terça-feira, 15 de maio de 2012

GEOTRILHAS/RN 4 X 4 - TRILHA DAS 7 LAGOAS - Nísia Floresta/RN



A Trilha das 7 Lagoas ocorreu no dia 29/04 reunindo dezessete “geotrilheiros” num tipo de atividade totalmente atípica das quais estávamos acostumados a realizarmos. Desta vez, trocamos o trekking habitual do grupo, por uma experiência em trilha com o uso de quadriciclo, devido as circunstâncias entroncadas no local da atividade, que apresentava uma certa inóspidade por causa do período de seca no qual passa o Rio Grande do Norte. Obrigando a utilização dos veículos pela distância a ser percorrida e devido a inexistência de vegetação de grande porte capaz de amenizar o cansaço do grupo.

Sendo assim, seguimos para a comunidade do Pium em Nísia Floresta, onde encontramos com o nosso parceiro para esta atividade. Ao chegarmos na sede da empresa Real Adventure, já estava a nossa espera o Paulinho (proprietário) e sua equipe formada pela Valesca (secretaria), Quirino (instrutor) e Camachinho (mecânico), que de uma forma simpática acolheram o grupo na chegada, e logo em seguida iniciaram o briefing com as instruções necessárias para que os “geotrilheiros” pudessem assumir as máquinas.  Na ocasião foram utilizados quadriciclos Honda TRX 420 cc, Traxx Montez 250 cc e Yamaha Raptor 350 cc.

Após as devidas instruções, o grupo partir em comboio da sede da empresa rumo ao primeiro ponto a ser visitado, e também local da nossa ação social. Chegamos à entidade Nova Aliança, onde conhecemos o trabalho de recuperação de dependentes químicos que esta instituição promove. Fomos recebidos pelos próprios internos, que contaram um pouco de suas experiências de vida e da luta para se livrar do vício das drogas. Ao final da visita, o grupo adquiriu junto aos internos, produtos de limpeza os quais eles mesmo fabricam para custearem seu tratamento. Os vinte e seis litros de detergentes serão encaminhados para a Associação dos País e Amigos dos Altistas, para também auxiliar na manutenção do espaço.

Seguindo, o grupo passou por áreas com presença de restinga e dunas, bem como locais de predominância de vegetação de tabuleiro, até chegar as lagoas azul, do bonfim, do peixe, amarela e da juventude, onde o grupo parou para se refrescar, para continuar a trilha por meio de coqueiros, passando pelos arredores da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, até atingir a Casa de Pedra da Colônia de Pium. Datada de 1570 e localizada a margem direita do rio Pirangi. Uma construção atribuída aos holandeses, que se utilizavam de rochas trazidas da praia de Pirangi, para junto com banha de baleia, erguer a construção bastante atípica do local.

Neste momento, o grupo pousou para diversas fotos, antes de seguir para o Bar e Restaurante da Curva, o local do almoço, onde foi dada por encerradas as atividades do dia.

Raio-X
Nível de Dificuldade – Baixo
Localização da Trilha – Ótimo
Disponibilidade de Socorro Médico – Ótimo
Apoio Logístico - Ótimo
Recomendações necessárias para trilhar
- Usar roupas leves, confortáveis e fechadas;
- Utilizar bastante protetor solar;
- Levar cantil com bastante água;
- Levar repelente contra insetos;
- Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol;
- Não escrever, desenhar ou danificar as árvores;
- Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los;
- Guadar seu lixo e obedecer às instruções do condutor;
- Levar na mochila apenas o necessário.

Onder Comer
Bar e Restaurante da Curva
Fone: (84) 9152-1403 ou (84) 8709-7475

Contatos para realização de trilha
Real Adventure
Fone: (84) 3237-0151 ou (84) 8712-4474

Apoio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário