terça-feira, 7 de junho de 2011

INAUGURADO ECOPOSTO EM NÍSIA FLORESTA/RN

A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, acompanhada pelo diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano e o secretário adjunto da SEMARH, Jader Torres, inauguraram na manhã desta quarta-feira (01/06) o Ecoposto da Área de Preservação Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíra, no município de Nísia Floresta. O Ecoposto funcionará como a unidade gestora do IDEMA na área, servindo de apoio à administração da unidade de conservação, além de ofertar infra-instrutora para pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área e para o policiamento ambiental. O evento fez parte das ações do IDEMA em comemoração à Semana do Meio Ambiente.


"A implantação do Ecoposto irá garantir a preservação desta importante Unidade de Conservação Ambiental e trará enormes benefícios para a população dos municípios que estão dentro desta área. O Governo vem trabalhando pela implantação de novas Áreas de Preservação que trarão garantias de qualidade de vida ao potiguar e equilíbrio ambiental ao Estado." Afirmou a governadora.


O objetivo do Ecoposto é garantir a presença do IDEMA e de suas ações próximo à áreas de grande relevância ambiental. A APA Bonfim-Guaraíra contempla uma área de 42 mil hectares englobando os municípios de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arêz, Goianinha, Tibau do Sul e São José do Mipibu. A unidade recebe este nome porque dentro de sua área está situada a Lagoa do Bonfim e o estuário Guaraíras. O Ecoposto possui sala da administração, sala para reuniões do conselho gestor, auditório e estrutura para atender os visitantes com copa e banheiro. Também foi construída a Casa do Pesquisador para receber os responsáveis por pesquisas na área e a casa para permanência dos policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).


Na região desta unidade de conservação são realizadas várias atividades econômicas e a ocupação imobiliária do litoral, com grandes pressões sobre remanescentes importantes da Mata Atlântica, principalmente em Pipa e Sibaúma.


O Ecoposto foi concebido também para realizar palestras e cursos na área de educação ambiental. A obra foi fruto de compensação ambiental da empresa Votorantim no valor de R$ 1,2 milhão. Na solenidade de abertura do Ecoposto, estarão sendo realizadas palestras, exposição de produtos feitos de material reciclado e exposição itinerante de zoologia da Universidade Potiguar (UNP).


Além destas atividades o IDEMA irá realizar de hoje à sexta-feira, a Caravana Ecológica no município de Senador Georgino Avelino, distante 40 quilômetros do Ecoposto. O projeto de educação ambiental leva diversas ações que buscam a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos.


ZONEAMENTO


O IDEMA possui projeto para realizar o zoneamento detalhado dos entornos das lagoas de Bonfim, Redonda, Urubu, Ferreira Grande e Carcará em Nísia Floresta - município onde está situado o Ecoposto. O funcionamento desta unidade descentralizada também é de fundamental importância para o trabalho dos técnicos do IDEMA no desempenho de suas atividades na região.


A inauguração do Ecoposto integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente (SMA) realizada conjuntamente pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande (IGARN). Durante a SMA, realizada de 30 de maio a 5 de junho, uma série de atividades estarão ocorrendo para celebrar o Meio Ambiente.

Fonte: IDEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário