(SANTIAGO DE COMPOSTELA - ESPANHA/ Região da Galícia ) - Eram exatamente 19 horas da segunda-feira, 10 de junho, quando o grupo de seis peregrinos do Geotrilhas declarou encerrada a Expedição 2013 e festejou na praça do Obradoiro, em frente à Catedral de Santiago a missão de fazer a pé o "Caminho de Santiago", desde a cidade do Porto.
Foram oito dias de caminhada, mochilas nas costas, percorrendo uma distância de 223 KM.
A etapa final começou às 9h30, em Padron, distante 20 KM do destino final, Santiago e, mais uma vez, o grupo enfrentou chuva e frio, num trajeto com trechos de muitas subidas.
A etapa foi considerada a "etapa do jejum", uma vez que o grupo alimentou-se de um pequeno café na saída de Padron e só voltou a ingerir qualquer tipo de alimento 18 KM depois, quando parou para almoçar em Milladoiro.
Mesmo bem alimentado, o grupo sofreu bastante para vencer os últimos cinco quilômetros da jornada final e ainda teve que superar uma longa subida na entrada de Santiago e percorrer um avenida muito movimentada, até adentrar na zona religiosa, todos de mãos dadas, de uniforme e com os seus próprios pés.
Apesar de estar no meu conforto, acreditem que os acompanhei em cada jornada com minhas orações e pensamentos positivos e, ao ler "chegamos" chorei de emoção. Beijos a todos, descansem e agora é só lazer que vocês merecem.
ResponderExcluirParabéns, vocês conseguiram uma proeza caminhar 223 KM a pé, vencendo todas as dificuldades alcançando o objetivo desejado, que Santiago de Compostela abençoe a todos. Abraço fraterno do Pe Valdir Waldik, irmão da peregrina Wagna Dantas
ResponderExcluirParabéns Geotriheiros!
ResponderExcluirAcompanhamos de longe o passo a passo dessa longa trilha. Não faz caminho quem não caminha, pois o papel do caminheiro é caminhar e por isso se faz caminhante.
Abraços!!
Mariano F. Costa