No dia 29 de maio é comemorado no Brasil o Dia do
Geógrafo. Uma data para comemoração e
para reflexão sobre a atuação deste profissional e sua contribuição para a
construção de uma sociedade onde o espaço seja produzido para todos
e que seja de todos.
A Geografia tem como
especificidade a formação de profissionais para atuarem como licenciados e como bacharéis. Apesar disso, a
Associação dos Geógrafos Brasileiros tem posição histórica
de considerar o geógrafo como um
profissional único, independentemente de sua atuação profissional, seja como
professor de geografia ou como bacharel.
O licenciado em Geografia atua na área do ensino como professor. Uma das questões
centrais que se coloca atualmente para esse profissional é a necessidade de que
tenha clareza sobre o papel que a Geografia desempenha no conjunto das
disciplinas escolares, pois durante muito tempo foi questionada a função desta
disciplina nos currículos escolares.
A Geografia, assim como as demais
disciplinas escolares, possui uma função essencialmente alfabetizadora, ela tem a finalidade de formação de modos de pensar geográficos por parte dos alunos.
Podemos dizer, grosso modo,
que a sua especificidade relaciona-se à sua leitura dos fatos e fenômenos. E que leitura é essa?
É a uma leitura que considera e pauta-se na espacialidade dos fatos e fenômenos, ou seja, procura
entendê-los a partir da propriedade que estes possuem de se espacializarem.
Tomando como base as idéias do geógrafo
Douglas Santos, podemos dizer que os
fenômenos para existirem, possuem uma dimensão espacial que influencia
diretamente sua existência – isto é, todos
os fenômenos possuem uma “geograficidade” e é dela que falamos quando queremos identificar o significado de cada coisa (ou processo) estar (ou se
realizar) num dado lugar. E todos os cidadãos precisam ter elementos para
compreender essa geograficidade, inclusive porque são parte dela.
A Geografia
escolar tem esse papel na formação dos
indivíduos para que de fato possam ser cidadãos.
A profissão de Geógrafo foi
regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e
pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86. É uma profissão
inserida CONFEA/CREA, sendo
fiscalizada por este sistema. O geógrafo
tem atuado com destaque nas áreas de
planejamento, ambiente e mapeamentos. Esta perspectiva de análise da profissão
de geógrafo é parcial se não
considerarmos a leitura que esse profissional desenvolve sobre a realidade e a
produção do espaço, especificamente,
tratando o espaço como um elemento da
constituição da sociedade, um elemento que é produzido historicamente pela sociedade e que
produz o modo de ser dos grupos sociais [...].
A Associação dos Geógrafos Brasileiros, em seus 74 anos de
existência tem atuado no sentido de organizar esta categoria profissional,
considerando suas diferenças e
diversidades, tanto na atuação política, quanto na objetividade de suas
práticas sociais.
A AGB, neste momento de comemoração, aponta para a reflexão
sobre os resultados das praticas
sociais baseadas no modelo de desenvolvimento dominante e nas necessidades do mercado,
ou seja, refletir sobre o processo de privatização dos espaços públicos e sobre a pilhagem
ambiental e a exploração do trabalho.
É urgente a reflexão que direcione para o entendimento da produção do espaço com respeito as diferenças,
garantindo a igualdade nos direitos
socialmente construídos.
Edvaldo Cesar Moretti
Professor da UFGD e Presidente Nacional da Associação dos Geógrafos
Brasileiros Flaviana Gasparotti Nunes Professora da UFGD e Diretora da AGB –
Seção Dourados
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