Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

DONA INÊS/PB SEDIOU A 2ª CAMINHADA ANDA BRASIL

Por Mariano/Sec. de Meio Ambiente, Turismo e Cultura
 
No último sábado (16/07) aconteceu a 2ª CAMINHADA ECOLÓGICA - TRILHA MATA DO SERÓ; uma oportunidade para mostrar suas belezas e encantos aos nossos visitantes e também aos habitantes do município. 

Recebemos caravanas de caminhantes de várias cidades dentre elas podemos constatar; João Pessoa, Campina Grande, Lagoa Seca, sem contar com a participação dos moradores locais.

Para nós foi grande satisfação termos o reconhecimento de pessoas de várias idades e etnias, pois recebemos um grupo de Japoneses com a faixa etária de 15 aos 82 anos que com muito entusiasmo e disciplina que lhe é peculiar fez a caminhada percorrendo 10,7 km, sem mostrar nenhum cansaço.

A caminhada serviu para aproximar o homem a Natureza, nosso meio ambiente, bem como para unir as pessoas e fortalecer os laços familiares, que o diga o Sr. Alfredo Pinho, que escreveu toda família e botaram o pé na estrada, ou seja, na trilha. Uma demonstração que família unida caminha também unida.

Dona Inês está com o pé na trilha, e com certeza não o tirará mais, pois o turismo é feito a passos lentos e constantes, com perseverança irá alcançar o sucesso.
Precisamos, contudo, que os empresários locais acreditem e invistam nesse setor que está crescendo no mundo inteiro como um grande gerador de renda e oportunidades para as futuras gerações.

É a indústria que mais cresce no mundo, sem poluir e sem degradar. É ecologicamente correta e mostra que é possível desenvolver sem comprometer a sustentabilidade do meio ambiente.

Tudo isso está sendo possível em Dona Inês, por termos um Gestor com visão de futuro que nos tem dado oportunidades e não mede esforços no tocante ao Turismo, a Cultura e para isso criou uma secretaria para cuidar do assunto.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos Condutores locais, guia de turismos que trabalharam com muito profissionalismo e, sobretudo com amor a causa.

Dentre eles poderemos citar: Espedito, do Sítio Miguel, que é aluno do Projovem Adolescente que fez recentemente o Curso de Guia; Vanda, do Povoado de Cozinha; Antonio do Sítio Pimenta, que acredita e se empenha para promover o turismo; Cristiano, do Sítio Queimadas, guia por vocação, escalador e rapeleiro por formação; Gilberto, do Conselho Tutelar; Rosinaldo, ex. Conselheiro Tutelar; Jairo, nosso geógrafo, que fez o curso de guia recentemente e Esteves, o carioca com coração donainesence, que com muita gentileza decorou o stand e fotografou os grupos registrando todos os momentos. Agradecemos também a Polaco, campinense e o morador mais recente do município de Dona Inês, que atuou muito bem como preparador físico dos caminhantes. Agradecemos também a Rosa Toscano e Glorinha Araújo que trabalham na Biblioteca Municipal, e não mediram esforços em nos ajudar fazendo as inscrições dos caminhantes.

Gostaria de estender os nossos agradecimentos aos moradores dos sítios onde o percurso foi feito, pela maneira como tem recebido os turistas, nossos trilheiros e de modo especial aos que instalaram suas barracas lá na clareira da mata para comercializarem seus produtos aos caminhantes do Circuito Mata do Seró: Nita, Zefinha da Cachoeira, Galego Elias e Jurandir com o Trio Forró do Bom, que com seu Forró Pé de Serra animou a todos e todas que passaram por lá.

O turismo é feito com nossa gente para receber gente. Gente de perto, de longe, seja de onde for.

Por isso gentilmente agradecemos a Guilherme com sua caravana de Japoneses, ao Jampa em Trilha que pela segunda vez veio caminhar com a gente; ao grupo de Campina Grande que se faz presente em nossas caminhadas. Ao Silas Porto, que pernoitou na Pousada do Açude Grande, no Assentamento Tanques, para formatar gratuitamente uma nova trilha - a Trilha do Vaqueiro - que brevemente será cadastrada no Anda Brasil para aqueles que amam a aventura e quer fazer Ecotrilha, a Trilha do Vaqueiro está pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário