domingo, 10 de fevereiro de 2013

EXPEDIÇÃO GEOTRILHAS/RN NA ESTRADA REAL - 9º Dia (Diamantina - Belo Horizonte/MG)



9º Dia
O último dia da Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real foi bastante cultural para o grupo. Após o café da manhã servido na pousada, foi organizado um City Tour pelas ruas de Diamantina, com ênfase na sua rica história. Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. Sua formação está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. Por volta de 1938, o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e, no final da década de 90, veio o reconhecimento mundial: Diamantina recebe da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. 

O primeiro ponto turístico apresentado pelo guia César foi a Casa da Glória (uma integração de duas edificações dos séculos XVIII e XIX ligadas por um passadiço, que já abrigou o colégio das irmãs vicentinas e hoje é sede do Instituto Casa da Glória, da UFMG). O guia contou que em havia certa superstição por partes do homens da cidade, que não gostavam de passar por aquela rua, por julgar que passar embaixo das freira poderia dar azar. Logo em seguida, foi visitada a Casa de Juscelino Kubitschek. Um grande ícone da política nacional, filho de Diamantina. Na casa-museu encontra-se vários objetos que retratam a história de JK. Sem dúvida foi um dos melhores lugares visitados durante a nossa Expedição. A próxima atração foi a Casa de Chica da Silva, que era a residência da ex-escrava que conseguiu mudar a torre da igreja por atrapalhar o seu sono. A casa possui uma linda arquitetura com destaque para seu jardim. Ainda passamos pelas igrejas do Bonfim e Nossa Senhora do Carmo, antes de seguirmos para uma rua estreita próximo ao Mercado Velho para comprarmos algumas lembranças da viagem. Numa casa especializada em cachaça mineira e queijo, o grupo fechou bons negócios. Finalizando o passeio em Diamantina, o grupo almoçou no restaurante Apocalipse Massas e Grelhados. Um ambiente bastante agradável com vários pratos da gastronomia mineira e internacional. 

Regressando a pousada, era hora de arrumar as malas e seguir viagem de volta para Belo Horizonte. Seguindo pelas BRs 259 e 040, deixamos a região da serra do Espinhaço sob forte chuva, até chegar em Belo Horizonte por volta das 17h:00. O grupo foi deixado no Hotel Ibis-Formula 1, onde iria pernoita pela última vez em Minas Gerais antes do retorno para Natal/RN. 

Mas antes, o grupo se reuniu com o guia César e sua companheira no Shopping DiamondMall para um rápido jantar de confraternização para avaliar a expedição. Ao final foi entregue um presente para o César e outro para o Merlin que ficou de ser entregue pelo César. 

Com a certeza de ter feito mais um amigo, os geotrilheiros retornaram para o hotel e ao amanhecer, fizeram uma rápida visita para conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte, antes de seguir para o Aeroporto de Confins e embarcarem de volta para Natal/RN. 

No geral, a Expedição Geotrilhas/RN na Estrada Real nos proporcionou uma aventura inesquecível, graças a superação diária das distâncias a serem percorridas, as paisagens inigualáveis vistas e a interação com o povo mineiro do interior, que sempre nos acolheu muito bem por onde passamos. Um exemplo de hospitalidade a ser seguido por todos.

Raio-X

Nível de Dificuldade – Baixa
Localização da Trilha – Ótima
Disponibilidade de Socorro Médico – Ótimo
Apoio Logístico – Ótimo

Recomendações necessárias para trilhar

- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;
- Utilizar bastante protetor solar;
- Levar cantil com bastante água;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores;
- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do condutor.

Onde Comer 

Restaurante Apocalipse Massa e Grelhados
Fone: (38) 3531-3242

Onde Ficar

Hotel Ibis-Formula 1
Fone: (31) 2111-1500

Contatos para realização de trilha

Magrelas’s
Fone: (31) 8422-4425

Primotur
Fone: (31) 3213-9839

Trilhando Minas
Fone: (31) 9811-2855

Realização 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário