Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

EXPEDIÇÃO GEOTRILHAS/RN NA ESTRADA REAL - 3ª Dia (Cocais - Ipoema/MG)


3º Dia
 
O terceiro dia da Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real iniciou com um reforçado café da manhã na Pousada das Cores, de onde partiríamos com destino a cidade de Bom Jesus do Amparo (19 Km). Antes de seguirmos caminhos, o grupo comprou vários produtos naturais ao Seu Everton, que com certeza fariam grande sucesso no Rio Grande do Norte. Nos despedimos do Seu Everton e retomamos o caminho da Estrada Real. 

Caminhando pelas ruas da Vila Colonial de Cocais, pudemos observar que vários prédios ainda conservam a arquitetura original, sendo bastante utilizados para residência e repartições públicas como a escola local. Um objeto bastante chamativo para nós foram às inúmeras namoradeiras colocadas nas janelas das casas. A namoradeira é uma estatua que reproduz uma moça esperando o namorado na janela. Simplesmente, bastante criativo. 

Ao sairmos do perímetro urbano, seguimos por uma estrada de terra bastante estreita, e, para variar, com algumas descidas e subidas moderadas. Mais uma vez, a presença de grandes áreas de reflorestamento de eucaliptos nos acompanhou até finalmente chegarmos numa área de campo aberto, onde várias pequenas propriedades de agricultura familiar compunha a paisagem. 


Por volta das 11h:00 chegamos ao Posto Campo Alegre, local do almoço do dia. Na churrascaria do posto, o grupo se serviu da típica comida mineira antes de retomar a caminhada com destino a Bom Jesus do Amparo. Terminada a refeição, atravessamos a BR-262 e seguimos novamente pela estrada de terra até novamente atingir a BR-262, a alguns quilômetros à frente. Por orientação do Merlin, fomos de van até Bom Jesus do Amparo, devido ao grande movimento de carros na estrada já asfaltada. 

Chegando a cidade o grupo aproveitou para fazer um garimpo nas casas de ferragem locais, onde poderiam encontrar objetos de decorações típicos de Minas. Terminado a rápida visita, seguimos para o ponto de partida de caminhada para Ipoema (Distrito de Itambira). Local e pouso de passagem dos tropeiros, responsáveis por conduzir tropas de burros e mulas carregados de alimentos que abasteciam o Arraial do Tejuco (atual município de Diamantina).

Porém, infelizmente o progresso chegou e asfaltou a estrada. Não oferecendo segurança para os caminhantes. Desta forma, seguimos de van para Ipoema, antecipando assim, a nossa chegada. Por volta das 15h:30 chegamos a Pousada Tropeiro Real, de propriedade do fotografo Roneijober Andrade. A pousada é bastante aconchegante e possui várias características típicas da roça mineira. Sem nada mais o que fazer, o grupo reorganizou as bagagens e foram até a cidade para repor os suprimentos.  

Contudo, a visita a cidade redeu a compra de vários produtos típicos de minas nos mercadinhos locais. Foram panelas de pedra sabão, peças de porcelanas, bebidas, entre outros produtos que foram esquecidos pelas atuais gerações. Regressamos para a pousada para nos despedirmos do Merlin Carter, que conduziu muito bem o grupo durante os primeiros dias da expedição. Merlin foi substituído pelo outro guia da agência, o César Augusto, que teria como missão, terminar o guiamento do grupo. 

Ao chegar a noite, também chegou a hora do jantar. seguimos para um restaurante familiar no centro do distrito, onde nos foi servido um delicioso feijão tropeiro e o pastel de angu. Uma novidade para muito de nós. Terminada a refeição, retornamos para a pousada para encerrar as atividades do dia.



Raio-X


Nível de Dificuldade – Média

Localização da Trilha – Boa

Disponibilidade de Socorro Médico – Boa

Apoio Logístico – Ótimo

Recomendações necessárias para trilhar



- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;

- Utilizar bastante protetor solar;

- Levar cantil com bastante água;

- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;

- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores;

- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do condutor.



Onde Comer 



Churrascaria do Posto Campo Alegre


Onde Ficar



Pousada Tropeiro Real

Fone: (31) 3833-9294



Contatos para realização de trilha



Magrelas’s

Fone: (31) 8422-4425



Primotur

Fone: (31) 3213-9839



Trilhando Minas

Fone: (31) 9811-2855

Realização 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário