil, fizesse uma ação simples como esta, iria melhorar bastante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário