Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESPECIAL CAMINHOS DE COMPOSTELA - GEOTRILHEIROS CHEGAM A SANTIAGO

Por Zilmar Costa

(SANTIAGO DE COMPOSTELA - ESPANHA/ Região da Galícia ) - Eram exatamente 19 horas da segunda-feira, 10 de junho, quando o grupo de seis peregrinos do Geotrilhas declarou encerrada a Expedição 2013 e festejou na praça do Obradoiro, em frente à Catedral de Santiago a missão de fazer a pé o "Caminho de Santiago", desde a cidade do Porto. 

Foram oito dias de caminhada, mochilas nas costas, percorrendo uma distância de 223 KM. 

A etapa final começou às 9h30, em Padron, distante 20 KM do destino final, Santiago e, mais uma vez, o grupo enfrentou chuva e frio, num trajeto com trechos de muitas subidas. 

A etapa foi considerada a "etapa do jejum", uma vez que o grupo alimentou-se de um pequeno café na saída de Padron e só voltou a ingerir qualquer tipo de alimento 18 KM depois, quando parou para almoçar em Milladoiro. 

Mesmo bem alimentado, o grupo sofreu bastante para vencer os últimos cinco quilômetros da jornada final e ainda teve que superar uma longa subida na entrada de Santiago e percorrer um avenida muito movimentada, até adentrar na zona religiosa, todos de mãos dadas, de uniforme e com os seus próprios pés. 

Sob intensa emoção, o ultimo ato da caminhada foi uma prece de agradecimento, com todos abraçados, na Catedral de Santiago. Missão cumprida! Obrigado a Deus! Obrigado aos familiares! Obrigado aos amigos!

3 comentários:

  1. Apesar de estar no meu conforto, acreditem que os acompanhei em cada jornada com minhas orações e pensamentos positivos e, ao ler "chegamos" chorei de emoção. Beijos a todos, descansem e agora é só lazer que vocês merecem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, vocês conseguiram uma proeza caminhar 223 KM a pé, vencendo todas as dificuldades alcançando o objetivo desejado, que Santiago de Compostela abençoe a todos. Abraço fraterno do Pe Valdir Waldik, irmão da peregrina Wagna Dantas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Geotriheiros!

    Acompanhamos de longe o passo a passo dessa longa trilha. Não faz caminho quem não caminha, pois o papel do caminheiro é caminhar e por isso se faz caminhante.

    Abraços!!
    Mariano F. Costa

    ResponderExcluir