sexta-feira, 24 de junho de 2011

DROPS III DESAFIO GEOTRILHAS/RN DE KART - História do Kart

Art Ingels: O inventor do Kart
O cartismo é uma variante de automobilismo sobre veículos simples, de quatro rodas, micro-monopostos dotados de motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. Têm chassis tubular e massa variando entre 70 e 150 quilos, dependendo do modelo. Existem campeonatos de modalidades profissionais no Brasil, mas muitas vezes são dirigidos por diversão, como um hobby, sem necessariamente ser profissional. Normalmente é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, geralmente mais caros e mais complicados. São mundialmente conhecidos por “moldarem” pilotos de destaque em categorias internacionais, como Ayrton Senna, Alain Prost, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Michael Schumacher,  e muitos outros.



Os karts foram originalmente criados nos Estados Unidos nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O norte-americano Art Ingels é internacionalmente conhecido como o pai do kart. Ele construiu o primeiro kartódromo no sul da Califórnia em 1956. O desporto rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa.

No Brasil, o kart começou a tomar forma na década de 60. Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é a "500 Milhas de Kart Granja Vianna", em qual diversos pilotos do mundo inteiro disputam volta a volta todas as 12 horas de prova.

Em Portugal, o karting apareceu também na década de 60. Actualmente, há kartódromos espalhados por todo o país, mas há, em maior número, na região centro do país.

Os principais nomes da história dessa modalidade no Brasil são: Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa.


Últimos Campeões Mundiais de F-1  
Para o tricampeão de fórmula - 1, e maior ídolo dos brasileiros,

"Único monoposto que se aproxima de um F-1 é o Kart"
Ayrton Senna  

Acompanhe a matéria veículada no Globo Esporte de 1982, notíciando o título de Ayrton Senna como campeão Pan-americano de kart daquele ano.

Estão abertas as inscrições para o III Desafio GEOTRILHAS/RN de Kart, evento organizado semestralmente em forma de parceria entre o projeto GEOTRILHAS/RN e o Kurt Kart Natal, que acontecerá no dia 06 de agosto.

O desafio de kart é a reunião dos pilotos de final de semana, numa forma bastante divertida e emocionante de reunir os trilheiros do projeto, amigos, convidados e a sociedade em geral que tem a oportunidade de se inscreverem e participar do evento.

Neste primeiro desafio do ano, o projeto GEOTRILHAS/RN faz uma homenagem ao piloto Gustavo Sondermann, que faleceu no início do ano em uma prova da Copa Montana. Os troféus, que levarão o nome do piloto, são fabricados com materiais recicláveis de oficina mecânica, em mais uma ação de educação ambiental realizada pelo grupo GEOTRILHAS/RN.
Não é necessário ser piloto profissional para participar do evento. Basta apenas ter vontade de vivênciar a velocidade no seu local adequado de correr: A pista de corrida.
 
As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail geotrilhasturismo@gmail.com
 
Cada inscrição dará direito a uma camisa (manga longa) do evento.
 
Maiores informações pelos telefones (84) 8857-4282 ou (84) 9929-5939
 
VAGAS LIMITADAS!!! 
Realização

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário